Arquivo de abril 29America/Sao_Paulo 2022

Mirante ilumina fachada em apoio a iniciativa Ambição 2030 do Pacto Global da ONU  

Postado por aegea-ppp em 29/abr/2022 - Sem Comentários

A Mirante iluminou a fachada de sua sede em apoio iniciativa Ambição 2030, realizado pela Rede Brasil do Pacto Global ONU (Organização das Nações Unidas), composta por sete grandes Movimentos criados para acelerar as metas propostas pela Agenda 2030 da ONU. A ação visa mobilizar instituições a partir do trabalho coletivo para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) definidos pela organização.

Os Movimentos são um chamado do Pacto Global da ONU Brasil às empresas brasileiras para reconhecerem a urgência e a necessidade de promover ações concretas, com metas e assumindo compromissos públicos. Fazem parte da estratégia os seguintes movimentos: Mente em Foco (ligado a ODS 3, Saúde e Bem-estar); Elas lideram 2030 (ODS 5, Igualdade de Gênero); + Água (ODS 6, Água Potável e Saneamento); Salário Digno (ODS 8, Trabalho decente e crescimento econômico); Raça é Prioridade (ODS 10, Redução das Desigualdades); Net Zero (ODS 13, Ação contra mudança global do clima) e Transparência 100% (ODS 16, Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

Na segunda-feira (25), lideranças e os principais CEOs do setor privado no país se reuniram em um jantar que marcou o lançamento da iniciativa Ambição 2030. A Aegea, maior companhia privada de saneamento do país – da qual a Mirante faz parte, foi representada pelo seu CEO, Radamés Casseb, que destacou o compromisso da companhia com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e se comprometeu publicamente com o Movimento +Água, que engloba ações que reforçam a importância da ODS 6 – Água Potável e Saneamento.

A data marcou também o lançamento de diversas ações de comunicação com o objetivo de conscientizar a população sobre as metas, como intervenções artísticas, por exemplo, do qual Mirante aderiu fazendo a iluminação de sua fachada com as cores do Movimento.

Há 10 anos, a Mirante é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba por meio de uma PPP (Parceria Público- Privada) com o Semae. A cidade atingiu a universalização do saneamento em 2014, apenas dois anos após a chegada da empresa na cidade. Além disso, Piracicaba está entre os 10 municípios do país em saneamento segundo os principais estudos do setor.

Pacto Global

O Pacto Global surgiu de um acordo firmado em 2015 pelos estados-membros da ONU, com o compromisso de seguir as diretrizes do documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Em todo o planeta, mais de 14 mil empresas espalhadas 160 países aderiram ao plano. A rede Brasil do Pacto Global é a terceira maior do mundo, com mais de 1,5 mil participantes.

Saiba mais sobre a iniciativa 2030 no site https://www.pactoglobal.org.br/movimentos

Poço de Visita garante acesso e efetividade às redes de esgoto

Postado por aegea-ppp em 28/abr/2022 - Sem Comentários

Você sabe o que é um ‘PV’ e para que serve? Muitas pessoas acham que o PV é apenas uma ‘tampa de ferro’, geralmente redonda, encontrada em ruas e calçadas. Mas o PV é muito mais que uma ‘tampa’: é um poço de visita construído estrategicamente para oferecer acesso fácil às equipes de manutenção, limpeza e vistoria de redes de esgoto e de drenagem de água pluvial, seja de sistemas particulares ou públicos, necessário em todos os municípios.

Embora possua uma estrutura bastante resistente, os PVs não são construídos com a finalidade de receber qualquer tipo de descarte externo. Têm a finalidade de servir como ponto de acesso às redes, para execução de vistorias e limpezas e necessitam de cuidados especiais, quanto ao uso correto.

De acordo com Giovan Christofolletti, supervisor de serviços da Mirante – empresa responsável pelo esgotamento sanitário de Piracicaba por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae – jamais deve-se descartar qualquer tipo de lixo na rede de esgoto, como papel higiênico, absorventes, cotonetes, fraldas, máscaras, entre outros. “O esgoto percorre muitos quilômetros na rede, sendo que descartes irregulares acabam atrapalhando o escoamento do esgoto causando os entupimentos das redes coletoras”, explica.

Tais lançamentos ocasionam entupimentos e possíveis rupturas nas tubulações.

Por isso, lembra Giovan, “É primordial que se entenda que o PV é um acesso à rede coletora e deve ser utilizado exclusivamente pelas equipes da Concessionária, como instrumento de manutenção da infraestrutura de coleta. Descartar lixo e outros objetos nos PVs é, além de proibido e perigoso, prejudicial a toda a rede de esgotamento sanitário”.

Mirante: excelência expressa em números e na universalização do esgoto

Postado por aegea-ppp em 27/abr/2022 - Sem Comentários

A universalização do esgoto em Piracicaba, conquistada em 2014, garante qualidade de vida e bem-estar à população, além da presença do município no topo de rankings nacionais de saneamento básico. E quando essa condição é traduzida em números, destaca-se a atuação da concessionária Mirante que, ao longo da última década, elevou os serviços de esgotamento sanitário da cidade ao patamar de excelência.

Para se ter uma ideia, nos últimos sete meses – período entre agosto de 2021 e fevereiro este ano – o volume total de esgoto in natura que deixou de ser despejado no meio ambiente equivale a 23.456.609 m³. “Ou seja, a Mirante tratou nesse período 23,4 bilhões de litros de esgoto”, comenta o gerente de Operações da Mirante, Rodrigo Leitão. O montante equivale a, aproximadamente, o volume de 9.360 piscinas olímpicas – cada uma com 2,5 milhões de litros de água.

“Piracicaba, cidade que conquistou a universalização do esgotamento sanitário em 2014, é um contraponto de eficiência em relação às estatísticas nacionais de saneamento básico. Essa situação privilegiada do município foi fruto de grandes investimentos, planejamento administrativo e operacional, além da oferta contínua de serviços de qualidade na gestão do esgotamento sanitário”, analisa a diretora presidente da Mirante, Silvia Leticia Tesseroli.

A eficiência de Piracicaba no saneamento básico contrasta com os dados quantitativos disponibilizados pelo Esgotômetro, ferramenta digital mantida pelo Instituto Trata Brasil que mapeia a carência das redes de esgoto no país.

De acordo com o Esgotômetro, o volume de esgoto sem tratamento lançado mensalmente na natureza corresponde a 160 mil piscinas olímpicas. Até o dia 15 de março, portanto, essa descarga irregular se aproximava de 395 mil piscinas de esgoto descarregadas no meio ambiente.

De acordo com dados de 2019 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), quase 100 milhões de brasileiros (ou 46% da população) ainda não têm acesso à coleta de esgoto. No mesmo ano, o Brasil registrou mais de 273 mil internações por doenças de veiculação hídrica decorrentes da falta de saneamento.

 

O Esgotômetro pode ser acessado na página principal do site www.tratabrasil.org.br .

 

 

 

 

 

 

 

Mirante 10 anos: um legado para o futuro

Postado por aegea-ppp em 25/abr/2022 - Sem Comentários

A Mirante completa 10 anos em Piracicaba, no mês de junho, com saldo extremamente positivo: a universalização do tratamento de esgoto. Além do benefício ao meio ambiente e a redução na incidência de doenças na população, a Mirante colocou o município à frente de um direito universal, ou seja, saneamento para todos. Hoje, Piracicaba dispõe de 24 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), 62 Estações Elevatórias de Esgoto, além de cerca de 1.400 quilômetros de redes coletoras de esgoto.

Para atingir a universalização, os investimentos realizados pela concessionária no município contemplam a construção de cinco estações de tratamento de esgoto, além de 15 estações elevatórias, que foram inauguradas ou ampliadas.

Atualmente, são beneficiadas pela estratégia de universalização dos serviços aproximadamente 420 mil pessoas. Entre os ganhos com a universalização destacam-se a redução dos problemas de saúde, a valorização imobiliária, a valorização do turismo local e a melhora da qualidade de vida.

Logo, os benefícios da Parceria Público-Privado nesses 10 anos de atuação englobam ganhos ambientais, econômicos e sociais ao município e serão permanentes à medida que a PPP trabalha, incansavelmente, para aprimorar seus serviços de forma continuada.

UM OLHAR PARA O FUTURO

Ao observarmos os investimentos e benefícios gerados no processo de universalização do saneamento em Piracicaba, que reduziram déficits históricos – com destaque para os investimentos em tratamento de esgoto, precisamos considerar o legado da universalização para o futuro. “São ganhos na saúde, na produtividade, no turismo, no aproveitamento escolar, na valorização imobiliária e ambiental, que perdurarão para sempre. E os investimentos na área devem continuar para manter a universalização. Para tanto, são necessários investimentos a fim de preservar as instalações já existentes e ampliar as redes coletoras de esgoto e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) a fim de acompanhar, ainda, a expansão da cidade”, afirma a diretora presidente da Mirante, Silvia Leticia Tesseroli.

Com o Marco Legal do Saneamento aprovado em 2020, o legado da universalização tem prazo para acontecer em todos os municípios brasileiros, mas Piracicaba saiu na frente e está entre os 10 primeiros colocados no que se refere a saneamento, considerando os 100 maiores municípios brasileiros segundo o Instituto Trata Brasil.

O atendimento ao Marco do Saneamento significa o direito universal e básico de permitir que todo ser humano tenha acesso à água tratada e seja servido por coleta e tratamento de esgoto, condição essa de preservação de vidas, pois leva saúde para a população e preserva o meio ambiente, entre outros benefícios.

DIREITO DE TODOS

A água é um bem de todos e, apesar de vir da natureza, requer uma série de investimentos e gastos para chegar nas nossas torneiras, entre eles os da tubulação, que faz sair da fonte para chegar às estações de tratamento. Após tratada e circular por toda a rede, chega até nossas casas. “Por isso, preservar é a única maneira de não faltar. Uma das formas de preservação é a coleta e o tratamento adequado do esgoto, para que a água volte para a natureza e as fontes não diminuam; além disso, é necessário o uso consciente desse recurso tão precioso para vida humana e de todas os seres vivos”, comenta Sílvia.

“Levar saneamento básico não é só saúde e proteção ambiental, vai muito além disso, é levar dignidade para a população e contribuir com o futuro dos nossos filhos, netos e dos que ainda habitarão a terra. É um investimento contínuo e de longo prazo e que tem que ser estimulado, apoiado e cobrado pela população para que não fique só no discurso. Nós de Mirante estamos trabalhando para construir um futuro melhor e contamos com o apoio da população piracicabana para nos ajudar nesse propósito”, finaliza Silvia.

 

 

 

Mirante: saneamento básico e indústria competitiva

Postado por aegea-ppp em 14/abr/2022 - Sem Comentários

Piracicaba tem uma situação diferenciada em relação à maioria das cidades brasileiras em termos de nível de saneamento básico, já que os reflexos socioambientais dessa condição são inúmeros. Mas a qualidade do saneamento básico piracicabano também é um dos fatores-chave para a competitividade da indústria local.

Desde 2014, Piracicaba alcançou a universalização dos serviços de esgoto e figura no topo de avaliações, levantamentos e rankings sobre saneamento básico e qualidade de vida de sua população.

A universalização do esgoto em Piracicaba foi possível a partir do estabelecimento, em 2012, de uma parceria público-privada (PPP) entre o poder público municipal e a concessionária Mirante, empresa da holding Aegea Saneamento.

Além dos inúmeros avanços sociais, esse marco sanitário trouxe benefícios diretos ao setor industrial instalado na cidade e, indiretamente, colaborou com a expansão econômica do município.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no período entre 2012 e 2018 o PIB (Produto Interno Bruto) da cidade mais do que dobrou, saltando de R$ 11,88 bilhões para R$ 26,42 bilhões. E a indústria foi um dos setores que mais contribuiu com esse avanço.

Por sua vez, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) observa que para cada R$ 1 bilhão investido no setor de saneamento são gerados R$ 3,1 bilhões, além de milhares de empregos e crescimento da arrecadação de impostos.

“A competitividade do parque industrial de um município está vinculada à existência de um cenário favorável que engloba vários aspectos, infraestrutura e um sistema de saneamento básico eficiente e de qualidade”, analisa o gerente de Operações da Mirante, Rodrigo Leitão. “A universalização do saneamento não só aumenta a qualidade de vida da população, como contribui para a valorização imobiliária, além de atrair investimentos significativos para o município. Grandes empresas levam em conta vários fatores para se instalar numa cidade e o saneamento básico é um desses fatores, de grande relevância”, afirma Rodrigo.

Vale lembrar ainda que a universalização do saneamento promove saúde, melhora a qualidade de vida da população e até a produtividade dos indivíduos, contribuindo com a educação e com as atividades econômicas. “Nessa perspectiva, a Mirante se orgulha por contribuir com a universalização do saneamento e a evolução econômica de Piracicaba”, afirma a diretora presidente da PPP, Silvia Leticia Tesseroli. Ela salienta ainda que a universalização além de atrair empresas também influencia no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que é baseado em três principais indicadores: Educação, Saúde e Renda.

 

 

Os reflexos da universalização do saneamento na saúde

Postado por aegea-ppp em 12/abr/2022 - Sem Comentários

Muita coisa mudou em Piracicaba após a chegada da Mirante, empresa responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana do Município por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae. Entre outros muitos benefícios, o trabalho de Mirante melhorou a saúde da população piracicabana, como é possível ver nos dados do Datasus, houve queda de 92% de internações por doenças diarreicas no município no período de atuação da PPP. Este é mais um motivo de orgulho para o piracicabano.

Nesse quesito, Piracicaba pode se considerar privilegiada, pois muitos municípios do país vivem realidades bem diferentes, registrando ainda altas taxas de mortalidade infantil, tendo como principais causas doenças como parasitoses, diarreias, febre tifoide e leptospirose. “É muito importante que Piracicaba seja destaque em vários rankings de saneamento, mas o mais importante é o quanto a universalização mudou a vida das pessoas”, afirma a diretora presidente da Mirante, Silvia Letícia Tesseroli. “É gratificante ressaltar para o que trabalhamos: para que a população tenha mais saúde e para que o meio ambiente seja preservado. E isso não tem preço”, completa Silvia.

Cuidar de pessoas é o que a Mirante mais faz e esse cuidado, além de indicadores expressivos como a queda nos registros de doenças diarreicas, começa com os colaboradores que atendem a população piracicabana. “Diariamente temos equipes trabalhando incansavelmente nas ruas do município na manutenção de toda a infraestrutura urbana que compreende a rede coletora de esgoto.”

A diretora presidente destaca que tem muito orgulho do time de agentes da dignidade que atuam na concessionária. “São equipes que trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana, para manter toda tubulação que recolhe o esgoto da cidade e o destina para locais adequados, que são as Estações de Tratamento de Esgoto”, diz.

O legado da universalização para o futuro contempla – além dos benefícios à saúde – produtividade, turismo, aproveitamento escolar, valorização imobiliária e ambiental, que perduram para sempre. “Os investimentos na área devem, e irão, continuar para manter a universalização e, assim, a qualidade de vida de toda população”, finaliza a diretora presidente.

 

Projeto Saúde Nota10 leva banheiro itinerante à Escola Municipal

Postado por aegea-ppp em 11/abr/2022 - Sem Comentários

O projeto Saúde Nota 10, executado pela área de Responsabilidade Social da Mirante, promoveu encontro na Escola Municipal Professor Aracy Moraes Terra, na última sexta-feira (08), para reforçar a conscientização sobre o uso correto da rede de esgoto. O evento contou com palestra lúdica, por meio de um ‘banheiro itinerante’, ministrada pelo analista de Responsabilidade Social, Jonatan Neves, para 110 alunos, além de professores, coordenador e diretor. A unidade educacional possui 286 alunos do ensino fundamental, na faixa etária entre seis e 11 anos.

Entre os temas apresentados, Jonatan reforçou a prática de não descartar nenhum tipo de lixo na rede de esgoto, principalmente papel higiênico, cotonete, fio dental, cabelo, entre outros. Esses e outros itens descartados no vaso sanitário, no ralo do box ou na pia do banheiro vão se acumulando na rede e podem provocar entupimentos nas tubulações, aumentar as chances de retorno de dejetos e mau cheiro nas residências, além de prejudicar o meio ambiente.

O diretor da unidade, José Roberto Negrisolo, e a coordenadora pedagógica, Regina Aguiar, salientaram que ações como prevenção da dengue, utilização correta da água, além de projetos de leitura são realizados constantemente na escola. Contudo, a ação ambiental da Mirante foi de extrema importância para a consciência e mudanças de hábitos que são praticados irregularmente no dia a dia, como descarte de lixo na rede de esgoto.

Segundo eles, “Foi maravilhosa essa participação da Mirante junto à escola, ensinando as nossas crianças de maneira lúdica, trazendo para a sala de aula a utilização correta das redes de esgoto. Nós ficamos muito gratos e esperamos que ações como esta sempre se repitam”.

Para a professora Patrízia Simonato de Aguiar Casarollo, o evento fez um diferencial na programação escolar. “Ótima essa ação porque os alunos não têm esse conteúdo sobre o tratamento de esgoto. Apoio muito esta iniciativa e espero que ela seja repetida em todas as escolas”, afirmou Patrízia, opinião compartilhada pela professora Denise Lozano Farezini. “Essa palestra foi fundamental para esclarecer os alunos, e com certeza, a partir de agora, fará todo a diferença em seus cotidianos”, disse Denise.

“Todo conhecimento adquirido nesta palestra, certamente terá uma ramificação muito positiva, pois sabemos que as crianças levarão para seus familiares. E mesmo que haja uma cultura enraizada de comportamentos irregulares, as famílias tendem a ouvir e acatar os ensinamentos quando são trazidos por seus próprios filhos. É o poder da criança na transformação da família”, completou a professora Cristiane Maria Tremocoldi.

 

 

Mirante promove campanha de vacinação

Postado por aegea-ppp em 07/abr/2022 - Sem Comentários

A Mirante, empresa responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae, promoveu, nesta quinta-feira (07), mais uma campanha de vacinação contra a gripe destinada a todos os colaboradores da empresa com o objetivo de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença causada pelo vírus influenza.

A iniciativa, que é realizada anualmente, visa minimizar a carga do vírus da gripe, além de reduzir os sintomas da doença que também podem ser confundidos com os da Covid-19. De acordo o Ministério da Saúde, a vacinação não tem eficácia contra a Covid-19, porém ajuda a diferenciar o diagnóstico uma vez que os sintomas são parecidos. Além disso, reduz a procura por serviços de saúde e abstenções no trabalho.

A ação, que envolveu as áreas de EHS (Environment, Health and Safety), Recursos Humanos e Responsabilidade Social da Mirante, teve como foco imunizar todo o quadro de funcionários, principalmente os profissionais que atuam nas áreas técnicas, em ambientes externos. Além da vacinação, os colaboradores também tiveram a pressão arterial aferida e passaram por testes de glicemia.

“O colaborador é o bem mais precioso da empresa e garantir que ele desempenhe suas atividades em condições seguras é a nossa principal preocupação, especialmente por estarmos em uma área considerada serviço essencial. Desta forma, ao imunizarmos o colaborador, estamos garantindo a continuidade dos serviços com eficiência e evitando que o profissional esteja exposto a algum risco”, afirmou a supervisora de EHS da Mirante, Carla Nogueira.