Arquivo de dezembro 28America/Sao_Paulo 2021

Aegea amplia parceria com Pacto Global da ONU

Postado por aegea-ppp em 28/dez/2021 -

A Aegea Saneamento, holding da qual faz parte a concessionária Mirante, ampliou sua parceria com a Rede Brasil do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de participar mais ativamente da maior rede corporativa de sustentabilidade do mundo.

A companhia, que desde 2016 aderiu aos princípios do Pacto Global, neste momento potencializa sua participação para os próximos quatro anos, agora como apoiadora institucional exclusiva do setor de saneamento básico.

COMPROMISSO COM ESG

Este novo passo consolida os compromissos da Aegea com os princípios ESG (sigla para boas práticas ambientais, sociais e de governança), totalmente alinhados ao modelo de negócios da companhia.

A Aegea é reconhecida pela sua eficiência operacional, cumprimento de metas e investimentos responsáveis. Tem reconhecimento ainda pelas iniciativas na área ambiental e licença social para operar.

Líder do setor privado de saneamento, intrinsecamente ligada aos conceitos ESG, a Aegea atualmente leva água tratada e serviços de esgoto para mais de 21 milhões de pessoas, em 153 municípios de todo o país.

TRANSFORMAÇÃO QUE BENEFICIA POPULAÇÃO VULNERÁVEL

A Aegea reforça a parceria com a ONU por saber da responsabilidade como agente de transformação socioeconômica e ambiental no Brasil, principalmente por beneficiar a população mais vulnerável.

A afirmação é do CEO da Aegea, Radamés Casseb. “Queremos difundir nossas práticas e engajar parceiros para que os desafios da Agenda 2030 sejam alcançados”, completa ele.

A Agenda 2030 reúne ações globais práticas para atingir 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, traçados para erradicar a pobreza e promover uma vida mais digna a todos. Sempre respeitando o meio ambiente.

AEGEA COORDENA UMA DAS PLATAFORMAS DO PACTO GLOBAL

A Aegea coordena a Plataforma de Ação pela Água da Rede Brasil do Pacto Global, que reúne grandes empresas e instituições da sociedade civil. A busca é por construir uma agenda de governança em água.

A partir dessa agenda, a ideia é promover a adoção de práticas sustentáveis relacionadas à resiliência hídrica, especialmente para preparar melhor a sociedade para momentos de crise.

BUSCA PARA QUE TODOS TENHAM ACESSO AO SANEAMENTO

“Mesmo antes dos compromissos assumidos com o Novo Marco Legal, a Aegea já buscava a universalização dos serviços nos territórios em que atua”, afirma Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea.

“O compromisso é o de garantir o acesso, sem deixar ninguém para trás. Nossas práticas vão além das metas do ODS 6 (Água Potável e Saneamento), pois entendemos que é nosso dever atuar incessantemente pelo desenvolvimento sustentável dos territórios”, diz.

PARCERIA INSPIRADORA PARA OUTRAS EMPRESAS

Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, diz que a parceria reforça esse novo momento. “A ampliação da parceria com a Aegea, que é referência em saneamento, vai inspirar outras companhias e setores com seus exemplos de boas práticas”, afirma.

Para o executivo, a participação das empresas privadas é essencial para potencializar o cumprimento da Agenda 2030, em especial no enfrentamento aos desafios socioambientais.

REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL

Os impactos positivos da universalização do saneamento são notórios por reduzir a mortalidade infantil, as doenças e gastos com saúde, além de gerar empregos e melhorar o rendimento escolar, demonstrando que um novo cenário para as gerações futuras pode e deve ser construído agora”, afirma.

A Aegea Saneamento acredita que, com mais essa iniciativa, reforça seu esforço na busca pela universalização do saneamento básico, por um país com tratamento de água e esgoto adequado a todos.

 

Programação de Serviços

Postado por aegea-ppp em 28/dez/2021 -

A concessionária Mirante, responsável pelo sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba, informa os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede dessa terça-feira, 28 de dezembro de 2021.

MANUTENÇÃO

TRAVESSA AVELINA F DA CUNHA – BAIRRO: JARDIM GLORIA

ALEXANDRE PETTA – BAIRRO: VILA REZENDE

ARISTIDES BERRETA – BAIRRO: ARTEMIS

RUA MAESTRO PETTERMAN – BAIRRO: JARDIM IBIRAPUERA

RUA HILDEBRANDO S SIQUEIRA – BAIRRO: CASTELINHO

RUA ALBERTO MEME – COMUNIDADE SABIÁ 1

LARANJAL PAULISTA – BAIRRO: JARDIM LARANJAL

RUA FRANCISCO DAMANTE – BAIRRO: JARDIM CAMARGO

RAPOSO TAVARES – BAIRRO: JARDIM IBIRAPUERA

RUA CHUVA DE PRATA – COMUNIDADE PANTANAL

JOAO PACHECO E CHAVES – CONDOMÍNIO RESERVA DO ENGENHO

RUA PINHEIROS – COMUNIDADE FREDERICO

RUA HENRIQUE COIMBRA – BAIRRO: PARQUE DAS MANGUEIRAS

JUSCELINO K DE OLIVEIRA – BAIRRO: JARDIM UNIVERSITÁRIO

FIORAVANTE CENEDESI – BAIRRO: ARTEMIS

 

REPARO NO RAMAL

JOSE TREVISAN – BAIRRO: SERTAOZINHO

 

REPARO DE REDE

RUA DOS PAVOES – BAIRRO: CHAPADAO

 

LIGAÇÃO DE ESGOTO

RUA CAMBARA – BAIRRO: TAQUARAL

RUA JOSE MENDES – BAIRRO: ASTURIAS II

RUA FREI JACINTO – BAIRRO: HIGIENOPOLIS

RUA ARY MODA – BAIRRO: VEM VIVER PIRACICABA II

RUA JOSE BENEDICTO DEL NERY – BAIRRO: VEM VIVER PIRACICABA II

RUA JOSE FRANCISCO URIZZI – BAIRRO: VEM VIVER PIRACICABA II

RUA PAULO GAMBARO – COND RES RESERVA DO ENGEN

RUA MARIA INÊS PEREIRA FERRAZ – PARQUE RES. DHAMA II

 

CONSTRUÇÃO DE PV

RUA CANANEIA – JD MONTE LIBANO

RUA HILDEBRANDO S SIQUEIRA – CASTELINHO

 

Ligações irregulares são principais causas de extravasamentos

Postado por aegea-ppp em 27/dez/2021 -

Desde que assumiu o esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba, por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae, a concessionária Mirante alerta a população sobre os cuidados necessários para inibir a ocorrência de extravasamentos de esgoto na cidade. A temporada de chuvas, que se intensificou com a chegada do verão, é propícia para que os entupimentos ocorram. Mas por que isso acontece?

Quem explica é a coordenadora de Operações e Serviços da Mirante, Laís Fonseca Gomes. Segundo ela, na maioria das vezes, os extravasamentos ocorrem devido a ligações irregulares, especialmente quando a rede de água pluvial está ligada à rede de esgoto. Laís contabiliza: em dias de chuva, há um aumento de, aproximadamente, 70% nos casos de entupimentos.

“As redes coletoras de esgoto são dimensionadas para receber exclusivamente efluentes, sendo que toda água de chuva deve ser destinada às guias e bocas de lobo (bueiro), que são projetadas para esse volume que, aliás, é muito maior que o de esgoto”, afirma Laís.

Os entupimentos acontecem porque os tubos que recebem a água de chuva coletam também a água dos ralos dos quintais e das garagens. “Dessa forma, a rede de esgoto recebe também grande quantidade de terra, pedras e poeira. Como a rede de esgoto não é projetada para receber esse volume de materiais, ocorrem os entupimentos e até o retorno de esgoto dentro das residências. Infelizmente, é um absurdo a quantidade de lixo removida das tubulações principalmente nestas épocas”, diz a coordenadora.

A Mirante lembra que a ligação correta da água pluvial e da rede coletora de esgoto na residência evita entupimentos e retorno de esgoto, além de prejuízos.

Fique atento:

– A água de chuva não pode estar ligada à rede de esgoto. Esta prática, além de ilegal, causa transtornos e prejuízos, pois provoca entupimento, rompimento de tubulação e transbordamento de esgoto nas ruas ou dentro do imóvel;

– As águas de chuva devem ser conduzidas para as sarjetas, de onde vão para as bocas de lobo e seguem seu trajeto para os rios;

– Para verificar se as instalações de sua residência estão corretas, basta jogar um pouco de corante no ralo do quintal de seu imóvel. Se a água colorida chegar até a sarjeta, significa que a ligação está correta;

– Para regularizar as instalações, tanto da ligação da rede de esgoto do imóvel ou para deslacrar a caixa de inspeção, é preciso contatar o serviço de um pedreiro de sua confiança.

 

 

“Piracicaba é uma cidade privilegiada”, diz diretora presidente da Mirante

Postado por aegea-ppp em 20/dez/2021 -

“O modelo de negócio implementado por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) é uma das alternativas viáveis para minimizar o atual déficit do setor de saneamento no país”. A afirmação é da diretora presidente da concessionária Mirante, responsável pelo esgotamento sanitário do Município por meio de uma PPP firmada com o Semae. “Prova disso é que Piracicaba tem servido como fonte de estudo e costuma atrair visitantes que transitam entre a esfera local, nacional e internacional”, diz Silvia.

De acordo com a diretora presidente, “Ao analisarmos o panorama nacional do saneamento, vemos que Piracicaba é uma cidade privilegiada, em que há uma estrutura de qualidade para atender a demanda dos próximos anos. Grande parte desse cenário se dá, principalmente, pelo esforço e estratégia adotados no início da concessão, que possibilitaram a evolução do município no sistema de esgotamento sanitário”.

Os primeiros dois anos da PPP (Parceria Público-Privada) entre a Mirante e o Semae foram marcados pela intensificação de vários projetos. À época, a concessionária, responsável pelo esgotamento sanitário de Piracicaba, colocou em prática um planejamento ousado, que englobou um aporte financeiro significativo para a execução de um pacote de obras voltado à ampliação e modernização das unidades operacionais, assim como um corpo técnico dedicado e engajado na busca das melhores soluções de engenharia e comprometido com o prazo desafiador estabelecido pelo Semae no processo licitatório.

Desde o início da PPP, foram realizadas intervenções em 18 unidades operacionais e a execução de 30 projetos, entre implantação de novos sistemas e ampliação e modernização das unidades operacionais e sistemas existentes.

Numa primeira etapa, o pacote de obras englobou a construção de duas estações de tratamento de esgoto, nove elevatórias e quatro coletores troncos, implantados com o objetivo de acompanhar a expansão e o crescimento vegetativo dos bairros Anhumas, Artemis, Colinas de Piracicaba, Guamium e Lago Azul. Já na parte de modernização, os projetos foram aplicados em vários trechos do município e continuam a ser implementados.

.A estratégia adotada pela concessionária deu certo e, com a conclusão das obras, finalmente o município alcançou a universalização do tratamento de esgoto e passou a integrar um seleto grupo das cidades mais bem saneadas do país. Os resultados registrados pelo município hoje, são reflexos dos investimentos realizados nos primeiros anos da concessão.

O pacote de melhorias incluiu a ampliação das estações de tratamento Artemis e Anhumas e as estações elevatórias Guamium I, II e III, Corumbataí I e II, Colinas de Piracicaba, Lago Azul, Artêmis e Anhumas I. Além disso, foram modernizadas e melhoradas as elevatórias Santa Inês I, Santa Olímpia II, Santa Silvia, Santana I, II, III, IV, V, VI, VII, Tanquinho, Vale do Sol I e II, Ibitiruna e Vila Belém.

 

Construção da ETE Bela Vista: um dos maiores destaques no início da PPP entre Mirante e Semae

Postado por aegea-ppp em 15/dez/2021 -

A parceria entre o município de Piracicaba e a Mirante começou em 2012 com o objetivo de trazer recursos privados para acelerar os investimentos no esgotamento sanitário da cidade. Na época era tratado apenas 33% do esgoto coletado na cidade, sendo que esse cenário mudou totalmente em poucos meses e o programa de universalização do saneamento avançou em ritmo acelerado. Com os primeiros resultados obtidos por meio dos investimentos da Mirante, realizados no primeiro ano da concessão, Piracicaba já vislumbrava uma posição de destaque frente ao panorama nacional. Nesta fase, os principais investimentos foram destinados à ampliação e modernização do sistema pelo prazo de 18 meses.

Para a ampliação do sistema, o programa envolveu a implementação de novos projetos, cujos objetivos eram atender a população naquele momento e já planejar o crescimento vegetativo para os próximos 30 anos. De acordo com o diretor executivo da concessionária, Ozanan Pessoa, entre os muitos investimentos já realizados, a concessionária implantou a Estação Elevatória Final Bela Vista 2 e Piracicaba 2, além de 22 quilômetros de interceptores na margem direita do rio Piracicaba, coletor tronco à margem direita do Rio Corumbataí e linha de recalque das estações elevatórias Piracicaba 2 e Bela Vista.

Além de todas as obras, o principal destaque foi a construção da ETE Bela Vista. A construção da ETE Bela Vista (2014) foi uma das mais importantes obras pois, quando entrou em operação, elevou o índice do tratamento de esgoto de 33% para 98% no mês de abril de 2014. “Com investimentos na ordem de R$ 91 milhões (moeda 2021), o projeto foi realizado exclusivamente pela concessionária. O plano envolveu modernizações que beneficiaram o sistema de esgotamento sanitário dos bairros Piracicamirim, Chácaras Unidas, Santa Olímpia I, São Jorge e Tupi”, explica Ozanan.

A concessionária assumiu os trabalhos no município ciente dos principais desafios que teria pela frente para atingir as metas, considerando o prazo apertado para execução, sem afetar a operação do sistema. Para isso, utilizou-se, em especial, de recursos próprios e da estrutura financeira e expertise da holding Aegea. “O planejamento mostrou-se efetivo e, até hoje, somos reconhecidos nacionalmente pelos resultados desse marco, que foram essenciais para o alcance da universalização”, conclui o diretor executivo da Mirante.

 

 

Programação de Serviços

Postado por aegea-ppp em 13/dez/2021 -

A Águas do Mirante, responsável pelo sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba, informa os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias dessa segunda-feira, 13 de dezembro de 2021.

Rua LUIZ A TOLEDO CUNHA (5) – BAIRRO: PQ ORLANDA I e II

Av. ABEL FRANCISCO PEREIRA –   BAIRRO: JARAGUA

Rua JOAO MANOEL DE M SAMPAIO – BAIRRO: JD VITORIA

Rua MARCONI – BAIRRO: VILA INDEPENDENCIA

Rua JOSE VICENTE PEDREIRA – BAIRRO: JD CAXAMBU

Rua QUINZE – CENTRO AGRÍCOLA TAQUARAL

Rua UM – COND TERRAS DE SAO GERALD

Rua ANA PAULA MAX SCHEEFFER – BAIRRO: ITAPERU

Rua ALEXANDRE HERCULANO – BAIRRO: VILA MONTEIRO

Rua RITA – BAIRRO: NOVA AMERICA

Av. POMPEIA – BAIRRO: VILA PRUDENTE

Rua LUTERO LUIZ – BAIRRO: ALVORADA

Rua SERGIO CARDOSO – BAIRRO: ALVORADA

Rua MARLENE DE SOUZA SILVA SATTOLO – LOT TERRAS DI TREVISO

Rua TIM LOPES – RESIDENCIAL ALTAFIN

Rua DIOGENES ANSELMO BANZATTO – BAIRRO: SERRA VERDE

Rua DIOGENES ANSELMO BANZATTO – BAIRRO: SERRA VERDE

Rua GEORGES NAYEF MAROUN – BAIRRO: JD MONTE FELIZ

Av. FRANCISCO DE SOUZA – BAIRRO: JD ALGODOAL

Rua PIQUEROBI – LOT COLINAS DO PIRACICABA

Av. FIORAVANTE CENEDESI – ARTEMIS

Rua JOSE SILVERIO DA SILVA – RES TERRAS DE ARTEMIS

Rua CORCOVADO – BAIRRO: CONQUISTA VILA SONIA

Rua MANOEL FERRAZ DE CAMARGO – BAIRRO: JD IRAPUA

Rua MANOEL FERRAZ DE CAMARGO – BAIRRO: JD IRAPUA

Rua RICARDO CARNIO – BAIRRO:  PQ ORLANDA I e II

Est DUZENTOS REIS – BAIRRO: CAMPESTRE

Av. ITARARE – LOT TATUAPE

Rua ANGELINO STELLA – BAIRRO: GL CALIFORNIA

Rua VITAL PRIMEIRO – BAIRRO: JD BRASIL

Av. JOAO PACHECO e CHAVES – COND RES RESERVA DO ENGEN

Rua SUD MENNUCCI – BAIRRO: PAULISTA

Rua MAESTRO PETTERMAN – BAIRRO: JD IBIRAPUERA

Rua IZIDIO SIMOES DUARTE – BAIRRO: ANHUMAS

Rua CERQUILHO

Rua ANTONIO J SOUZA –   BAIRRO: JD ITAPUA

PPP entre Mirante e Semae possibilitou a evolução do sistema de esgotamento sanitário

Postado por aegea-ppp em 10/dez/2021 -

A história do saneamento de Piracicaba ganhou um importante capítulo na última década, com a universalização do tratamento de esgoto. Graças à PPP (Parceria Público-Privada) firmada entre a concessionária Mirante e o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), foram viabilizados investimentos significativos, que trouxeram para Piracicaba estrutura tecnológica, mão de obra qualificada e metodologia avançada, implementadas, inicialmente, para garantir o cumprimento das principais metas contratuais, o que configurou uma grande evolução do cenário local em um curto período de tempo.

O sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba, que atualmente é composto por 63 estações elevatórias de esgoto (EEE) e 24 estações de tratamento de esgoto (ETE), recebeu uma série de aportes financeiros e passou por melhorias que ampliaram a capacidade de atendimento e modernizaram os processos operacionais.  “O resultado de todo esse processo consolidou o sistema de saneamento piracicabano como referência de modelo de negócio bem sucedido, que tem atraído a atenção de visitantes locais, regionais, nacionais e internacionais”, observa o diretor executivo da Mirante, Ozanan Pessoa.

De acordo com Ozanan, para compreender esse cenário, é necessário resgatar o contexto geral dessa trajetória, que vem sendo constituída desde 2011. O Município, em uma decisão ousada para a época, apostou em um modelo de negócio, inédito até então, que configurou no estabelecimento de uma concessão de esgotamento sanitário, sendo essa a principal responsável pelos investimentos que garantiram o cumprimento dos marcos contratuais. Desta forma, a cidade conquistou a almejada universalização do tratamento de esgoto.

“Divididas em cinco metas, os marcos estipulavam um cronograma com prazos e regiões pré-determinadas, que seriam contempladas pelo plano de modernização e ampliação do esgotamento sanitário nos primeiros anos de atuação da Parceria Público-Privada”, afirma o diretor executivo. O primeiro marco, que pode ser considerado com um dos mais significativos, envolveu melhorias e investimentos para as regiões Ondas, Jupiá e Cecap. Esse processo, previsto para ser concluído em 12 meses, foi finalizado na metade do tempo.

As metas consistiam na execução de modernização e melhorias da unidade operacional, responsável pelo atendimento do Cecap, a operação do coletor tronco, localizado na região do bairro Ondas e da Estação de Tratamento de Esgoto Ponte do Caixão, construída ainda na gestão do Semae e inaugurada um mês após o início da atuação da PPP no município.

“Esse importante investimento configurou em um salto significativo do índice de tratamento de esgoto. Ao analisar esse primeiro cenário da PPP no município, é nítida a contribuição que a PPP teve para o desenvolvimento do município, de forma geral. Se hoje Piracicaba é uma referência nacional em saneamento, é graças a essa decisão adotada pelo poder público, que vislumbrou essa coparticipação como uma alternativa viável no sentido de solucionar a demanda que a cidade tinha naquele momento”, finaliza Ozanan.

 

 

 

Programação de Serviços

Postado por aegea-ppp em 07/dez/2021 -

A concessionária Mirante, responsável pelo sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba, informa os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto nesta terça-feira, 07 de dezembro de 2021.

 

Rua IRIS AST – JD CAMARGO

Rua CANANEIA – JD MONTE LIBANO

Rua SILVIO OMETTO

VIE UM – COMUNIDADE MONTE CRISTO

Rua LINS – LOT TATUAPE

Rua JACOB CASAGRANDE – LOT KOBAYAT LIBANO

Rua CAIUBY DE SOUZA ARRUDA – LOT KOBAYAT LIBANO

Rua BURITAMA – JD MORADA DO SOL

Rua ANHEMBI – JD SAO JORGE

Av. JOAO NERY – B VILA REZENDE

Rua LUIZ CLAUDIO – B SANTA TEREZINHA

Rua EPHIGENIA MIOTTO CESTA – JD PACAEMBU – STA TEREZIN

Av. ANTONIO C DA ROCHA CONCEIÇAO  – RES ALTO DA BOA VISTA

Rua REGINOPOLIS – LOT COLINAS DO PIRACICABA

Rua MARCELO VACCHI – SERTAOZINHO

Av. CASSIO PASCHOAL PADOVANI – COND REC DOS BEIJA-FLORES

Rua GINO TRUFFI – PETROPOLIS

Rua DOMINGOS JOSE LOPES RODRIGUES – PRIMEIRO DE MAIO

Rua ISABEL DE LARA MATARAZZO – VILLA D AQUILA

Rua FRANCISCO FERNANDES SAMPAIO – JD CONCEICAO/ STA TEREZIN

Rua JOAO P CORREA – LOT ELDORADO – IAA

Rua JOSE DE FREITAS –     JD JAVARY I

Rua CORCOVADO – CONQUISTA VILA SONIA

Av. ANTONIO L C MENDES – JD JOAO CONCEICAO

Rua DOMINGOS S BARROS – VILA BESSI-STA TERESINHA

Rua AMADOR DE CAMPOS PACHECO – BARTIRA

Rua GRALHAS (G) – CHAPADAO

Rua SENHORA DO CARMO – PQ SANTA TEREZINHA

Rua ANTONIO MEIRA BARROS – JD SÃO VICENTE

Rua LAUREANO SCARPARI – JD ITAICABA

Rua CARLOS BRASILIENSE PINTO – JD IBIRAPUERA

Rua INFANTE DOM HENRIQUE – JD IBIRAPUERA

Rua JOAO P CORREA – LOT ELDORADO – IAA

Av. RAPOSO TAVARES –     JD IBIRAPUERA

Rua SALDANHA MARINHO – CENTRO

Rua FEIJO – CENTRO

Rua GERTRUDES B MORETTI – JD ALGODOAL

Rua OLIVEIRAS – BOSQ DO LENHEIRO

Rua FRANCISCO FEIO – MORUMBI

Rua JOAO GRANER – JD ALGODOAL

Rua DEODORO – VILA MONTEIRO

Rua JOAO GALZERANI –     SERRA VERDE

Mirante desenvolve Projeto Pioneiros em escola de Artemis

Postado por aegea-ppp em 06/dez/2021 -

A concessionária Mirante, empresa responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba por meio de uma PPP (Parceria Público Privada) com o Semae, deu início às atividades do Projeto Pioneiros, que é voltado para alunos do Ensino Médio, na Escola Estadual José Martins de Toledo, localizada em Artemis. O Projeto, desenvolvido em todas unidades da Aegea Saneamento, tem como objetivo estimular o pensamento inovador de estudantes de ensino médio de escolas públicas no sentido de encontrar soluções alternativas para o saneamento básico em suas cidades.

Os encontros levam os alunos selecionados a uma imersão no universo do saneamento, com palestras e workshops onde são trabalhados temas como Liderança e Protagonismo, Visão Geral do Saneamento, Dicas de como falar bem em público, como elaborar um projeto, entre outros. Após essa fase, os participantes elaboram um projeto que tenha impacto positivo e contribua para melhoria do saneamento em seu bairro, cidade ou região. A dupla vencedora será premiada.

“Estamos recebendo o Projeto Pioneiros porque esse é um recurso muito importante para abrir o horizonte desses alunos para que eles possam, em um futuro próximo, tomar decisões sobre suas vidas em relação ao mercado de trabalho. Esse projeto com certeza dará uma melhor visão a todos os alunos”, afirmou o coordenador geral da EE José Martins de Toledo, professor Jorge Torres.

Aluna do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Martins de Toledo, Patricia Emanuelle Rocha Porto, 18 anos, disse estar bastante satisfeita com a participação no Pioneiros. “Esse projeto vai me dar uma melhor visão de futuro porque estou conseguindo enxergar melhor a realidade das comunidades, principalmente da importância do saneamento básico, não apenas na minha cidade, mas em todas as cidades brasileiras. Também está me estimulando a pensar em fazer uma faculdade, um curso para ajudar as pessoas. Acho muito importante o acesso às informações que estou tendo através da Mirante, que contribui para meu crescimento pessoal e acadêmico”, comentou Patrícia.

O analista de Responsabilidade Social da concessionária Mirante, Jonatan Neves, acredita que o Projeto Pioneiros pode mudar a forma como os alunos encaram a realidade onde vivem. “Muitos deles despertam, inclusive, o interesse por áreas voltadas ao saneamento, ao meio ambiente e à qualidade de vida da comunidade. É bastante gratificante ver o interesse no olhar dos alunos”, disse Jonatan.