Postado por aegea-ppp em 29/out/2019 -
Capacitação reforça os procedimentos de segurança e a interpretação do documento
A qualidade do efluente final e a eficiência no processo de tratamento das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE´s) são comprovadas por mais de 1400 análises laboratoriais, realizadas mensalmente por uma equipe de profissionais especializados e aptos para monitorar e assegurar a confiabilidade dos procedimentos. Para isso, a Mirante – Parceria Público-Privada firmada com a Prefeitura/Semae responsável pelo esgotamento sanitário do município -, investe continuamente em inspeções e capacitações específicas a fim de aprimorar o conhecimento das equipes acerca dos processos e melhorar, cada vez mais, a prestação de serviço à população.
A mais recente qualificação desenvolvida especialmente para os profissionais das áreas de pesquisas laboratoriais, abordou exclusivamente a FISPQ – Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos. A capacitação, promovida pela área de EHS – Environment, Health and Safety da concessionária, foi ministrada por Wellington Lopes, engenheiro e técnico de Segurança do Trabalho da empresa WSeg Assessoria, com a finalidade aprofundar os processos de leitura e interpretação das informações descritas na FISPQ. Entre os tópicos explorados no curso, os colaboradores puderam abordar os temas: manuseio e armazenamento correto dos produtos químicos; controle de exposição e proteção individual; propriedade físico-químicos; estabilidade e reatividade; informações toxicológicas e ecológicas; considerações sobre a destinação final; transportes e regulamentação. No total, o treinamento cumpriu quatro horas.
Segundo o operador de ETE, Murilo Rodrigues, a capacitação possibilitou ampliar o conhecimento sobre o tema, além de conhecer e desenvolver novas técnicas para o manuseio dos produtos químicos.
“O mais louvável que destaco nessa iniciativa é a preocupação que a empresa está tendo ao informar o funcionário sobre seus deveres e, primordialmente, reforçar a questão de segurança. A capacitação vai me ajudar a ampliar os conhecimentos e habilidades, além de conscientizar sobre os cuidados no manuseio dos materiais e a responsabilidade de como trabalhar adequadamente com eles”, ressalta Rodrigues.
Para o consultor da Wseg, Wellington Lopes, o objetivo do treinamento foi atingido do ponto de vista de conscientização sobre segurança.
“A experiência foi muito válida, pois trabalhamos com profissionais da área técnica que estão acostumados a interpretar o documento em uma perspectiva mais operacional. Nossa proposta foi disponibilizar a esses colaboradores uma nova maneira de entender o propósito da FISPQ, com um foco maior na prevenção em acidentes, auxiliando-os a identificar os perigos e riscos e, desta maneira, estimular o comportamento seguro. A adesão e as contribuições trazidas por eles, mostraram que mesmo tendo uma noção aprofundada de segurança do trabalho, deve-se sempre reforçar esse tipo de instrução”, enfatiza Lopes.
O técnico de Segurança do Trabalho, Evandro Chaddad, reforça que o investimento nesse tipo de capacitação para o colaborador favorece positivamente o profissional, bem como a empresa.
“O colaborador que participa desse tipo de capacitação, cria uma consciência mais cautelosa sobre os procedimentos operacionais, pois passa a ter um senso crítico maior ao manusear um produto químico (aparentemente inofensivo), mas que após períodos maiores de exposição e sem a proteção correta, pode acarretar em consequências ao longo do tempo. Para a empresa, os benefícios vão desde a prevenção dos riscos de incidentes pequenos e acidentes maiores, bem como a diminuição e redução dos índices de doenças ocupacionais e afastamentos trabalhistas. Isso reflete diretamente na qualidade e eficiência dos serviços prestados, uma vez que ao investir no profissional, estamos incentivando-o a trabalhar de forma segura, quebrando vários vícios no processo.
Postado por aegea-ppp em 25/out/2019 -
O sistema de esgotamento sanitário da ETE Capim Fino despertou o interesse e serviu como objeto de estudo
O déficit do saneamento no país e os entraves que inviabilizam o avanço do setor, têm sido motivo de debates nas esferas Municipal, Estadual e até mesmo Federal, que buscam alternativas para alavancar e ampliar os índices de cobertura. Na contramão desse cenário está Piracicaba, que hoje, é referência nacional em saneamento.
Os investimentos realizados nos últimos anos no sistema de esgotamento sanitário do município, realizados por meio da Parceria Público Privada firmada entre a Mirante, com a Prefeitura de Piracicaba/Semae, conferem uma posição de destaque no setor e têm servido como vitrine e objeto de estudo. Entre as autoridades interessadas em pesquisar as boas práticas implementadas na região, a concessionária recebeu recentemente, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), com a finalidade de conhecer a infraestrutura diferenciada e os recursos tecnológicos empregados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capim Fino.
Desta vez, a unidade operacional recebeu a visita técnica intermediada pela empresa Paques Brasil, com a finalidade de apresentar os processos implementados e a metodologia aplicada nas etapas de tratamento.
Recepcionados pelas equipes técnicas de Operações e de Responsabilidade Social da concessionária, representados por Amanda Miquelani e Jonatan Neves, respectivamente, com o apoio do diretor Sérgio Ramos da Cruz e Henrique Blasques de Assis, representante da área comercial da Paques, os quatro membros liderados pelo superintendente, Nelson Vieira Fraga Filho, vindos diretamente de Brasília (DF), para conhecer as soluções implementadas na unidade operacional e, assim, estudar formas de aplicar e investir em tecnologia semelhante para expandir a cobertura do saneamento em todo território nacional.
Durante o tour, as autoridades conferiram a estrutura física e tecnológica da unidade, que expandiu sua estrutura e está apta para atender a demanda de aproximadamente 30 mil habitantes. A planta conta com dois módulos de reatores UBOX (Reatores integrados verticalizados – Tratamento Anaeróbio e Aeróbio, com sistema de captação de gás, e sistema de clarificação do efluente), além de uma câmara de contato para passagem do efluente tratado, implementados após a conclusão do projeto de ampliação e modernização da estação.
Segundo o superintendente, Nelson Fraga, a visita técnica foi realizada com o objetivo de conhecer e encontrar uma metodologia que viabilize a implantação desse tipo de sistema em áreas de pequeno espaço, se tornando assim, uma alternativa para as regiões mais carentes do setor.
“Atuamos como uma autarquia federal que planeja e procura estruturar projetos de desenvolvimento para as regiões menos favorecidas. Sabemos que no país inteiro, principalmente no Centro-Oeste, temos dificuldades para investir em saneamento básico. É um problema que atinge o Brasil de forma geral, principalmente, os municípios de pequeno porte. Observamos que o modelo implantado nesta unidade é amplo e permite a aplicação em diversos cenários. Conhecer a experiência de Piracicaba é importante e pode nos ajudar a levar a ideia adiante e possivelmente, disponibilizar esse modelo aos que mais necessitam. Isso é uma forma de levar mais saúde, e qualidade de vida para a população.
Para Ricardo Miranda, presidente da Mirante, o modelo de sistema gerenciado em Piracicaba é resultado de uma gama de investimentos em recursos tecnológicos e metodologias, que contribuem para o desenvolvimento e inserem o município em um patamar privilegiado frente ao panorama nacional.
“Diante da atual conjuntura do Brasil, podemos afirmar categoricamente que Piracicaba é diferenciada e privilegiada do ponto de vista de saneamento. O país ainda tem um grande déficit nesse setor e ver que o município caminha no sentido oposto desse cenário, demonstra o compromisso em assegurar a perpetuidade da saúde e qualidade de vida da população atual e das próximas gerações. A concessionária se orgulha em contribuir com esse desenvolvimento sustentável”, afirma o presidente.
Postado por aegea-ppp em 18/out/2019 -
Para atender e acompanhar a demanda de crescimento do município, a equipe técnica da concessionária Mirante – Parceria Público Privada firmada com a Prefeitura de Piracicaba/Semae responsável pela operação do esgotamento sanitário no município – executa no próximo domingo, 20, uma ampliação do sistema de esgotamento sanitário da área central.
Para a execução da intervenção, será necessária uma interdição parcial no período das 7h às 18h, da Avenida Armando de Salles Oliveira, trecho entre a Campo Salles e a alça de acesso de acesso do viaduto da rua do Rosário, com fiscalização do Semae e apoio dos agentes da Semuttran.
A obra consiste em uma implantação de 40 metros de rede coletora de esgoto, com diâmetro nominal de 150 milímetros.
A concessionária ressalta que conclusão da obra depende exclusivamente da ausência de precipitações e das condições do solo em questão e solicita aos pedestres que evitem percorrer o perímetro do local onde o serviço será realizado e conta com a cautela e compreensão de todos os motoristas que trafegam pelas imediações.
Postado por aegea-ppp em 14/out/2019 -
A concessionária Mirante, responsável pelo sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba, informa os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto, nesta segunda-feira, 14 de outubro de 2019.
• Desobstrução
Rua Salesópolis – Bairro: Pq. das Industrias
Av. Oses Gois Cavalcanti – Bairro: Lot. Raízes
Rua Jacarandás – Bairro: Bosques do Lenheiro
Rua Dorival Berreta – Bairro: Estância Lago Azul
Av. Edne Rontani Bassete – Bairro: Res. Serra Verde
Rua Santa Cruz – Bairro: Alto
Rua Riachuelo – Bairro: Alto
Rua Ourinhos – Bairro: Jd. Potiguar
Rua Antonio Vieira – Bairro: Jaraguá
Est. Jazida – Bairro: Jd. Taiguara
Rua Dois – Bairro: Jd. Glória
Rua Principal – Bairro: Núcleo Hab. Cantagalo
Rua Luiz Vaz Toledo Piza – Bairro: Jd. Monte Cristo
Rua Antonio Vieira – Bairro: Jaraguá
Rua Lilian Lemertz – Bairro: Res. Alvorada
Rua Dario Brasil – Bairro: Maracanã
Av. Independência – Bairro: Alto
Rua Virgílio S. Fagundes – Bairro: Santa Terezinha
Rua Elem Garcia de F. Tostes – Bairro: Lot. Vale do Sol
Rua Antonio de Moura Nabarros – Bairro: Jd. Bartira
• Ligação
Rua Amália B. de Castro – Bairro: Lot. Santa Rita
Rua Noêmia Gouvea R. Sartini – Bairro: Lot. Terra Rica III
Rua Claudino Victorino – Bairro: Jd. Residencial Unimep
Rua Athaualpa V. de Mello – Bairro: Lot. Nova Piracicaba
Rua dos Pintassilgos – Bairro: Lot. Nova Piracicaba
Rua Santo Ferreira Borges – Bairro: Res. São Luiz
Rua Antonio Carlos Pedroso – Bairro: Res. Portal da Água Branca
Rua Jacarezinho – Bairro: Lot. Taquaral
• Construção de PV
Rua Corumbataí – Bairro: Santa Terezinha
• Extensão de rede
Est. Juliano Bellini – Bairro: Dois Córregos
• Reposição de camada asfáltica
Av. Rui Barbosa – Bairro: Vila Rezende
Av. das Ondas – Bairro: Ondas
Rua Buenos Aires – Bairro: Pq. Água Branca
Rua Umberto Cosentino Filho – Bairro: Lot. Palmeiras
Rua Luiz Gonzaga Barbosa de Lima – Bairro: Jd. São Vicente
Rua Ingá – Bairro: Paulicéia
Rua Aramina – Bairro: Lot. Santa Rita Perdizes
Rua Anhanguera – Bairro: Jd. Morumbi
Rua Alberto Meme – Bairro: Lot. Kobayat Líbano
Rua Mario Francoso – Bairro: Jd. das Flores
Rua Barão de Piracicamirim – Bairro: Vila Independência
Rua Osires Ângelo Cobra – Bairro: Res. Paineiras
Av. Marechal Castelo Branco – Bairro: Jd. Primavera
Rua das Magnólias – Bairro: Lot. Nova Piracicaba
Rua Maestro Petterman – Bairro: Jd. Ibirapuera
Rua Saldanha Marinho – Bairro: Centro
Rua Roberto Mange – Bairro: Jd. Morumbi
Rua Luiz Branchieri – Bairro: Lot. Santa Rita Avencas
Rua Aquelino Pacheco – Bairro: Alto
Rua João Graner – Bairro: Jd. Algodoal
Av. João Teodoro – Bairro: Vila Rezende
Av. Antonia Pazinato Sturion – Bairro: Jd. Petrópolis
Av. Manoel Conceição – Bairro: Vila Rezende
Postado por aegea-ppp em 09/out/2019 -
A Parceria Público-Privada (PPP) no esgotamento sanitário de Piracicaba, firmada entre a Mirante e a Prefeitura Municipal, por meio do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), além de proporcionar a universalização do saneamento em um curto espaço de tempo e impactar positivamente na qualidade de vida da população, contribui para que o município seja referência nacional nos rankings de saneamento e caso de sucesso nesse tipo de modelagem de contratos de parceria público privada.
A experiência bem-sucedida integrou o debate sobre o Projeto de Lei nº 3.261, de 2019, que trata do novo marco legal do saneamento básico brasileiro, em discussão na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Para conhecer detalhes do arcabouço jurídico que envolve a PPP, metas, formas de investimentos e resultados alcançados, a comissão especial instituída para realizar esse trabalho convidou o presidente da Mirante, Ricardo Miranda. O convite partiu de decisão do colegiado, por proposta do relator da matéria, Deputado Geninho Zuliani (DEM/SP), subscrita pelo Deputado Aroldo Martins (Republicanos/PR).
O presidente da Mirante, Ricardo Miranda, apresentou o modelo da PPP de Piracicaba e os resultados práticos, que permitiram a rápida evolução dos indicadores de saneamento do município, principalmente do tratamento de esgotamento sanitário.
Alternativa para avanço do saneamento
Para Martha Seillier, secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal, a participação privada é a alternativa para áreas de infraestrutura que demandam elevados investimentos, como é o caso do saneamento.
Segundo Martha, que antes de ocupar a função à frente do Programa de PPI foi presidente da Infraero, a participação da iniciativa privada na área de saneamento ainda é muito tímida, se comparada aos outros setores de infraestrutura como a aeroportuária, por exemplo. “É inaceitável que mais de seis mil crianças morram todos os anos no Brasil por doenças em decorrência da falta de saneamento. As PPP´s podem ser formas viáveis de se reverter esse quadro, que penaliza a população, principalmente os mais vulneráveis”, justifica a secretária do Programa de PPI.
O presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A, Roberto Correa Barbuti, e o diretor presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Rogério Costa Cedraz, apresentaram aos deputados federais presentes à audiência pública que as suas instituições já consideram a Parceria Público-Privada como alternativa para ampliar os indicadores de saneamento em seus estados. A Corsan, inclusive, informou que recentemente lançou um edital para permitir a contratação de um parceiro privado que investirá na universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgotos na região Metropolitana de Porto Alegre, ampliando a cobertura para 87,3% em um período de até 11 anos.
Postado por aegea-ppp em 07/out/2019 -
A concessionária Mirante, responsável pelo sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba, informa os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto, nesta segunda-feira, 07 de outubro de 2019.
• Desobstrução
Av. José Trevisan – Bairro: Sertãozinho
Rua José Tomazella – Bairro: Jd. Itabera
Av. Rio Claro – Bairro: Areião
Av. Cezira Giovanoni Moretti – Bairro: Res. Jequitibá
Rua Castanheiras – Bairro: Bosques do Lenheiro
Rua Reginópolis – Bairro: Lot. Colinas do Piracicaba
Rua Jurandyr Souto – Bairro: Jd. Astúrias II
Rua Pedro A. Cabral – Bairro: Jd. Ibirapuera
Rua Virgílio Furlan – Bairro: Pauliceia
Rua Princesa Isabel – Bairro: Nova Pauliceia
Rua José R. Almeida – Bairro: Nova Pauliceia
Est. Francisco Fillet – Bairro: Cond. Res. Jardim Laranjal
Rua Pardinho – Bairro: Jd. São Jorge
Rua Geralda Pereira dos Santos – Bairro: Lot. Minas Nova
Rua Caramuru – Bairro: Castelinho
Av. Felipe W.C. Vasconcelos – Bairro: Jd. São Francisco / Ondas
Av. Eulálio – Bairro: Vila Rezende
Av. Pedro Morganti – Bairro: Monte Alegre
Rua Jeremias Ferraz de Andrade – Bairro: Irapuã
Rua João Cândido Rosa – Bairro: Jd. Novo Horizonte
Av. Alberto Vollet Sachs – Bairro: Piracicamirim
Av. Dois Córregos – Bairro: Piracicamirim
Rua Luiz Trevisan – Bairro: Cond. Res. São Luiz
Rua José Alcarde Correa – Bairro: Pq. Res. Santo Antônio
Rua Albert Einstein – Bairro: Jd. Glória
Rua Antonio Correia Barbosa – Bairro: Centro
Rua Jacob Bergamin – Bairro: Jd. Itapuã
• Ligação
Rua Guido Sabadin – Bairro: Lot. Santa Rita
Rua Pedro Facco – Bairro: Lot. Terra Rica III
Rua José Detoni – Bairro: Res. São Luiz
Rua Baronesa Dona Rita – Bairro: Jd. Nova América
Rua Nestor Tedesco – Bairro: Chácara Nazareth II
Rua Hermínia Rasera Gerage – Bairro: Recanto da Água Branca
Rua Frederico F. Orsi – Bairro: Jd. das Flores
Rua Martim Everaldo Netto – Bairro: Jd. Morato
Rua dos Canários – Bairro: Lot. Nova Piracicaba
Rua Oito – Bairro: Santa Terezinha
Rua Izabel de Oliveira Rodrigues – Bairro: Jd. Residencial Unimep
Rua Claudino Victorino – Bairro: Jd. Residencial Unimep
Rua Sebastião Bego – Bairro: Jd. Monte Feliz
• Reparo de rede
Rua Luiz Vaz Toledo Piza – Bairro: Jd. Monte Cristo
Rua Maria Stênico – Bairro: Vila Rezende
• Reposição de camada asfáltica
Av. Juscelino K. de Oliveira – Bairro: Jd. Universitário
Av. Antonio Elias – Bairro: Lot. Santa Rita
Rua Dona Eugênia – Bairro: São Dimas
Rua Maestro Petterman – Bairro: Jd. Ibirapuera
Rua Barão de Piracicamirim – Bairro: Vila Independência
Rua Cristiano Cleopath – Bairro: Alemães
Rua Anhanguera – Bairro: Jd. Morumbi
Rua das Codornas – Bairro: Lot. Nova Piracicaba
Rua Ipiranga – Bairro: Centro
Av. Alberto Vollet Sachs – Bairro: Vila Independência
Postado por aegea-ppp em 03/out/2019 -
O Semae e a Mirante vêm a público esclarecer os fatos e tranquilizar os moradores do bairro Jardim das Flores, especialmente, das ruas Felinto de Brito, Carolina Petrocelli e Victoria Régia, acerca dos eventos que aconteceram na tarde de ontem, 02.
Diferente do que está sendo divulgado irresponsavelmente nas redes sociais e grupos de Whats App, houve um problema pontual e não de proporções como erroneamente divulgados. Esclarecemos que durante a execução de uma intervenção operacional no sistema de esgotamento sanitário dessa área, houve o rompimento acidental de um ponto da rede de distribuição de água que abastece algumas residências daquela região. Imediatamente, o registro de água foi fechado e a equipe técnica do Semae foi acionada em caráter de urgência, que realizou o reparo do trecho danificado, desinfecção da tubulação e coleta de amostras para análise de monitoramento e controle de qualidade.
Em paralelo foi realizado mapeamento das residências próximas ao evento e de forma preventiva acontece a limpeza e higienização dos reservatórios de água de todas as residências que possuíam o dispositivo, além de orientar os moradores locais sobre os processos realizados junto a área de Responsabilidade Social.
Reforçamos ainda que, o Semae e a Mirante estão prestando toda assistência necessária para esclarecer e desmistificar inverdades que vem sendo difundidas por fontes tendenciosas, não oficiais.
A autarquia e a concessionária se colocam à disposição da população para qualquer esclarecimento pelos canais de atendimento: 115, 0800 772 9611 (Central de Atendimento do Semae) e pelo 3401-2445 (Mirante).