Arquivo de agosto 30America/Sao_Paulo 2022

Comunidade Portelinha recebe Oficina de Sabão Ecológico

Postado por aegea-ppp em 30/ago/2022 - Sem Comentários

A área de Responsabilidade Social da Mirante promoveu, no último sábado (27), mais uma Oficina de Sabão Ecológico, dessa vez na Comunidade Portelinha. O objetivo das oficinas é difundir a destinação correta do óleo de cozinha usado, além de ensinar como produzir o sabão ecológico como uma fonte alternativa de renda.

De acordo com Gabriel Bertolo, da área de Responsabilidade Social da Mirante, a oficina reuniu moradoras da Portelinha que, bastante motivadas, aprenderam a produzir o sabão ecológico. “É muito importante ações como essas porque conversamos sobre como o óleo usado pode prejudicar o meio ambiente e como podemos utilizá-lo em favor da economia familiar e geração de renda”, disse Gabriel.

Outro fator considerado durante essas reuniões é como o produto pode afetar a rede coletora de esgoto quando descartado em pias e ralos. “O descarte de óleo na rede coletora é uma das principais causas de entupimento. Além disso, segundo o Instituto Trata Brasil, cada litro de óleo despejado na natureza polui cerca de 20 mil litros de água. Por isso a importância do descarte correto”, salienta Gabriel.

“A Oficina de Sabão Ecológico foi muito boa, eu adorei. Muito interessante saber o que fazer com o óleo de cozinha usado, esse é o foco do projeto”, disse a moradora Luciana Theodoro. Para o líder comunitário Edvaldo Carvalho, a oficina foi muito positiva. “Parabéns para a Mirante pela iniciativa e, principalmente, parabéns para a comunidade que abraçou a ideia. Nossa intenção é estender essa prática para que as pessoas conheçam o sabão e ecológico e, assim, destinem corretamente o óleo de cozinha usado”, afirmou Edvaldo.

Armazenar o óleo usado é bem simples:

1) Filtre o óleo: após   utilizar o óleo para frituras, é necessário filtrá-lo assim que ele esfriar, sobretudo se for em frituras que deixam restos de comida.

2) Armazene em garrafas PETs: após utilizar o óleo de fritura, resfriá-lo e filtrá-lo, armazene-o em uma garrafa PET. Essa atitude reduz os riscos de entupimento de tubulações e conserva o óleo para que ele seja encaminhado para os pontos de coletas e, também, para ser utilizado nas oficinas de sabão ecológico do Programa De Olho no Óleo.

CONTATO

Ficou interessado?

Entre em contato pelo e-mail gabriel.bertolo@miranteppp.com.br .

Acesse também nosso site www.miranteppp.com.br e nossas redes sociais: Mirante (Facebook) e @miranteppp (Instagram) para saber mais.

 

 

 

Uso correto da rede coletora é tema de reuniões do Programa Afluentes

Postado por aegea-ppp em 26/ago/2022 - Sem Comentários

O uso correto da rede coletora de esgoto foi um dos temas tratados pela área de Responsabilidade Social da Mirante durante o encontro do Programa Afluentes, realizado na Comunidade Portelinha. Os números mostram que a conscientização sobre o tema deve ser ininterrupta junto à população: somente no ano passado, foram descartadas toneladas de material sólido e lixo nas redes de esgoto de Piracicaba.

O objetivo do Afluentes é promover a integração entre a população e a empresa, buscando estabelecer um canal aberto de comunicação com a comunidade. Dessa maneira, a Mirante ouve os moradores, conhece suas necessidades, sugestões e opiniões sobre os serviços prestados e, ainda, promove o engajamento em ações de sustentabilidade.

Durante a roda de conversa com os moradores foram abordados temas como: o uso correto da rede coletora de esgoto, separação e descarte de lixo e os benefícios do saneamento para a saúde da população. No encontro, os moradores também puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Mirante, que completou 10 anos de atuação em Piracicaba, e as mudanças positivas que vieram por meio dos investimentos no município que garantiram a universalização da coleta e tratamento do esgoto, garantindo saúde e qualidade de vida para a população e para a cidade como um todo.

 

Segundo Edvaldo Calçada, líder comunitário da Comunidade Portelinha: “ações como esta, de visita à comunidade, são muito positivas porque trazem informação e conhecimento sobre nossas ações diárias e como podemos contribuir, através delas, com o meio ambiente”.

 

PROGRAMA AFLUENTES

O Afluentes é um programa desenvolvido pela Mirante em Piracicaba desde o início da PPP (Parceria-Público-Privada) com o Semae. O objetivo do Afluentes é ouvir sugestões e contribuições da população, como forma de maximizar o desenvolvimento sustentável, minimizando impactos e, principalmente, envolvendo a comunidade nas nossas operações e na solução mais aderente à realidade local.

 

Para ter acesso aos benefícios do Programa Afluentes no seu bairro, entre em contato com a Mirante pelo e-mail gabriel.bertolo@miranteppp.com.br ou pelo (19) 97104-4007 (WhatsApp).

Moradores do bairro Vila Sonia participam de Oficina de Sabão Ecológico

Postado por aegea-ppp em 25/ago/2022 - Sem Comentários

A Oficina de Sabão Ecológico promovida pela área de Responsabilidade Social da Mirante, que ocorreu nesta quinta-feira (25), reuniu aproximadamente 15 pessoas no CRAS Vila Sonia. A iniciativa, aberta à população, teve ótima repercussão entre os participantes. Foram utilizados seis litros de óleo de cozinha, que renderam cerca de 35 barras de sabão.

 

A realização da oficina teve o intuito de ensinar como produzir o sabão ecológico que, além de dar um destino sustentável para o óleo de cozinha usado, pode ser revertido em renda extra para quem o produz. É importante lembrar que, além da possibilidade de auxiliar na economia familiar, a destinação correta do óleo de cozinha, utilizado diariamente nas refeições, é de grande valor para o meio ambiente – estudos mostram que 1 litro de óleo de cozinha pode contaminar 20 mil litros de água. Além disso, o óleo descartado na rede coletora vai se acumulando nas paredes da tubulação, causando entupimentos e prejuízos.

 

A Sra. Vera Elydia Sartori Zanin, participante da oficina, comenta que gostou bastante desta experiência, “porque, além de aprender uma maneira alternativa, e correta, de reciclar o óleo usado de cozinha, nós também aprendemos sobre como contribuir com o meio ambiente através disso. É sempre bom estar aprendendo coisas novas”.

 

“É gratificante contribuir com a comunidade numa oficina que aborda não somente a importância da consciência e responsabilidade individual com o meio ambiente, mas que também pode auxiliar na economia local”, afirma Gabriel Bertolo, da área de Responsabilidade Social da Mirante.

Gabriel ainda destaca as ações do programa Afluentes, realizado em parceria com as lideranças comunitárias: “Fazemos um trabalho constante de conscientização para que as pessoas não descartem esse óleo no ralo das pias, além de lixo e outros objetos que prejudicam o bom funcionamento da rede coletora de esgoto”.

 

PROGRAMA AFLUENTES

O Afluentes é um programa desenvolvido em Piracicaba desde o início da PPP (Parceria Público-Privada) entre a Mirante e o Semae. Pelo Afluentes, já passaram, nesses 10 anos, aproximadamente 16 mil pessoas. “O objetivo do Afluentes é ouvir sugestões e contribuições da população, como forma de maximizar o desenvolvimento sustentável, minimizando impactos e, principalmente, envolvendo a comunidade nas nossas operações e na solução mais aderente à realidade local. Através da parceria com a liderança comunitária, é possível a realização de oficinas como a de sabão ecológico”, conclui Gabriel.

Com a implantação da Caixa de Inspeção, moradores do Jardim Ibirapuera ganham em saúde, qualidade de vida e preservação do meio ambiente

Postado por aegea-ppp em 24/ago/2022 - Sem Comentários

Há 10 anos, a Mirante atua em Piracicaba através de uma PPP (Parceria-Público-Privada) com o Semae, sendo responsável pelo esgotamento sanitário urbano dos piracicabanos. São realizados, com frequência, investimentos em melhorias nas redes de esgoto do município, buscando a máxima eficiência dos serviços de coleta e tratamento, essenciais à população.

Neste sentido, a concessionária trabalha todos os dias para cuidar do esgotamento sanitário da cidade, investindo em infraestrutura e tecnologia, de forma que os moradores sintam positivamente o impacto desses avanços no dia a dia.

 

Exemplo disso é a obra realizada no bairro Jardim Ibirapuera. Perguntada sobre a expectativa com essa intervenção da Mirante, Ana Neves, que está há mais de 14 anos em sua padaria e mercearia na Rua Godofredo Bulhões Ferreira Carvalho, aponta “Eu acredito que melhora bastante porque os moradores também foram orientados sobre a importância das adequações nos imóveis. Com a construção da caixa de inspeção, fizemos a separação da água de chuva da rede de esgoto”.

 

PROGRAMA AFLUENTES NO SEU BAIRRO

Os moradores da Rua Godofredo Bulhões Ferreira Carvalho, no Jardim Ibirapuera, receberam, no final de setembro, a equipe de Responsabilidade Social da Mirante, através de visita do Programa Afluentes. O principal objetivo deste encontro foi orientar a comunidade das melhorias que o bairro receberia, através da obra, e as intervenções necessárias para que isso acontecesse, além de esclarecer dúvidas.

Para que o sistema de esgotamento sanitário funcione de forma adequada e, consequentemente, com o mínimo de intercorrências, os moradores do bairro que participaram da reunião foram orientados do uso de alguns itens de suma importância para isso, dentre eles, a Caixa de Inspeção – dispositivo que facilita o acesso ao ramal de esgoto do imóvel.

 

Sobre a instalação deste dispositivo, Ana, que já fez a adequação do seu comércio, finaliza dizendo: “Acho que todos devem se preocupar com isso pois melhora a rua, separa a água de chuva do esgoto e ajuda bastante a população”.

 

Precisa de mais informações sobre o Programa Afluentes ou quer uma visita no seu bairro? Para ter acesso aos benefícios do programa, entre em contato com a Mirante pelo e-mail gabriel.bertolo@miranteppp.com.br ou pelo (19) 97104-4007 (WhatsApp).

Crianças do CASE Educando Pelo Esporte participam de atividades do projeto Saúde Nota 10 da Mirante

Postado por aegea-ppp em 18/ago/2022 - Sem Comentários

A área de Responsabilidade Social da Mirante realizou, nesta terça-feira (16), com crianças do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) unidade Associação Atlética Educando Pelo Esporte, uma oficina do projeto Saúde Nota 10. Cerca de 80 crianças participaram das atividades, divididas em turmas pela manhã e tarde.

A oficina teve início com uma roda de conversa que abordou temas relacionados a educação sanitária e ambiental, levando-os a pensar criticamente sobre sua relação com o lixo produzido no cotidiano, seu correto descarte e meios de aproveitamento de materiais recicláveis para fins alternativos e o não descarte de lixo na rede coletora de esgoto.

Para Gabriel Bertolo, analista de Responsabilidade Social da Mirante, a atividade lúdica desenvolvida com o grupo envolveu temas importantes para a construção de conhecimentos relacionados à importância do saneamento, para a saúde e preservação do meio ambiente. “O lúdico viabiliza uma série de aprimoramentos em diversos âmbitos do desenvolvimento: cognitivo, motor, social e afetivo. Através do brincar, a criança inventa, descobre, experimenta, adquire habilidades, desenvolve a criatividade, a autonomia, expande o desenvolvimento da linguagem, pensamento e atenção, e também proporciona, além de situações prazerosas, o surgimento de comportamentos e assimilação de regras sociais. Nossa atividade uniu arte e educação, uma parceria que transforma a realidade da consciência sanitária e ambiental de cada participante”.

Bruna Eloá de Almeida Gomes, coordenadora da Equipe de Atividades do Educando, ainda reforça “Além da didática ter sido muito bacana e ter proporcionado um momento de descontração para as crianças, acredito que a oficina foi importante para o desenvolvimento cidadão deles porque, através dessa vivência, foram estimulados pelo contato com várias peças que, geralmente, vão para o lixo no seu dia-a-dia, e que não tinham o olhar de que aquilo poderia virar um brinquedo, uma escultura, ser algo divertido. Eles só olhavam para aquilo como lixo e, hoje, após a oficina, esse olhar vai ser diferente”.

 

SAÚDE NOTA 10

O projeto Saúde Nota 10 proporciona à crianças e adolescentes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, água e saneamento, temas que são transversais a diversas disciplinas. Por meio de módulos contendo atividades práticas adaptadas a cada faixa etária, são utilizados recursos diversos, bem como experiências in loco em que os alunos são incentivados a pensar em soluções para sua escola, seu bairro e seu dia a dia, no que tange o uso da água, o tratamento do esgoto e a correta destinação de resíduos e materiais.

Para mais informações, entre em contato com a equipe de responsabilidade social da Mirante pelo e-mail gabriel.bertolo@miranteppp.com.br ou pelo (19) 97104-4007 (WhatsApp).

 

CASE – Unidade Associação Atlética Educando Pelo Esporte

O CASE e os projetos do Educando atendem crianças e adolescentes de 6 a 15 anos – o projeto Educando atende adolescentes até os 17 –, em situação de vulnerabilidade e risco social, prioritariamente em casos em que haja ocorrência de trabalho infantil. O principal objetivo do CASE e dos projetos do Educando é estabelecer um serviço de convivência para as crianças e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. As atividades são ofertadas no horário oposto ao da grade escolar regular e, portanto, num período em que uma atividade não interfira na outra.

Rua Benedito Bonzon Penteado, 615 – Pacaembu, Piracicaba/SP

Fone: (19) 3433-5085

Mirante promove Oficina de Sabão Ecológico no CRAS Vila Sonia

Postado por aegea-ppp em 11/ago/2022 - Sem Comentários

A área de Responsabilidade Social da Mirante promove, no dia 25 de agosto, a partir das 9h, uma Oficina de Sabão Ecológico no CRAS Vila Sonia, localizado na Rua São Pedro, 152 – Parque Piracicaba. A intenção é que os interessados aprendam não somente a dar destino correto ao óleo de cozinha usado, mas ter a possibilidade de aprender uma atividade que possa gerar renda. São 20 vagas para a oficina e as inscrições devem ser feitas presencialmente, no CRAS Vila Sonia.

“Aprender a fazer sabão a partir do óleo de cozinha usado tem um apelo ecológico grandioso porque, além desse material não ser descartado de forma incorreta, pode gerar renda para quem o fabrica, até ajudar na economia familiar”, afirma o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo. Ele lembra que as pessoas interessadas em aprender a fazer o sabão já podem ir guardando o óleo usado na cozinha e levá-lo, em garrafas pet, para a oficina.

O óleo de cozinha usado, descartado na rede coletora de esgoto, gruda nas paredes da tubulação, forma crostas e, por consequência, causa entupimentos. “Fazemos um trabalho constante de conscientização para que as pessoas não descartem esse óleo no ralo das pias”, comenta Gabriel. Além disso, o óleo contamina a água.

Segundo o colaborador da Mirante que vai ministrar a oficina, Danilo Munhoz, fazer sabão ecológico é bastante simples. “São necessários óleo de cozinha, soda, desinfetante e detergente ou sabão em pó”, explica. A oficina é aberta a todos os interessados.

 

COMO ARMAZENAR O ÓLEO USADO

Para guardar o óleo usado, siga esses passos:

  1. Espere esfriar e filtre o óleo, especialmente aquele que fica com restos de alimentos;
  2. Armazene-o em uma garrafa PET;
  3. Guarde e leve para ser utilizado na Oficina de Sabão Ecológico.

 

SERVIÇO

Oficina de Sabão Ecológico

Data: 25/08

Horário: 9h

Endereço: CRAS Vila Sonia – Rua São Pedro, 152 – Parque Piracicaba

Aegea ganha Prêmio ECO com projeto que integra lodo na economia circular

Postado por aegea-ppp em 10/ago/2022 - Sem Comentários

A Aegea, líder em saneamento no setor privado, recebeu o Prêmio ECO pelo projeto “Integrando o Lodo no Conceito de Economia Circular na unidade Mirante de Piracicaba”. Promovida pela AMCHAM e Época Negócios, esta é umas das premiações mais tradicionais ligadas à proteção ambiental no país. Realizado há 39 anos, o Prêmio ECO foi pioneiro no reconhecimento de empresas que adotam práticas responsáveis, gerando reflexões sobre o desenvolvimento empresarial sustentável no Brasil. O case da Aegea foi analisado por um time de 50 jurados e especialistas, e competiu com 108 iniciativas. No total, foram reconhecidos 28 projetos de 27 empresas de diferentes portes e segmentos da economia.

A Aegea investe continuamente em soluções voltadas à economia circular, especialmente com ações que envolvem o manuseio e reutilização do lodo em suas operações. O primeiro passo dessas ações é caracterizar as diferentes composições do lodo das estações de tratamento, assim como pesquisar o potencial de uso local e da recuperação química e energética do material. Um exemplo desse trabalho é o realizado na Mirante, concessionária da Aegea que opera o sistema de esgotamento sanitário em Piracicaba, interior de São Paulo. É um exemplo de parceria vencedora, envolvendo a empresa, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP).

O presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, ressalta que a iniciativa é parte do compromisso da empresa com a qualidade do meio ambiente. “A Aegea tem um forte compromisso com os pilares ESG, então é uma alegria ver o reconhecimento de especialistas num projeto que não apenas trata o lodo, como o transforma em um material produtivo, conceito da economia circular”.

Silvia Leticia Tesseroli, diretora presidente da concessionária Mirante, destaca que o projeto é parte de um seleto grupo de iniciativas inovadoras e inspiradoras em sustentabilidade desenvolvidas na Mirante. “O projeto do lodo integrado à economia circular contribui para inspirar o desenvolvimento de práticas sustentáveis no saneamento, além de deixar um legado positivo para a população. Ele foi desenvolvido por colaboradores da empresa, pela comunidade e pesquisadores locais, então ficamos muito honrados com a premiação.”

“Na Mirante, desde 2020, realiza-se a secagem do lodo à luz solar, iniciativa que reduz o volume total de lodo gerado nas quatro maiores estações de tratamento do município. Com a geração de lodo de ETEs, de aproximadamente 1,2 mil toneladas por mês, a concessionária desenvolveu, também, o processo de compostagem, uma alternativa biológica para o tratamento do lodo, propondo uma disposição sustentável como fertilizante na agricultura, ao invés do encaminhamento tradicional a aterros sanitários. As iniciativas da Mirante, no que diz respeito aos processos de tratamento e disposição do lodo de estações de tratamento de esgoto, visam reduzir os impactos ambientais das operações das ETEs, buscando soluções cada vez mais comprometidas com as políticas de ESG da empresa”, comenta o gerente de operações da concessionária, Rodrigo Leitão, que também esteve na cerimônia de premiação.

Ainda no caso do potencial do lodo das estações de tratamento, a Aegea investe em diversas pesquisas, buscando verificar o aproveitamento energético do material, como a “Plataforma de inovação para geração de energia a partir do hidrogênio usando fontes renováveis” – parceria com Faperj/UFF”. Através dela, se pesquisa a possibilidade de obtenção do bio-óleo e a incineração do material como fontes de energia em comparação às alternativas convencionais, evitando o descarte do lodo no meio ambiente. Outros usos de compostos à base de lodo são na fabricação de argamassas, cimento, tijolos, no tratamento de águas de baixa turbidez e na recuperação de coagulantes de controle de H2S.

 

O Prêmio ECO

O prêmio ECO, cujo nome surgiu da fusão das palavras empresa e comunidade, foi fundado em 1982 para premiar práticas sustentáveis. Em 2022, o evento se juntou à Revista Época Negócios e seu canal “Um Só Planeta” para reconhecer as melhores e mais inovadoras iniciativas de ESG no Brasil. A organização do evento notou, neste ano, tendências como a parceria entre empresas de diferentes setores para endereçar temas complexos da agenda ESG, como o combate à violência doméstica e o desperdício de alimentos, assim como a preocupação das empresas com a circularidade de seus produtos.

 

Sobre a Aegea

A Aegea Saneamento é companhia privada líder em saneamento, atuando por meio de suas concessionárias em diversos estados de norte a sul do Brasil. Com um crescimento consistente, a Aegea saltou de seis municípios atendidos em 2010 para 154 em 2021, em 13 estados, beneficiando mais de 21 milhões de pessoas. Esse crescimento só foi possível graças ao modelo de negócio da empresa, que tem como base eficiência operacional, foco na universalização do saneamento e investimentos responsáveis alinhados aos princípios ESG (Em português: Governança Ambiental, Social e Corporativa). Para mais informações, acesse: http://www.aegea.com.br/

Válvula de retenção: tecnologia em prol da saúde e preservação do meio ambiente

Postado por aegea-ppp em 09/ago/2022 - Sem Comentários

Instalada na caixa de inspeção, a válvula de retenção de esgoto é um dispositivo simples e eficaz, que atua no bloqueio de possíveis retornos de esgoto para dentro do imóvel, além de impedir a entrada de animais peçonhentos pela tubulação. Já a caixa de inspeção, é um elemento do sistema coletor de esgoto, e deve ser implantada na calçada do imóvel, sendo essencial que ela permaneça deslacrada, já que é utilizada para vistoria de interligações pela concessionária Mirante.

Para garantir que a válvula de retenção de esgoto cumpra a sua função, de liberar a passagem do esgoto da residência e bloquear o retorno de esgoto, esta ferramenta deve ser instalada preferencialmente por um Encanador ou Instalador Hidráulico.

Segundo o supervisor de Serviços da Mirante, Giovan Christofolletti, o mecanismo deve ser instalado de forma que acompanhe a declividade da tubulação interna do imóvel, para facilitar o escoamento do esgoto. “A válvula de retenção possui uma geometria simples e perfeita para garantir o escoamento do esgoto pelas residências, bem como uma tampa que funciona como porta, impedindo que retorne esgoto da rede pública e animais peçonhentos, ratos e baratas, para dentro dos imóveis”, destaca.

Giovan também alerta para a atenção e cuidado que se deve ter com as ligações de água de chuva (pluvial), que não devem ser conectadas à rede coletora de esgoto. “Em dias com precipitações pluviométricas no município de Piracicaba, a rede coletora de esgoto, que não é dimensionada para coleta de águas pluviais, acaba recebendo grande contribuição devido às conexões irregulares de água de chuva, danificando esta rede”.

Portanto, é importante realizar inspeções periódicas e limpezas na caixa de inspeção e na válvula de retenção de sua casa. Essa ação simples preserva a saúde da população e o meio ambiente.

Mirante recebe Certificação FIA Employee Experience – Clima Organizacional

Postado por aegea-ppp em 05/ago/2022 - Sem Comentários

Prestar um ótimo atendimento aos usuários é imprescindível para a Mirante, principalmente porque esgotamento sanitário é um serviço essencial para a população. Mas não é só esse o grande diferencial da empresa, a Mirante também tem como um de seus focos principais o relacionamento com os seus colaboradores. “Um ambiente interno de qualidade, harmonioso, reflete no atendimento que nossos colaboradores prestam à população. Por isso é tão importante que estejamos todos em sintonia”, afirma diretora presidente da Mirante, Silvia Leticia Tesseroli

Essa preocupação da Mirante tem surtido resultados bastante positivos: pelo segundo ano consecutivo, a empresa recebeu a Certificação FIA Employee Experience – Clima Organizacional. “Receber o Certificado FEEx é motivo de muito orgulho para todos nós, pois trata-se de um reconhecimento de todo o esforço dos dirigentes, do RH, dos gestores e demais colaboradores, em construir um ambiente de trabalho agradável”, afirma Silvia. Nesse sentido, o diretor executivo da Mirante, Luiz Henrique Nobrega, reforça a fala de Silvia. “A certificação mostra que estamos no caminho certo, mas não paramos por aqui. Nosso propósito e compromisso é melhorar sempre nosso ambiente de trabalho e assim, aproximar nossos colaboradores ainda mais da comunidade”, disse Luiz.

O colaborador Otoniel Gabriel, que trabalha na Mirante desde o início da operação em Piracicaba, há 10 anos, comenta como é o ambiente na empresa. “Aqui (na Mirante) o clima é muito diferente, somos valorizados, ouvidos. É muito importante essa abertura que temos, isso influencia até no relacionamento entre os colegas. Faz toda diferença”, afirma Otoniel.

Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar é uma iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA) que destaca as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os seus colaboradores. Os vencedores são definidos a partir dos resultados da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx).

 

 

 

255 anos de Piracicaba

Postado por aegea-ppp em 01/ago/2022 - Sem Comentários

A Mirante está presente em dez dos 255 anos de Piracicaba, completados nesta segunda-feira, 1º de agosto. Dez anos pode parecer pouco diante de 255, mas nesse curto período, muita coisa mudou. A concessionária iniciou suas atividades em junho de 2012 por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae e, em pouco tempo, transformou a realidade do piracicabano na área de esgotamento sanitário.

Em apenas dois anos de atuação da Mirante, Piracicaba atingiu a universalização do esgotamento sanitário, fruto dos investimentos realizados pela concessionária no município. Hoje, Piracicaba dispõe de 24 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), 62 Estações Elevatórias de Esgoto, além de cerca de 1.400 quilômetros de redes coletoras de esgoto. “A ETE Bela Vista, uma das estações de tratamento de esgoto mais modernas do país, construída 100% pela Mirante, possibilitou que a universalização do saneamento chegasse em tempo recorde”, comenta o diretor executivo da unidade, Luiz Henrique Nóbrega.

Atualmente, são beneficiadas pela estratégia de universalização dos serviços mais de 420 mil pessoas. Entre os ganhos com a universalização destacam-se a redução dos problemas de saúde, a valorização imobiliária, a valorização do turismo local e a melhora na qualidade de vida. Logo, os benefícios da Parceria Público-Privado nesses 10 anos de atuação englobam ganhos ambientais, econômicos e sociais ao município e serão permanentes à medida que a PPP trabalha, incansavelmente, para aprimorar seus serviços de forma continuada.

“Levar saneamento básico não é só saúde e proteção ambiental, vai muito além disso, é levar dignidade para a população e contribuir com o futuro dos nossos filhos, netos e dos que ainda habitarão a terra. É um investimento contínuo e de longo prazo, que tem que ser estimulado, apoiado e celebrado pela população. Nós da Mirante, ficamos orgulhosos em trabalhar para construir um futuro melhor para o piracicabano”, afirma a diretora presidente da Mirante, Silvia Leticia Tesseroli, que parabeniza a cidade pelos seus 255 anos.

REPONSABILIDADE SOCIAL

Mas além das obras físicas, que proporcionaram a universalização do saneamento em Piracicaba, a Mirante, desde o início de atuação, investe em pessoas. A área de Responsabilidade Social da concessionária é um diferencial da empresa em Piracicaba. Está presente diariamente na vida das pessoas por meio de projetos e programas destinados, especialmente, à população mais vulnerável, sem tirar de foco a sustentabilidade.

Dentre tantas iniciativas, a concessionária trouxe para Piracicaba projetos importantíssimos na área de Educação, como o Saúde Nota 10, o Pioneiros e o Respeito às Diferenças, todos voltados para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas, propondo reflexões, estimulando a criatividade e a consciência ecológica. Também desenvolve o Programa Afluentes, um canal aberto de comunicação entre a comunidade e a empresa. Em dez anos, muitas lideranças comunitárias passaram pelo Afluentes. “Por meio do relacionamento com as lideranças comunitárias, a empresa se aproxima dos moradores, conhece suas necessidades, e ouve sugestões e opiniões sobre os serviços prestados”, explica o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo.

Para que todos os projetos tenham êxito, é essencial ouvir e compreender quais são as necessidades que uma determinada região possui e o envolvimento das pessoas é muito importante para complementar esse trabalho. “Os índices de adesão aos nossos projetos representam o compromisso social assumido pela empresa e reforçam a preocupação da concessionária em conscientizar as pessoas sobre a importância do saneamento básico para a saúde e melhoria da qualidade de vida”, afirma Gabriel.