Arquivo de janeiro 26America/Sao_Paulo 2023

Programa Afluentes fortalece laços entre a Mirante e a comunidade

Postado por aegea-ppp em 26/jan/2023 - Sem Comentários

Cuidar de pessoas. Esse é o principal objetivo da Mirante, concessionária que integra a Aegea Saneamento, o maior grupo privado do setor no Brasil. Há quase 11 anos em Piracicaba, a Mirante vai muito além de coletar e tratar o esgoto; atua diretamente junto às comunidades, especialmente as mais vulneráveis. Para que isso aconteça, conta com a área de Responsabilidade Social, que desenvolve vários programas e projetos junto a esse público.

A atuação acontece de várias maneiras, mas a principal – e que é desenvolvida durante todo o ano, é o Programa Afluentes. Por meio de reuniões com lideranças comunitárias, nos quatro cantos da cidade, a equipe de Responsabilidade Social está sempre a postos tanto para levar as informações sobre os trabalhos desenvolvidos pela Mirante, quanto para ouvir os anseios da comunidade, críticas e sugestões que podem mudar a realidade da região.

“Esta relação com a população, por meios dos líderes comunitários dos mais diferentes bairros, vem sendo desenvolvida ao longo dos anos, priorizando sempre o empoderamento das comunidades através desse canal aberto entre a concessionária e a população”, afirma o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo.

Durante as reuniões, diversos temas são trabalhados, como a importância do saneamento e o impacto positivo na saúde e na qualidade de vida das pessoas, além do desenvolvimento da cidade. Gabriel lembra ainda alguns temas muito importantes tratados nas reuniões de Afluentes. “Nós trabalhamos a questão do descarte correto de óleo de cozinha usado, que não pode ser jogado nos ralos da pia, assim como qualquer tipo de gordura. Para isso, por exemplo, utilizamos o Programa De Olho no Óleo, de conscientização mesmo”, explica Gabriel.

O descarte de lixo e objetos diversos na rede de esgoto, especialmente nos vasos sanitários, é outro tema bastante relevante. “Nós procuramos sempre mostrar quais as consequências de ações como essa. Munidos de muita informação, vamos mudando a realidade dessas pessoas porque, muitas dessas atitudes, são prejudiciais a eles mesmos”, comenta o analista. Isso porque, tanto o descarte de óleo usado e de lixo na rede de esgoto provocam entupimentos e, muitas vezes, a população é afetada por eles.

A coordenadora de Responsabilidade Social da Mirante endossa. “Nosso compromisso com a qualidade de vida é perceptível nas ações que contemplam as atividades sociais desenvolvidas com a participação da população piracicabana”, afirma. Ela comenta ainda os investimentos realizados pela Mirante, em apenas dois anos fez com que o município atingisse a universalização do sistema de esgotamento sanitário, que preserva a natureza e o rio Piracicaba, orgulho da população. “Todos esses fatores significam saúde, qualidade de vida, valorização da cultura local, da história de um povo e respeito ao nosso rio através da união de forças com a comunidade para o bem comum”, enfatiza.

ENTRE EM CONTATO

Ficou interessando e quer saber como levar o Programa Afluentes para o seu bairro? Entre em contato pelo Whatsapp (19) 97104 4007 ou pelo e-mail responsabilidadesocial@miranteppp.com.br .

Caixa de gordura: dispositivo indispensável para todos os imóveis

Postado por aegea-ppp em 17/jan/2023 - Sem Comentários

A conscientização sobre o descarte irregular de resíduos na rede coletora de esgoto é um dos principais desafios da Mirante, empresa responsável pelo esgotamento sanitário na área urbana de Piracicaba por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae. Por isso, a concessionária desenvolve campanhas educativas sobre o tema durante todo o ano.

Entre vários itens que compõe o sistema de esgoto, um é fundamental em qualquer tipo de imóvel, mas imprescindível em restaurantes, lanchonetes, supermercados e afins: a caixa de gordura. Quem explica a necessidade e a importância desse equipamento é o coordenador de Serviços da Mirante, Giovan Christofolletti.

“A caixa de gordura atua como uma espécie de primeiro filtro da rede de esgoto. Vamos considerar um restaurante, por exemplo. Sem a caixa de gordura, todo o material eliminado na pia iria direto para a rede coletora de esgoto – restos de comida, óleo e gorduras, causando diversos problemas, entre eles, incrustação na tubulação”, explica Giovan. “A caixa de gordura é um importante dispositivo para que não ocorram esses tipos de problema”, emenda.

Mas como esse processo acontece? “Como o próprio nome diz, a caixa de gordura armazena toda a gordura eliminada no ralo da pia, mantendo a tubulação livre para o escoar a água”, comenta Giovan. Mas para que ela cumpra seu papel de forma adequada, necessita de manutenção regular.

 MANUTENÇÃO

A manutenção da caixa de gordura é importantíssima porque evita entupimentos na rede. “Em estabelecimentos comerciais, a caixa com excesso de gordura gera até problemas na rotina dos empregados, como a demora no escoamento da água da pia. Outra situação costuma ser o retorno da sujeira pelo ralo e, por fim, o entupimento da tubulação”, diz Giovan.

Algumas medidas bastante simples podem evitar excessos na caixa de gordura:

– Retire toda a sobra de comida e de óleo de pratos, travessas e panelas antes de colocá-las na pia;

– Limpe bem a louça com a ajuda de papel toalha pois, dessa maneira, os utensílios vão para a pia sem resíduos;

– Jamais descarte óleos e gorduras no ralo na pia. Utilize garrafas pet para guardar o óleo;

– Destine o óleo armazenado às empresas que reciclem o produto.

VALE LEMBRAR

A caixa de gordura acumula os resíduos de gordura da cozinha, transformando-os em blocos compactos. Isso evita que eles passem pelo ralo e danifiquem a tubulação.

Com o tempo, esses blocos compactos de gordura enchem a caixa. Além do risco de transbordar, isso pode causar o entupimento de redes de esgoto. A solução? Fazer a limpeza periódica!

Mas quando fazer a limpeza da caixa de gordura?

– De 6 em 6 meses para caixas de gordura em residências;

– De 3 em 3 meses para as caixas localizadas em apartamentos;

– De 1 em 1 mês em bares e restaurantes de pequeno porte;

– Toda a semana em caso de grandes restaurantes ou locais com muito uso de óleo ou gorduras.

 

 

 

 

Ações de conscientização reduzem quantidade de resíduos sólidos retirados das redes de esgoto

Postado por aegea-ppp em 10/jan/2023 - Sem Comentários

Desde sua chegada ao município, em 2010, a Mirante realiza campanhas de conscientização sobre o uso correto da rede coletora de esgoto, uma vez que é grande a quantidade de resíduos sólidos que são descartados em vasos sanitários e ralos de pias de cozinha e banheiro. Mesmo que ainda os números sejam muito expressivos, quando comparados os anos de 2021 e 2022, houve uma redução de 22 toneladas de lixo que chegam às estações de tratamento de esgoto (ETEs).

No ano de 2021, a Mirante somou 110 toneladas enquanto que, no ano passado, foram 88 toneladas de resíduos sólidos. De acordo com o gerente de Operações da Mirante, Rodrigo Leitão, infelizmente ainda há uma quantidade expressiva de resíduos sólidos que não deveriam estar nas redes coletoras de esgoto do município. “Essa redução de 20% nos anima, mostra que estamos no caminho certo, porém precisamos melhorar muito. Trata-se de um trabalho contínuo de conscientização da população, para evitar que haja descartes de objetos e lixo nos vasos sanitários, impedindo que todos esses resíduos prejudiquem o funcionamento adequado das redes de esgoto, diz Rodrigo.

E é o que a Mirante tem feito. Por meio da área de Responsabilidade Social, utiliza os programas sociais para informar a população de que lixo e rede coletora de esgoto não combinam. Um deles é o Programa Afluentes, que é realizado junto às lideranças comunitárias, que replicam todas as informações, especialmente sobre o uso correto da rede coletora de esgoto. “Realizamos reuniões periódicas com essas lideranças e um dos temas mais relevantes é o bom uso da rede de esgoto”, afirma o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo.

Além dos programas sociais, a Mirante também utiliza as redes sociais e a mídia local para alertar sobre a importância do tema. “O lixo, indevidamente descartado na rede coletora de esgoto, provoca inúmeros problemas para a população e dificulta o trabalho da concessionária, afetando também quem não descarta indevidamente lixo na rede”, observa o gerente de Operações.

Fraldas, gordura, preservativos, absorventes, papel higiênico, fio dental, hastes de cotonete, roupas, estopa, cabelo, diversos tipos de objetos e embalagens plásticas estão entre os resíduos retirados com mais frequência, nas estações de tratamento. “A presença desses materiais na rede obstrui a passagem de esgoto e, por consequência, causa entupimentos”, diz Rodrigo.

FIQUE ATENTO

Faça parte desse movimento de não descartar lixo nas redes de esgoto. Para mais informações acesse nossas redes sociais: @miranteppp , https://www.facebook.com/miranteppp e www.miranteppp.com.br .

 

 

Água de chuva na rede de esgoto? Não pode!

Postado por aegea-ppp em 03/jan/2023 - Sem Comentários

Saber a diferença entre rede coletora de esgoto e rede pluvial é fundamental para que seu imóvel não sofra as consequências que uma ligação irregular acarreta. Por isso, uma das medidas que se deve tomar ao construir, alugar ou comprar um imóvel, é verificar e garantir que essas redes não estejam interligadas. Mas você sabe por quê?

A rede de esgoto é aquela que recebe todo o resíduo proveniente de atividades diárias, como lavar roupas e louças, tomar banho, acionar a descarga de vasos sanitários, escovar os dentes, entre outras. Já a rede pluvial é aquela que destina a água de chuva às guias e bocas de lobo (bueiros). “Acontece que a rede de esgoto é dimensionada para receber apenas o que vem de dentro dos imóveis. Ela não comporta o volume da água de chuva”, explica o coordenador de Serviços da Mirante, Giovan Christofolletti.

Além da quantidade de água, principalmente durante os períodos de maior incidência de chuvas, a rede pluvial pode receber também areia, pedras e folhas dos quintais das casas. “Isso tudo sobrecarrega a tubulação de esgoto quando existe a ligação irregular”, afirma Giovan.

Outro fator que favorece os entupimentos é o uso incorreto da rede coletora. Ou seja, lixo e os mais diversos materiais descartados no vaso sanitário. Com frequência, as equipes de Serviços da Mirante encontram obstruções de redes causadas por fraldas, estopa, absorventes, papel higiênico, cabelo, cotonetes, preservativos e até peças de roupa. “Lugar de lixo, de papel higiênico e outros tantos objetos não é no vaso sanitário”, orienta o coordenador.

O acúmulo de gordura também é frequentemente encontrado nas tubulações. “Por isso é tão importante que a população não descarte óleo de cozinha usado no ralo da pia. Essa gordura, aliada a outros detritos, forma uma massa espessa e dura, que obstrui a rede”, comenta Giovan.

CAIXA DE INSPEÇÃO

Agora que você já sabe que as redes de esgoto e pluvial têm que estar separadas, vamos para outro tópico de suma importância: a caixa de inspeção! Sim, todo imóvel, de qualquer natureza, precisa ter uma caixa de inspeção. Esse é um equipamento muito simples que impede o retorno de esgoto para o imóvel, numa eventualidade.

Giovan explica que, além de facilitar a limpeza, a caixa de inspeção evita futuros danos ao sistema porque, por meio delas, é feita a limpeza e a identificação de possíveis entupimentos. Localizada na parte externa do imóvel, de residências particulares a comércios e indústrias, está acoplada aos sistemas de banheiros e de serviços. “A caixa de inspeção mantém um bom fluxo de resíduos, garante um ambiente saudável e limpo, além de ser de fácil instalação e manutenção”, observa Giovan. Embora seja extremamente relevante, o equipamento ainda é ignorado por algumas pessoas no processo de implantação do sistema de esgoto.

“Com todos esses cuidados, sua casa fica mais segura e você mais tranquilo, especialmente durante a temporada de chuvas”, finaliza Giovan.