Postado por aegea-ppp em 27/jun/2019 -
Um grupo de líderes comunitários dos bairros Nova América e Jardim Elite, motivados pela responsabilidade desempenhada junto às suas comunidades e pela vontade de conhecer melhor como funciona o contrato de concessão da Parceria Público Privada (PPP) do esgotamento sanitário de Piracicaba, visitou a sede da concessionária Mirante e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Piracicamirim esta semana. Na oportunidade, as lideranças conheceram detalhes do funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto e o trabalho de educação ambiental e educação para o consumo, realizados pela área de Responsabilidade Social da empresa.
O encontro foi organizado por Carlos Fernando Vieira da Costa, líder membro da Comissão de Moradores dos bairros Nova América e Jardim Elite e diretor social de assuntos comunitários do Conselho de Segurança (Conseg) Centro Área 10 BPMI – 4 CIA PM. Carlos Fernando esteve presente no 2º Encontro de Meio Ambiente promovido pela Mirante e, diante das informações apresentadas no evento, resolveu aprofundar e estender os dados aos demais líderes comunitários. “É muito importante estarmos bem informados, pois somos muito acionados pelas nossas comunidades. A visita foi excelente, pois pudemos conhecer melhor as responsabilidades de cada uma das partes da PPP e como funciona o trabalho da Mirante”, enfatiza o líder comunitário.
O bairro Nova América e Jardim Elite foram representados também por Antonio Afonso Colettti, Roberto Valarini, Sueli B. dos Santos, Matilde Peron, Daniel Fleury, Maria Helena Nunes, José Alfredo Guedes, Gileno Maciel e José Roberto Giusti. Eles foram recepcionados pelo diretor executivo, Fábio Arruda, pela coordenadora de Responsabilidade Social, Maria Aparecida Draheim e demais técnicos que atuam na área operacional da concessionária.
A rotina de serviços da empresa, como serviços de extensão de rede, desentupimento de redes coletora de esgoto, quantidade de análises realizadas e qualidade do efluente, juntamente com questões contratuais como divisão de responsabilidades entre Mirante e Semae, tarifário e interface direta com o cliente foram alguns dos assuntos debatidos com as lideranças.
Para Sueli, que trabalha diretamente com muitos condomínios, a visita foi esclarecedora em diversos aspectos. “Eu sei que algumas perguntas que fizemos não são de responsabilidade da Mirante, mas mesmo assim, tivemos respostas que esclareceram nossas dúvidas e nos ajudam a continuar a busca por soluções”, afirma Sueli, que também gostou de conhecer o Programa Afluentes e já quer agendar algumas reuniões no seu bairro.
Postado por aegea-ppp em 26/jun/2019 -
Piracicaba, pelo terceiro ano consecutivo, é líder no Ranking da Universalização do Saneamento 2019, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e divulgado neste mês de junho. O município conquistou a pontuação máxima, 500 pontos, nos quesitos avaliados. O Ranking avalia a situação do saneamento em relação à universalização no Brasil por meio de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos. Para atingir a universalização do saneamento, desde 2012, Piracicaba firmou uma Parceria Público Privada (PPP), por meio do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE), com a Mirante, empresa controlada pela Aegea Saneamento.
O Ranking do Saneamento analisa as condições do setor nas cidades brasileiras com mais de 100.000 habitantes e, em função da intrínseca relação entre saneamento e saúde, correlaciona os resultados às DRSAI – Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado de cada município. Os dados, das quase 2 mil cidades analisadas, foram fornecidos pelo SNIS – Sistema Nacional de Informações de Saneamento e os de saúde foram obtidos do DATASUS do Ministério da Saúde. Foram avaliados 1.868 municípios do Brasil, 87% deles de pequeno e médio portes. Deste número, somente 85 cidades atingiram a categoria “Rumo à Universalização”.
Investimento em esgotamento sanitário
Um dos principais diferenciais que fazem Piracicaba se destacar no setor de saneamento são os fortes investimentos realizados, principalmente, no esgotamento sanitário. Nos últimos sete anos, a Prefeitura, por meio da PPP, universalizou o atendimento com forte investimento no sistema de esgotamento sanitário. A Mirante investiu mais de R$ 400 milhões na modernização e mudança de concepção de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Piracicamirim, da ETE Capim Fino; na construção da ETE Bela Vista, ETE Artemis e ETE Anhumas; na construção de 17 Estações Elevatórias de Esgoto; na implantação de um moderno Centro de Controle Operacional (CCO), que utiliza moderna tecnologia para monitorar e controlar equipamentos das unidades operacionais
Segundo a administração pública municipal, além da PPP, operada pela Aegea Saneamento, o cumprimento integral do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com a implantação da Usina de Tratamento de Resíduos Ecoparque, juntamente com a operação do sistema de abastecimento realizado pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE) tem contribuído com a redução do índice de doenças por veiculação hídrica no município e o aumento da sustentabilidade, com a preservação ambiental dos mananciais, principalmente o rio Piracicaba, que é atração turística e símbolo da cidade.
Para o presidente da Mirante, Ricardo Miranda, a manutenção do município no topo da seleta lista das cidades mais bem saneadas do Brasil é motivo de orgulho, não só para a equipe de colaboradores da Mirante, bem como para os piracicabanos. “Sabemos que a PPP ainda é um tipo de negócio novo no setor do saneamento. O aumento no índice de cobertura do município e o reconhecimento, por três anos consecutivos, na liderança do Ranking da ABES comprovam que o modelo funciona e que o caso de sucesso de Piracicaba pode ser uma alternativa para o avanço do saneamento em outras áreas do país”, sugere Miranda.
Postado por aegea-ppp em 25/jun/2019 -
A concessionária Mirante, responsável pelo sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba, informa os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto, nesta terça-feira, 25 de junho de 2019.
• Desobstrução
Rua Luiz Razera – Bairro: Jd. Nova América
Rua Monsenhor Bastos – Bairro: Jd. Oriente
Rua Esperança – Bairro: Jd. Diana
Av. Morato – Bairro: Vila Rezende
Rua João P. Correa – Bairro: Jd. Conceição / Santa Terezinha
Rua Pedro Z. Zanain – Bairro: Pauliceia
Rua Esther Weiser – Bairro: Jd. Planalto
Rua Benedito B. Penteado – Bairro: Chácara Floresta
Rua Mario Brunelli – Bairro: Cond. Terras de Piracicaba II
Rua Natal de Jesus M. Desidério – Bairro: Anhumas
Rua do Rosário – Bairro: Centro
Av. João Teodoro – Bairro: Vila Rezende
Av. Dona Francisca – Bairro: Vila Rezende
Rua Claudionor Barbieri – Bairro: Vila Rezende
Rua Andorinhas – Bairro: Lot. Nova Piracicaba
Rua Ana Nery – Bairro: Jd. Itamaraty
• Reparo de rede
Rua Canuto Saraiva – Bairro: Jd. Taiguara
Rua Cajamar – Bairro: Jd. Dona Luiza
• Ligação
Trav. Diniz Claderan Camolesi – Bairro: Irmãos Camolesi
Rua Antonio Cardinalli – Bairro: Jd. Santa Izabel
Rua da Colonia – Bairro: Jaraguá
Rua Bahia – Bairro: Higienópolis
Rua Mario Galvani – Bairro: Cond. Terras de Piracicaba IV
Rua Valmir Rocha dos Santos – Bairro: Jd. Monte Feliz
Rua Ronaldo Andrioli – Bairro: Res. São Luiz
Rua Capitão Ernesto Willy Hellmann – Bairro: Jd. Residencial Unimep
Rua Zulmiro Pedroso – Bairro: Lot. Pombeva
Rua Theresinha Etter do Valle Pavan – Bairro: Res. São Luiz
• Construção de PV
Rua Buritama – Bairro: Jd. Morada do Sol
Rua Garla – Bairro: Jd. Tóquio
• Remanejamento de rede
Av. Manoel Lopes Alarcon – Bairro: Santa Rosa
Postado por aegea-ppp em 17/jun/2019 -
Com o objetivo de auxiliar o entendimento sobre o tema e dirimir dúvidas sobre a Parceria Público-Privada (PPP) do esgotamento sanitário de Piracicaba, firmada entre a empresa Mirante e a Prefeitura Municipal, por meio do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), o presidente da Mirante, Ricardo Miranda, que já tinha convidado a Comissão Especial de Inquérito (CEI) para conhecer de perto a operação realizada pela concessionária, esteve também presente na casa legislativa para dialogar com os membros da Comissão.
Os principais assuntos abordados foram as particularidades desse modelo de negócio (PPP) e as responsabilidades de cada uma das partes. O presidente explicou para a comissão que a Mirante presta um serviço público, de coleta e o tratamento do esgotamento sanitário, mas a interface direta com os usuários é do Semae. Neste formato, o Semae é responsável por todo o contato direto com quem recebe o serviço (emissão de fatura, recebimento de conta, registro de demandas e reclamações). O presidente esclareceu, inclusive, que até os pedidos da população para a realização de desobstruções e ou ampliações de redes de esgoto precisam ser feitos diretamente ao Semae (pela Central de Atendimento 0800 772 9611 ou 115) que, após abertura de ordem de serviço, demanda os serviços operacionais para a concessionária realizar.
A questão tarifária também foi esclarecida. Conforme revelou o presidente da Mirante, a concessionária não tem nenhuma gerência sobre a política tarifária praticada pela autarquia. A concessionária recebe uma contrapartida pelos serviços prestados, um valor fixo (preço de referência), independentemente se o cliente é um imóvel residencial ou industrial, conforme estipulado no contrato. Sendo assim, a tarifa de água ao ser paga, é direcionada ao Semae como também acontece com a tarifa do tratamento de esgoto, ou seja as tarifas são do Semae, que repassa parte deste valor para a Mirante, conforme estabelecido no contrato da PPP.
Os esclarecimentos listaram também os principais investimentos realizados pela Mirante o cumprimento das metas contratuais, que permitiram ampliar o índice de atendimento da coleta e tratamento de esgoto, inserindo Piracicaba em uma seleta lista das cidades mais saneadas do Brasil. “A PPP deixou o Semae mais forte financeiramente, pois em apenas quatro anos foram investidos mais de R$ 400 milhões na ampliação, modernização e construção de estações elevatórias, estações de tratamento e redes coletoras. Com a parceria público privada a Mirante assumiu todo o custo operacional da coleta e tratamento do esgoto e ainda ampliou a receita que o Semae recebe”, justifica Miranda, acrescentando que a Mirante está e sempre esteve à disposição de todos os órgãos e autoridades para visitação em suas instalações e para prestar todos os esclarecimentos que forem necessários.
Postado por aegea-ppp em 11/jun/2019 -
A concessionária Mirante, responsável pelo sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba, informa os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto, nesta terça-feira, 11 de junho de 2019.
• Ligação
Rua Dario Brasil – Bairro: Maracanã
Rua Bragança Paulista – Bairro: Res. Eldorado
Rua Celso Camargo Sampaio – Bairro: Jd. Monte Feliz
Rua Argeu Florios – Bairro: Cond. Res. Park Campestre I
Rua Jandira Gonçalves – Bairro: Lot. Terrazul
Rua Giacomo Pizzinatto – Bairro: Jd. Itapuã
Rua das Guanandis – Bairro: Res. Santa Tereza Davila
Rua Euclides Brossi – Bairro: Villagio Clotilde P. Bros
Rua Maria Beltrami Leandro Uliana – Bairro: Res. Campos do Conde
Av. Presidente Kennedy – Bairro: Lot. Nova Piracicaba
Rua Jacinto Roberto Penedo – Bairro: N.H. Com. Mario Dedini
Rua Flavio Iacovantuoni – Bairro: Jd. Piazza Itália
• Reparo no ramal
Rua Kurt Nimuendaju – Bairro: Paulista
Postado por aegea-ppp em 07/jun/2019 -
A reflexão sobre as atitudes do indivíduo e a valorização das boas práticas em prol da conservação e preservação dos recursos naturais tornaram-se centro das discussões nessa semana e despertaram o interesse de lideranças comunitárias, autoridades, público acadêmico e a população em geral, no 2º Encontro de Meio Ambiente, promovido pela concessionária Mirante, em parceria com o Semae e a Prefeitura.
Reunidos no auditório da Associação Comercial de Piracicaba – ACIPI, o evento apresentou cases de sucesso de instituições públicas, privadas e de ensino, que compartilharam as experiências bem-sucedidas que ratificaram a importância da atuação em conjunto, na manutenção de um ambiente mais saudável e preservado.
Em seu discurso de abertura do evento o prefeito Barjas Negri, destacou as iniciativas instituídas na cidade a favor das questões relacionadas ao meio ambiente. “Temos que ficar muito orgulhosos por um município com o porte de Piracicaba, ser referência nacional em gestão ambiental em vários segmentos e ainda gerar emprego, renda e ser sustentável”, destacou o prefeito.
Durante a exposição dos trabalhos, o Semae, representado na figura do presidente do Semae, José Rubens Françoso, reforçou a importância das iniciativas realizadas em conjunto, que inserem o município em uma posição de destaque no panorama nacional do saneamento. “O trabalho desenvolvido há 50 anos em Piracicaba é motivo de orgulho, o município está entre as melhores no ranking do setor, isso é resultado de uma história construída com empenho e baseada no respeito ao meio ambiente”, ressaltou o presidente.
Já anfitriã do evento, representada pelo presidente Ricardo Miranda e Fábio Arruda, diretor executivo, apresentou um dos cases de maior sucesso da concessionária: a mudança da concepção de tratamento da Estação de Tratamento de Esgoto Piracicamirim, que além de ampliar sua capacidade de atendimento, eliminou o lançamento de gás sulfídrico e solucionou definitivamente o problema de odor. “Ao assumir a operação no município, nosso principal desafio consistiu em executar as intervenções na unidade sem interromper o processo ou comprometer a operação. Somamos os esforços e conseguimos realizar as obras dentro do prazo, com isso, agregamos maior eficiência ao tratamento e contribuímos diretamente com a qualidade de vida da população ao entorno”, explicou Arruda.
O evento contou com um resgate histórico do Consórcio PCJ, que completa 30 anos em 2019, realizada pelo assessor técnico da entidade, Flávio Forti Stenico.
Além dos investimentos implementadas no âmbito de saneamento, as experiências provenientes com coleta seletiva e reciclagem, na preservação do ambiente e geração de trabalho e fonte de renda foram compartilhadas pela Cooperativa Reciclador Solidário. “Participar desse tipo de evento é uma oportunidade de conscientizar a todos sobre a importância do nosso trabalho, que de alguma forma ajuda o meio ambiente e nos mostra que estamos no caminho certo”, relatou a cooperada, Elissandra Alves da Cunha.
A formação do senso crítico e de uma sociedade mais sustentável por meio da educação ambiental, bem como o incentivo às ações coletivas, foram representados pela USP Recicla e a Escola Estadual Professor Manassés Ephrain Pereira, que compartilharam os bons resultados obtidos pelos projetos implantados. “Nossas ações são realizadas através do incentivo dos professores, que nos orientam a nos tornarmos pessoas melhores, assumindo responsabilidades, entendendo que cada um precisa pensar nas atitudes que faz em relação ao meio ambiente, pois uma decisão tomada agora, pode refletir no futuro e prejudicar a todos. O evento ajudou a dar visibilidade a escola e aos trabalhos realizados, explica João Vitor Macedo Silva, aluno do 9º ano.
Ao final do evento, todos as experiências apresentadas receberam um certificado de reconhecimento de suas atividades em prol do meio ambiente. “O evento de hoje foi um sucesso, pudemos celebrar as iniciativas e comemorar o trabalho realizado pelo município. Hoje, são poucas PPPs que em tão pouco tempo, apresentaram um resultado satisfatório como o que temos em Piracicaba. Por esse motivo, que temos o orgulho em participar desta história e ajudar a construir um legado”, concluiu Ricardo Miranda, presidente da concessionária Mirante.
Postado por aegea-ppp em 07/jun/2019 -
A concessionária Mirante, responsável pelo sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba, informa os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto, nesta sexta-feira, 07 de junho de 2019.
• Desobstrução
Rua Buenos Aires – Bairro: Cond. Res. Xandica
Av. Manoel Lopes Alarcon – Bairro: Lot. Santa Rosa
Av. Fioravante Cenedesi – Bairro: Artêmis
Rua Pedro Carlos Barbosa – Bairro: Jd. Monte Feliz
Rua Esperança – Bairro: Jd. Diana
Rua Nelson Furlan – Bairro: Res. Água Branca I
Rua Isabel Romano Mescollote – Bairro: Cond. Res. Park Campestre I
Rua Domingos Mazonetto – Bairro: Jd. Algodoal
Rua Paraibuna – Bairro: Pq. das Industrias
Rua Cristais – Bairro: Res. Recanto das Pedras
Rua João Gil de Toledo – Bairro: Anhumas
• Ligação
Rua Benedito J. Anastácio – Bairro: Vila Fátima
Rua Sebastião N. de Lima – Bairro: Vila Industrial
Rua José Zaguetti – Bairro: Pq. Conceição II
Rua Dr. Oswaldo Cambiaghi – Bairro: Cond. Res. Alphaville
Rua Emília Nosella Trevisan – Bairro: Cond. Reserva das Paineiras
Rua Ernesto Cardaro – Bairro: Cond. Terras de Piracicaba
Rua Maria Gava Longatti – Bairro: Cond. Res. Reserva do Engenho
Rua Corcovado – Bairro: Santa Terezinha
Rua Luiz Bastos dos Santos – Bairro: Vem Viver Piracicaba II
Rua Altino Arantes – Bairro: Pq. Bela Vista
Rua João Stella – Bairro: Jd. Sonia
• Reparo no ramal
Av. Jau – Bairro: Comunidade Pantanal
• Reparo de rede
Rua Ephigênia Miotto Cesta – Bairro: Jd. Pacaembu / Santa Terezinha
Postado por aegea-ppp em 04/jun/2019 -