Postado por aegea-ppp em 26/out/2022 - Sem Comentários
A área de Responsabilidade Social da Mirante, em parceria com a equipe da Pastoral da Criança da Paróquia São Francisco Xavier, localizada no Jardim Itapuã, realizou uma ação em comemoração ao Dia das Crianças na última sexta-feira (21), no bairro Jardim São Paulo. Durante o evento, foram realizados jogos educativos e distribuídas cartilhas que tem como tema a importância do saneamento, além de um delicioso café da manhã.
A ação ocorreu durante a pesagem das crianças, que é realizada mensalmente pela Pastoral da Criança. “Agradecemos a oportunidade que a Pastoral nos deu para levar informações e atividades lúdicas sobre a importância do saneamento para a saúde de toda população”, afirmou o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo.
Aproximadamente 50 crianças participaram das atividades, juntamente com as mães. Durante o evento, pelo menos 80 pessoas passaram pela Capela São Paulo Apóstolo, onde aconteceu a reunião. O Jardim São Paulo é um dos bairros atendidos pela equipe da Pastoral da Criança da paróquia do Jardim Itapuã e onde a Mirante desenvolve o Programa Afluentes.
“Foi muito importante a participação da Mirante nesse dia, porque deu um colorido todo especial à pesagem que acontece todos os meses. A gente já queria realizar alguma coisa especial pelo Dia das Crianças e a Mirante abraçou a ideia, foi tudo muito bom”, disse a coordenadora da Pastoral da Criança da Paróquia São Francisco Xaver, Maria Sueli de Moura Queiroz Augusto.
PROGRAMA AFLUENTES
O Afluentes, um programa desenvolvido há 10 anos pela área de Responsabilidade Social da Mirante, tem como objetivo ouvir sugestões e contribuições da população, como forma de maximizar o desenvolvimento sustentável, minimizando impactos e, principalmente, envolvendo a comunidade nas operações e na solução mais aderente à realidade local. Nesses 10 anos, mais de 16 mil pessoas passaram pelo Afluentes.
Postado por aegea-ppp em 17/out/2022 - Sem Comentários
O Programa de Trainee 2023 da Aegea, empresa líder no setor privado de saneamento básico da qual a Mirante faz parte, está na última semana de inscrições, que seguem até a próxima segunda-feira (24/10). Os interessados em participar do processo seletivo podem realizar sua inscrição no site. São 40 vagas abertas para candidatos de todas as regiões do país, sendo necessário flexibilidade para mobilidade a nível nacional.
Os trainees terão a oportunidade de integrar um time de mais de 11 mil colaboradores que, por meio do saneamento, contribui para levar saúde, dignidade e desenvolvimento para milhões de pessoas nos 154 municípios onde a Aegea atua, de norte a sul do país, além de serem capacitados para trabalhar na maior companhia privada do setor.
“Nosso Programa de Trainee busca candidatos com um olhar inovador e humanizado, que queiram fazer a diferença na vida das mais de 21 milhões de pessoas atendidas pela companhia, se juntando ao nosso propósito de movimentar vidas. É uma oportunidade de fazer parte de uma equipe de profissionais apaixonados pelo que fazem e por quem fazem, e de uma companhia ética, inclusiva e comprometida”, compartilha Márcia Costa, vice-presidente de Gestão de Pessoas da empresa.
Ex-trainee, Gabriel Buim entrou na Aegea há 12 anos como estagiário, passou pelo Programa de Trainee, virou coordenador, gerente e hoje é Diretor-Executivo da Águas Guariroba, concessionária do Grupo Aegea. “É muito gratificante trabalhar com pessoas tão incríveis, que gostam do que fazem e que têm amor pelo saneamento. Cuidar de uma cidade, levar água para a população, tratar o esgoto, me faz acordar motivado todo dia. Meu trabalho contribuiu para levar desenvolvimento para áreas onde pessoas nunca tinham tomado um banho de chuveiro, por exemplo. Ouvir o depoimento de alguém que pôde fazer isso pela primeira vez na vida, é emocionante e motivador”, relata Buim.
Para se inscrever no Programa de Trainee 2023 da Aegea os candidatos devem ser formados em um dos cursos: Engenharia Ambiental, Civil, Mecânica, Mecatrônica, Elétrica, Química, Econômica, Hídrica, de Produção, ou de graduações como Direito, Administração de Empresas, Ciências Econômicas, Ciências Atuariais, Ciência da Computação e cursos de tecnologia. É desejável ter Excel avançado.
São aceitos recém-formados tanto de cursos tecnólogos quanto bacharéis com data de conclusão entre julho de 2019 e julho de 2022. O programa será corporativo, sem área definida no processo seletivo, e será realizado em oito fases: Inscrições, Provas online, Game Repense, Fit Cultural, Dinâmica de grupo e Entrevista Individual, Painel de negócio e entrevista com o gestor, Banca final e Contratação.
O resultado será divulgado em dezembro, com o início do programa agendado para janeiro de 2023.
Diversidade e inclusão
Com 12 anos de trajetória, a Aegea conta atualmente com mais de 11 mil profissionais e é uma empresa comprometida com o alinhamento de ações que impactam no desenvolvimento sociocultural e na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva, prezando pela diversidade. A companhia tem o programa de diversidade e igualdade racial Respeito Dá o Tom, que comemora cinco anos em 2022, e, por meio dele, promove a equidade nas oportunidades de acesso e o crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos e pardos.
Como consequência desse trabalho de anos, em 2022 a Aegea assumiu o compromisso de aumentar a representatividade de talentos negros em cargos de liderança, subindo de 17% para 27% até 2030. Essa meta está atrelada à recente emissão de Sustainability-Linked Bonds (SLB), uma operação inédita para uma empresa de saneamento na América Latina e no Brasil, sendo pioneira no país a se comprometer com meta de diversidade racial em cargos de liderança. Outras metas atreladas à essa emissão são: aumento de 32% para 45% de mulheres em posições de liderança e a redução do consumo de energia em 15%, medido em kWh/metro cúbico, até 2030.
Atualmente, a Aegea possui o selo “Sim à Igualdade Racial”, do ID_BR – Instituto Identidades do Brasil – certificação que expressa o engajamento da empresa com a realização de ações afirmativas voltadas à equidade racial em suas unidades.
Serviço:
O quê? Programa de Trainee 2023 da Aegea
Quando? Inscrições até 24 de outubro
Para quem? Estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental, Civil, Mecânica, Mecatrônica, Elétrica, Química, Econômica, Hídrica, de Produção, Direito, Administração de Empresas, Ciências Econômicas, Ciências Atuariais, Ciência da Computação e cursos de tecnologia com conclusão entre julho de 2019 e julho de 2022
Onde? https://aegea.across.jobs/
Sobre a Aegea
A Aegea Saneamento é a companhia líder no setor de saneamento privado, atuando por meio de suas concessionárias em diversos estados de norte a sul do Brasil. Com um crescimento consistente, a Aegea saltou de seis municípios atendidos em 2010 para 154 cidades em 2021, em 13 estados, beneficiando mais de 21 milhões de pessoas. Esse crescimento só foi possível graças ao modelo de negócio da empresa, que tem como base eficiência operacional, foco na universalização do saneamento e investimentos responsáveis alinhados aos princípios ESG (Em português: Ambiental, Social e Governança). Para mais informações, acesse: http://www.aegea.com.br/
Postado por aegea-ppp em 14/out/2022 - Sem Comentários
A Mirante é conhecida como a empresa responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba desde 2012, quando firmou uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae. Mais do que isso, é reconhecida por ter possibilitado – com grande volume de investimentos e muito trabalho – que Piracicaba atingisse a universalização do saneamento em 2014, apenas dois anos após chegar na cidade.
O que pouca gente sabe é que a Mirante faz parte da Aegea Saneamento, o maior grupo privado do país nesse setor. São mais de 11 mil colaboradores que atuam em 178 cidades, de 13 estados brasileiros, e que atendem mais de 21 milhões de pessoas. Mais do que impressionar, os números são um retrato de uma companhia que é dedicada a levar saúde e dignidade para milhares de pessoas por meio do saneamento básico.
Além de ampliar os benefícios inerentes ao esgotamento sanitário, a Mirante atua nas comunidades locais por meio de projetos que criam e fortalecem laços com lideranças comunitárias; levam educação ambiental às escolas; promovem ações de conscientização ambiental; além de preparar professores para trabalharem o tema ‘saneamento’ em salas de aula. Todas essas ações levam benefícios aos moradores, além do próprio saneamento, incentivando atitudes de sustentabilidade.
“Trabalhamos para ampliar os ganhos que os serviços realizados pela Mirante já trazem ao dia a dia das pessoas, fortalecendo as políticas de investimento social e negócios de impacto, principalmente induzindo a melhora dos pilares ligados ao IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. Para a Mirante, a parceria com o poder público é um compromisso que tem o objetivo de melhorar, a cada dia, a vida da população piracicabana”, afirma a diretora presidente da Mirante, Silvia Leticia Tesseroli. “Através das ações realizadas pela área de Responsabilidade Social, a empresa vai além de suas metas contratuais, envolvendo a sociedade em seus projetos ambientais e sociais para que os benefícios impactem a população piracicabana”, conclui.
DIVERSIDADE LEVADA A SÉRIO
Além dos serviços prestados à comunidade piracicabana, merecem destaque as iniciativas relacionadas à diversidade e alinhadas sempre aos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança), que são praticadas pela Mirante. Uma delas, criada pela Aegea em 2017 e batizada de Respeito Dá o Tom, trata da igualdade racial, com o objetivo principal de espelhar a diversidade da população brasileira no quadro de funcionários do grupo.
“Na Mirante levamos muito a sério a gestão de pessoas, a diversidade em todos os aspectos e a capacitação de todos os colaboradores”, comenta Silvia. Para isso, a Mirante conta, por exemplo, com a Academia Aegea, que disponibiliza conteúdos com a finalidade de contribuir no desenvolvimento de seus colaboradores, promovendo um processo de aprendizagem contínuo, alinhado aos objetivos estratégicos do Grupo. “Dessa maneira, conseguimos garantir equidade de oportunidades a todos”, finaliza Silvia.
Postado por aegea-ppp em 04/out/2022 - Sem Comentários
O Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, foi encerrado na Mirante com uma palestra do psiquiatra Renan Martins para todos os colaboradores. Além de se tratar de um tema bastante estigmatizado na sociedade, o objetivo foi esclarecer dúvidas dos participantes. A palestra ocorreu na última quarta-feira (28), no Pátio de Manutenção que fica na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Ponte do Caixão.
“A iniciativa da Mirante de conversar com seus colaboradores sobre suicídio e saúde mental em geral, é de extrema importância pois muitas pessoas convivem com a depressão, por exemplo, seja em casa, no trabalho ou nas relações de amizade e não sabem como agir. Estender as mãos, oferecer o ombro para quem sofre de tristeza ou tem se isolado, está apático em relação à vida, é o primeiro passo para prevenir não só a depressão, mas casos extremos, como é o suicídio”, afirmou Renan.
Durante a palestra, o psiquiatra explicou ainda como é a atuação da psicologia e da psiquiatria em casos mais graves de depressão. “Para que a depressão mais grave, que pode evoluir para tentativas de suicídio, é importante que a pessoa tenha acompanhamento psicológico, mas também farmacológico. Por isso acredito que as duas frentes são muito importantes para esse paciente”, disse Renan.
“Muito importante a gente saber mais sobre esses assuntos, pois podemos ajudar quem precisa e até ficar mais atentos com as pessoas de nossa convivência. Gostei muito da palestra”, comentou o colaborador Edilton Alves da Silva. Allan Gustavo Marcheto concorda com o colega. “Só podemos agradecer a Mirante por proporcionar uma palestra que trata de um tema tão importante no dia a dia. É raro isso acontecer em outros lugares”, afirmou.
SETEMBRO AMARELO
A campanha do Setembro Amarelo foi inspirada na história de Mike Emme, que cometeu suicídio, aos 17 anos, em setembro de 1994, nos Estados Unidos. Mike tinha um carro amarelo e, no dia do seu velório, os pais e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas e frases motivacionais para pessoas que pudessem estar enfrentando transtornos mentais e emocionais.
A partir daí, a data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e endossada pela Organização Mundial da Saúde e (OMS). O objetivo é chamar a atenção dos governos e da sociedade civil para a importância de falar sobre o assunto.
Postado por aegea-ppp em 03/out/2022 - Sem Comentários
Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que chega à Praça José Bonifácio, em Piracicaba, nesta semana. Na quinta (06) e na sexta (07), o atendimento será restrito a escolas, mediante agendamento. No sábado (08) e no domingo (09), a exposição ficará aberta ao público em geral das 14h às 18h. Haverá exibição de curtas metragens ambientais, na “Mostra Cine ao Ar Livre”, que acontece às 19h no sábado e às 18h no domingo. A entrada é gratuita. O Projeto Olho D’Água é patrocinado pela Mirante.
Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, o projeto tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. A exposição acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência totalmente interativa.
Piracicaba é o primeiro município paulista a receber o projeto, que já passou pelos estados do Mato Grosso, Rondônia e Rio de Janeiro. A iniciativa chega, ainda, à Holambra entre os dias 13 e 16 de outubro e a Matão entre 20 e 23 de outubro.
“A expectativa é manter o sucesso que tivemos nas outras regiões e atender um público diverso, com uma abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos produtores do projeto.
A exposição é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, produzida pela 3 Apitos Cultura e tem patrocínio da Mirante, empresa responsável pelo esgotamento sanitário de Piracicaba, e apoio local do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba).
Mostra de Cinema
No final de semana, haverá a exibição dos filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”, que acontece às 19h no sábado e às 18h no domingo. A curadoria é da ONG Ecofalante, iniciativa que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa. Todas as atividades são gratuitas.
“A novidade desta temporada é essa curadoria feita pela ONG Ecofalante para a Mostra de Cinema ao ar livre. Cada sessão contará com exibições de filmes que irão levar aos espectadores questões sobre preservação ambiental e sustentabilidade, de uma maneira lúdica e atrativa para todas as idades”, diz Leonardo Magnin, coordenador de produção do projeto.
PROGRAMAÇÃO
Projeto itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”
Local: Praça José Bonifácio
Quinta (06) e sexta (07) – Atendimento restrito a escolas, mediante agendamento
Sábado (08) – Exposição: 14h às 18h
Cinema ao ar livre: 19h
Domingo (09) – Exposição: 14h às 18h
Cinema ao ar livre: 18h
Mais informações: https://www.olhodagua.art.br/