Postado por aegea-ppp em 18/nov/2022 - Sem Comentários
Pelo menos 70 educadores da rede municipal de ensino de Piracicaba, 1.740 alunos do Fundamental I (de 08 a 10 anos) e 47 escolas envolvidas, além de 88 produções, entre cartas e ilustrações sobre o tema. Esse é o saldo, bastante positivo, do Projeto Respeito às Diferenças, realizado pela Flamingo Comunicação, produção da Horizonte, patrocínio do Instituto Aegea e apoio da Mirante e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O projeto chegou às salas de aula após oficinas de capacitação dos educadores. “O Respeito às Diferenças tem como objetivo desenvolver as habilidades de leitura, escrita e ilustração dos alunos do Ensino Fundamental I de escolas públicas, seguindo as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao mesmo tempo que propôs a reflexão sobre diversidade e o gênero literário”, explicou Gabriel Bertolo, da área de Responsabilidade Social da Mirante.
Durante o projeto, foi possível reforçar importância do resgate e da magia que é contar histórias por meio de cartas e narrações, uma forma lúdica de motivar a imaginação e criatividade dos estudantes. “Foi um mergulho na área do conhecimento da língua portuguesa e direitos humanos, um tema importantíssimo na formação das crianças”, disse Gabriel.
EXECUÇÃO DO PROJETO
Durante a execução do projeto, os alunos, sob orientação dos professores, produziram cartas e ilustrações sobre o tema, além de outras experiências como entrevistas, leituras paralelas, idas aos correios, atividades científicas, entre outras atividades. Após essa fase, foram selecionadas produções para representar a escola junto à banca que definiu as produções finalistas para compor o livro Respeito às Diferenças. Todas as escolas participantes terão pelo menos um trabalho publicado no livro, e receberão, gratuitamente, vários exemplares. Em Piracicaba, serão distribuídos, ainda esse ano, cerca de 600 exemplares nas escolas.
Além de Piracicaba, a iniciativa percorreu mais nove cidades brasileiras: Canoas (RS), Vila Velha (ES), Diamantino (MT), Esteio (RS), Pedra Petra (MT), Matão (SP), Serra (ES), Sorriso (MT) e Teresina (PI).
Sobre o Instituto Aegea
O Instituto Aegea é responsável por destinar e coordenar os investimentos sociais da Aegea Saneamento, empresa líder no setor de saneamento básico e que leva à cada município onde atua, mais saúde e qualidade de vida para a população. Hoje, são mais de 21 milhões de pessoas atendidas em 154 municípios, de norte a sul do Brasil. O principal objetivo do Instituto Aegea é ser um núcleo de inteligência social e acompanhar o que há de mais avançado no Brasil e no mundo no campo do investimento social e negócios de impacto, especialmente nas áreas de saúde, educação e geração de renda. Além disso, o instituto tem como meta buscar as melhores práticas para que a empresa realize seu investimento com foco e de forma estratégica para aumentar o desenvolvimento humano nos municípios em que a Aegea atua. Saiba mais em: https://www.aegea.com.br/responsabilidade-social/
Sobre a Flamingo Comunicação
Especializada em desenvolver iniciativas culturais, educacionais e editoriais sob encomenda para empresas e oferta de projetos cadastrados em leis de incentivo à cultura. A atuação da Flamingo tem foco em professores e alunos nas escolas, e público geral nos eventos culturais. Planejamento, estratégia de ação, realização e avaliação de resultados. No segmento editorial também elabora publicações e reportagens sob encomenda para meios de comunicação e empresas. Conteúdo elaborado por equipe de pesquisadores e jornalistas experientes. Acesse: http://flamingocomunicacao.com.br
Postado por aegea-ppp em 09/nov/2022 - Sem Comentários
A Aegea, companhia líder no setor privado de saneamento no Brasil e da qual a Mirante faz parte, é primeiro lugar mundial entre empresas pares de saneamento no ranking do Rating ESG da Sustainalytics, organização do grupo Morningstar líder em pesquisa, classificações e análises de ESG que apoia investidores em todo o mundo. A Aegea também conquistou o primeiro lugar global em Governança Corporativa, Ética nos Negócios e Relacionamento com a Comunidade.
Para André Pires, CFO da companhia, o reconhecimento é consequência do comprometimento da empresa com os pilares ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa), além da entrega de resultados sólidos e consistentes relacionados à sua atividade, que é levar saúde e dignidade para a população nos territórios onde atua por meio do saneamento. “Trabalhamos para que a Aegea seja conhecida pelo seu modelo de negócio, que tem como base a eficiência operacional, investimentos responsáveis e retorno aos seus acionistas, com práticas sempre alinhadas aos princípios ESG. Essa colocação é a comprovação objetiva do resultado do nosso foco”, afirma.
Atualmente, mais de 12 mil companhias em escala mundial de diversos setores são avaliadas em risco ESG pela Sustainalytics. Para as empresas de saneamento são avaliados mais de 50 tópicos ESG materiais para o setor, onde são atribuídas notas que compõe o rating da empresa. Por ser uma medida que avalia a exposição ao risco, quanto menor a nota, melhor a colocação da empresa avaliada.
Através do Comitê ESG, a Aegea acompanha e orienta as diversas iniciativas relacionadas ao tema. Com isso, a empresa envolve todas as áreas da companhia com o objetivo de priorizar os projetos e manter o foco. Segundo Pires, “o melhor entendimento do nosso posicionamento sobre o tema ESG, permite aumentar a confiança dos nossos stakeholders e contribuir para a continuidade do crescimento sustentável de nosso negócio”.
Comprometimento com a agenda ESG
A companhia tem um longo histórico de iniciativas ESG e compromissos formais, como os vinculados à emissão de um Sustainability-Linked Bond (SLB), realizada em abril deste ano, em que a empresa se comprometeu com três metas de sustentabilidade a serem alcançadas até 2030: redução do consumo específico de energia em 15%; aumento de 32% para 45% de mulheres em posições de liderança; e aumento de 17% para 27% de negros ocupando posições de liderança. A empresa foi a primeira de saneamento a emitir Bond vinculado a metas ESG na América Latina, e pioneira no Brasil a se comprometer com metas de diversidade racial em cargos de liderança.
Do ponto de vista de governança, a empresa adota as melhores práticas, com destaque para a certificação ISO 37001 de Gestão Antissuborno, que abriga uma série de regras internacionalmente reconhecidas com o objetivo colaborar para os programas de compliance das empresas, certificando o alinhamento entre as organizações e a Norma Antissuborno. A Aegea foi a primeira empresa do setor a obter essa certificação no ano de 2018, renovando-a por duas vezes consecutivas, reforçando o compromisso da empresa com a ética e a integridade. A companhia tem um Programa de Compliance, conduzido pela Diretoria de Integridade, que responde para o Conselho de Administração e Canal de Ética Independente. Com relação à governança dos temas ESG, além de ter um Comitê Executivo ESG, há metas e compromissos ESG vinculados à remuneração variável de executivos, além de asseguração independente do relatório anual de sustentabilidade.
A Aegea atua direta e indiretamente na vida das comunidades nos municípios onde está presente, levando mais saúde, qualidade de vida e dignidade, promovendo programas socioambientais, gerando empregos e renda e trazendo evolução para a economia local.
No interior de São Paulo através da Mirante, tem forte atuação junto às comunidades piracicabanas, especialmente as mais vulneráveis, por meio da área de Responsabilidade Social. Dentre os programas que desenvolve estão, por exemplo, o Afluentes, que promove a integração entre associações de moradores e lideranças comunitárias com a empresa; Saúde Nota 10, programa de educação sanitária e ambiental desenvolvido para despertar a consciência de estudantes para a importância da utilização de água e esgoto tratados para a conservação do meio ambiente, saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas; e o Pioneiros, que estimula o pensamento inovador de estudantes de ensino médio de escolas públicas no sentido de encontrar soluções alternativas para o saneamento básico em suas cidades.
SOBRE A AEGEA
A Aegea Saneamento é líder em saneamento privado, atuando por meio de suas concessionárias em diversos estados do País. Com um crescimento significativo, a Aegea saltou de seis municípios atendidos em 2010 para 178 em 2022, distribuídos em 13 estados, beneficiando aproximadamente 26 milhões de pessoas. Esse crescimento só foi possível graças ao modelo de negócio da empresa, que tem como base eficiência operacional, cumprimento de metas e investimentos responsáveis, e o alinhamento aos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa). Para mais informações, acesse: http://www.aegea.com.br/
Postado por aegea-ppp em 04/nov/2022 - Sem Comentários
A Mirante, empresa responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba, recebeu, no mês passado, Moção de Aplausos proposta pelo vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta, pelo programa De Olho no Óleo. O projeto disponibiliza coletores de óleo usado de cozinha para condomínios e comunidades de Piracicaba. Numa próxima etapa, o programa tem como alvo bares e restaurantes.
“O objetivo do projeto é promover o destino correto do óleo de cozinha usado, evitando seu descarte em ralos de pia, vasos sanitários ou diretamente no solo, o que comumente acontece”, afirma o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo.
A importância do descarte correto, segundo a diretora presidente da Mirante, Silvia Leticia Tesseroli, é tema de frequentes campanhas da concessionária por meio do programa De Olho no Óleo, que também pretende desmistificar algumas crenças populares como a que faz com que as pessoas acreditem que, ao se misturar detergente e água quente ao óleo, a gordura é reduzida. “Um equívoco, já que a reação desengordurante é apenas aparente e superficial”, diz Silvia.
Segundo o Instituto Trata Brasil, cada litro de óleo despejado na natureza polui aproximadamente 20 mil litros de água. “O programa também se preocupa em orientar sobre a forma correta de armazenar o óleo usado a fim de que seu reuso seja possível”, explica Sílvia.
O autor da homenagem espera que a iniciativa seja ampliada ao comércio gastronômico. “Esse projeto já está acontecendo na cidade, agora o momento é de ampliação para bares e restaurantes, que são os maiores consumidores desse produto e, muitas vezes, o descarte é feito de forma errônea”, acrescenta Gilmar Rotta.
SABÃO ECOLÓGICO – A área de Responsabilidade da Mirante também promove oficinas de sabão ecológico em diferentes locais. Técnicos da área ensinam a população a produzir sabão utilizando óleo usado de cozinha, recolhido nos pontos de coleta. Depois de pronto, o produto é distribuído gratuitamente aos interessados.
Uma das oficinas aconteceu recentemente na comunidade Portelinha, onde moradoras apreenderam a fazer sabão com o óleo de cozinha descartado. Também recebeu a Moção de Aplausos o diretor executivo da Mirante, Luiz Henrique Fonseca da Nóbrega.