Arquivo de abril 28America/Sao_Paulo 2023

DIA DO TRABALHADOR- Colaborador da Mirante é um apaixonado pela natureza

Postado por aegea-ppp em 28/abr/2023 - Sem Comentários

O pernambucano Jose Isaque Ferreira Gomes, 35 anos, conhecido pelos colegas de trabalho como Gaúcho, é a alma do Secador de Lodo da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Bela Vista, localizada em Piracicaba (SP). Colaborador da Mirante há sete anos, Gaúcho ingressou na concessionária no setor de Jardinagem, onde ficou por quatro anos. Após esse período, foi transferido para a ETE Bela Vista, para atuar na centrífuga.

Desde junho de 2020, quando foi inaugurado o Secador de Lodo na unidade, Gaúcho foi escalado como tratorista. “Meu trabalho é revolver o lodo no leito de secagem, de duas a três vezes por dia”, explica. E não é pouco o volume: são aproximadamente 1.200 toneladas de lodo por mês, dispostos numa área de 3.000 metros².

O Secador de Lodo representa um grande ganho ao meio ambiente, já que elimina 70% da água e reduz todo o volume desse subproduto do esgoto em um terço.

PAISAGISTA NATO

É pelas mãos do pernambucano que a paisagem da ETE Bela Vista ganha cor. São várias espécies de plantas que atraem inúmeros tipos de pássaros, formando um ambiente totalmente diferente do que se imagina para uma estação de tratamento de esgoto. As Primaveras, por exemplo, estão sempre floridas, chamando a atenção de que visita a estação. “Aqui eu já plantei 165 árvores. Cada uma é como um filho para mim, porque a gente planta, vê crescer diariamente, é muito bom”, comenta.

Gaúcho também já plantou árvores em outras duas ETEs de Piracicaba: a Piracicamirim e a Ponte do Caixão. “Gosto muito de mexer com a terra, faz parte de mim porque cresci em sítio. Se cada pessoa plantasse uma árvore, o mundo seria muito melhor”, finaliza o paisagista nato.

Mirante lança animação sobre uso correto da rede de esgoto

Postado por aegea-ppp em 24/abr/2023 - Sem Comentários

O uso correto da rede coletora de esgoto é tema frequente de várias campanhas realizadas pela Mirante, concessionária responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba, por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae. No sentido de apresentar o assunto de maneira bem didática, a Mirante acaba de lançar nas redes sociais uma animação sobre o tema. Clique aqui e assista no Instagram.

De acordo com o coordenador de Serviços da concessionária, Alan Pedra, o descarte de objetos no vaso sanitário, pias e ralos de cozinha e banheiros ainda ocorrem em quantidade significativa. O uso incorreto da rede é a principal causa de entupimentos, que acabam causando problemas tanto nos imóveis quanto ao meio ambiente.

Quando a rede entope e o esgoto não passa pela tubulação, ocorrem os extravasamentos, geralmente pelos PVs (poços de visita). É aí que entram as equipes de serviços, que fazem a desobstrução da rede. E o que eles encontram? Alan nos conta: “Retiramos desde fio dental até fraldas descartáveis, passando por papel higiênico, absorventes, preservativos, estopa, além de muito cabelo. Por isso as campanhas de conscientização são tão importantes”.

DE OLHO NO ÓLEO

A Mirante também conta com o programa De Olho no Óleo, capitaneado pela área de Responsabilidade Social, para conscientização também do descarte correto do óleo de cozinha usado. “Pode parecer inofensivo, mas descartar o óleo usado na pia da cozinha é um dos principais desafios enfrentados na área de saneamento. A prática, que muitas vezes é adotada como uma solução rápida para eliminar o resíduo, implica em danos ambientais, além de ser prejudicial ao bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário”, afirma Alan. Isso porque a água e o óleo não se misturam e, ao percorrer a tubulação, o óleo forma uma placa sólida de gordura que vai se acumulando entre as ‘paredes’ da tubulação e, consequentemente, obstrui a passagem inviabilizando a vazão do esgoto pela rede coletora.

Mirante promove Oficina de Sabão Ecológico durante Ação Comunitária

Postado por aegea-ppp em 19/abr/2023 - Sem Comentários

A concessionária Mirante participou, por meio da área de Responsabilidade Social, da Ação Comunitária – CRAS Mario Dedini e Equipe Volante, que ocorreu no último fim de semana, nas instalações do centro. Entre as atividades, com serviços de assistência social, saúde e trabalho, a equipe de Responsabilidade Social da Mirante promoveu uma Oficina de Sabão Ecológico.

A oficina integra o Programa De Olho no Óleo, que tem como objetivo principal a conscientização sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado. “O óleo de cozinha usado, descartado na rede coletora de esgoto, gruda nas paredes da tubulação, forma crostas e, por consequência, causa entupimentos. Fazemos um trabalho constante de conscientização para que as pessoas não descartem esse óleo no ralo das pias”, afirma o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo. Ele lembra ainda que 1 litro de óleo contamina 20 mil litros de água.

Para a fabricação de sabão ecológico, são necessários óleo de cozinha, soda, desinfetante e detergente, ou sabão em pó. “Aprender a fazer sabão a partir do óleo de cozinha usado tem um apelo ecológico grandioso porque, além desse material não ser descartado de forma incorreta, pode gerar renda para quem o fabrica, até ajudar na economia familiar”, afirma o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo.

Armazenar o óleo usado é bem simples:

1) Filtre o óleo: após   utilizar o óleo para frituras, é necessário filtrá-lo assim que ele esfriar, sobretudo se for em frituras que deixam restos de comida.

2) Armazene em garrafas PETs: após utilizar o óleo de fritura, resfriá-lo e filtrá-lo, armazene-o em uma garrafa PET. Essa atitude reduz os riscos de entupimento de tubulações e conserva o óleo para que ele seja encaminhado para os pontos de coletas e, também, para ser utilizado nas oficinas de sabão ecológico do Programa De Olho no Óleo.

CONTATO

Ficou interessado? Entre em contato pelo e-mail responsabilidadesocial@miranteppp.com.br ou pelo (19) 97104-4007 (Whatsapp).

Mirante recebe trainees selecionados em processo com mais de 13 mil candidatos inscritos

Postado por aegea-ppp em 17/abr/2023 - Sem Comentários

Imagine o seguinte cenário: você entra em um processo de seleção com 13.579 inscritos para 44 vagas – 308,6 candidatos por vaga. Processo esse mais concorrido, por exemplo, que para uma vaga na faculdade de Medicina da USP que, em 2023, registrou 95,9 candidatos por vaga. Essa é a realidade dos jovens Willyck Brandão da Silva, engenheiro civil de 28 anos, e Luanna de Oliveira Milantoni, engenheira ambiental de 24 anos. Juntos, deixaram para trás 616 candidatos inscritos no Programa de Trainee da Aegea Saneamento, maior grupo privado do setor no país e do qual a Mirante faz parte.

Carioca, Willyck já trabalhava na Aegea, na unidade Águas do Rio, como agente comercial. “Desde que ingressei, em julho de 2022, eu já sonhava em construir minha carreira profissional na Aegea, por isso, sempre dei o meu melhor”, conta. Quando viu o Programa de Trainee, não teve dúvidas e se inscreveu. Foram cerca de quatro meses no processo de seleção. “Fiquei extremamente feliz em ser aprovado. Vim para a Mirante com a mesma disposição que iria para onde quer que a Aegea me mandasse”, comenta. Na concessionária, atua na área de Operações.

O jovem engenheiro civil afirma que o que atraiu à Aegea é o propósito da empresa. “É muito gratificante ver o nosso trabalho mudando a vida das pessoas para melhor. Vivi isso trabalhando nas ruas, lidando com pessoas que nunca tiveram água em casa. Isso não tem preço”, diz. O próximo passo é preparar o terreno para trazer esposa e as duas filhas para Piracicaba. “Estou muito animado”, conclui.

Willyck afirma que o que atraiu à Aegea é o propósito da empresa

Para Luanna, o processo está sendo um pouco diferente, pois ela não conhecia a holding. “Assim que vi as inscrições para o Programa de Trainee da Aegea, fui pesquisar sobre a empresa e fiquei encantada, especialmente pelo impacto social que o trabalho provoca”, afirma a engenheira ambiental. E a vinda para Piracicaba também é motivo de alegria, já que é natural de Mogi das Cruzes, “não muito longe daqui”.

O Ingresso na Aegea foi muito comemorado por toda família. “A cada fase do processo, eles ficavam mais nervosos que eu, todo mundo rezava e vibrava”, conta, feliz, Luanna. “Eu queria muito vir para Mirante porque vi que a concessionária é premiada duas vezes com o ‘Lugares Incríveis para Trabalhar’. Isso já é um grande diferencial”, afirma.

FUTURO PROMISSOR

Para a diretora presidente da Mirante, Silvia Leticia Tesseroli, receber os dois trainees na unidade é plantar as sementes para o futuro. “Um dos objetivos da Aegea é a formação de novos líderes e esses jovens são diferenciados. Durante 18 meses, eles vão executar o plano de rotação, conhecendo de perto como funciona o Modelo Operacional Aegea e contribuir para a evolução desse sistema. A seleção foi feita a partir de um processo que buscou jovens que tinham maior aderência na construção da Aegea do futuro e recebemos o Willyck e a Luanna para compor o time de Profissionais Além da Conta nessa jornada”, finaliza Silvia.

O PROCESSO

Os candidatos ao Programa de Trainee passaram por games e teste de raciocínio lógico. Quem passou por esses filtros com notas acima de 50%, foi para a dinâmica de grupo. Nesta fase, ficaram mais ou menos 900 pessoas. Depois, 200 foram para o painel com gestores, de onde foram escolhidas 76 pessoas para a banca final com o time de estratégia da Aegea, que faz a curadoria do programa. Os 44 jovens assumiram seus postos entre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas, Piauí, Ceará e Rio Grande do Sul.

Saneamento integra Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Postado por aegea-ppp em 13/abr/2023 - Sem Comentários

Falar de saneamento básico é tratar de um direito universal de todos e trabalhar para proporcionar acesso à água potável e à coleta e tratamento de esgoto nos 178 municípios onde atua é o que move a Aegea Saneamento, o maior grupo privado do setor no país, do qual a concessionária Mirante faz parte. Em Piracicaba, a Mirante é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae. 

Para se ter ideia do quanto esse trabalho é fundamental à vida humana, em 2015, a ONU (Organização das Nações Unidas) propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). E em pelo menos 06* dos 17 objetivos, os benefícios do saneamento básico estão inseridos.

Mas por que esses objetivos são tão importantes? Porque buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, os maiores desafios de nossos tempos.

De acordo com a diretora presidente da Mirante, Silvia Leticia Tesseroli, a importância dos ODS se dá pelo fortalecimento da cultura da sustentabilidade ambiental e social. “No universo corporativo, esses objetivos tornam os negócios mais eficientes, responsáveis, transparentes e mais competitivos”, afirma. Ela lembra ainda que esse deve ser um esforço conjunto, de países, empresas, instituições e sociedade civil.

Para atingir todos os objetivos, o setor privado tem um papel essencial, especialmente pelo potencial de investimentos e, consequentemente, de inovações e tecnologias em favor da população. “Saneamento muda a vida das pessoas, diminui a desigualdade, aumenta a qualidade de vida, leva dignidade e valoriza os municípios. Por isso temos tanto orgulho em fazer parte de um grupo que, quanto mais cresce, mais pessoas beneficias”, diz Silvia. Hoje, a Aegea atende aproximadamente 26 milhões de pessoas.

NA PRÁTICA

Ao observarmos os investimentos e benefícios gerados no processo de universalização do saneamento em Piracicaba, que reduziram déficits históricos – com destaque para os investimentos em tratamento de esgoto, precisamos considerar o legado da universalização para o futuro. “São ganhos na saúde, na produtividade, no turismo, no aproveitamento escolar, na valorização imobiliária e ambiental, que perdurarão para sempre. E os investimentos na área devem continuar para manter a universalização. Para tanto, são necessários investimentos a fim de preservar as instalações já existentes e ampliar as redes coletoras de esgoto e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) a fim de acompanhar, ainda, a expansão da cidade”, afirma a diretora presidente. 

OS OBJETIVOS

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; *Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, *Água Potável e Saneamento, Energia Acessível e Limpa, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Indústria Inovação e Infraestrutura, *Redução das Desigualdades, *Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis, Ação Contra a Mudança Global do Clima, *Vida na Água, *Vida Terrestre, Paz, Justiça e Instituições Eficazes e Parcerias e Meios de Implementação.

ESG é uma realidade nos processos da Mirante

Postado por aegea-ppp em 06/abr/2023 - Sem Comentários

O termo ESG tem aparecido cada dia mais no nosso dia a dia. Mas você sabe o que ele significa? ESG, do inglês, Environmental, Social and Governance (Meio Ambiente, Social e Governança) surgiu porque as questões ambientais, sociais e de governança, passaram a ser consideradas essenciais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos. “A sigla diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais, éticas e de transparência, por parte das corporações”, resume a diretora presidente da Mirante, Silvia Leticia Tesseroli.

Segundo ela, essa é uma frente que as empresas demonstram responsabilidade e comprometimento com o mercado em que atuam, com seus consumidores, fornecedores, colaboradores e investidores. “Na verdade, ESG não é uma evolução da sustentabilidade empresarial, mas sim a própria sustentabilidade empresarial em si”, afirma Silvia.

A prática ESG é uma realidade nos processos da Mirante. A concessionária opera, desde agosto de 2022, com uma parte significativa de energia fotovoltaica, também chamada de ‘energia limpa’. Além disso, a Mirante também tem uma política bastante definida com relação ao bem-estar de seus colaboradores, oferecendo diversos benefícios.

ESG – A agenda que envolve ESG (Ambiental, Social e Governança), tem sido cada vez mais relevante na sociedade, nos conselhos de administração das empresas, na transformação dos negócios, além de influenciar nas tomadas de decisões de investidores em todo o mundo.

O critério ambiental inclui exigências como a gestão de resíduos, a política de desmatamento, o uso de fontes de energia renováveis, o posicionamento da empresa em relação a questões de mudanças climáticas, entre outros. Para os investidores, por exemplo, é essencial entender como a empresa preza pelo bem-estar dos funcionários e da sociedade onde atua.

No eixo Social, encontra-se também a relação com fornecedores. Avaliá-los do ponto de vista dos critérios em ESG em relação a trabalho infantil, trabalho escravo, atuação em áreas desmatadas ou queimadas, promovendo transparência na relação.

Em ESG, o aspecto governança foca na atuação ética, íntegra e transparente, observando em como a gestão toma a decisão e orienta seus colaboradores a atuarem com os mesmo cuidados. Nesse caso, a prática ESG (Environmental, Social and Governance) busca identificar se a corporação, seus administradores, sócios e colaboradores atuam de forma a gerar valor para a sociedade.