Arquivo de julho 31America/Sao_Paulo 2023

Mirante retira quantidade expressiva de lixo da rede de esgoto

Postado por aegea-ppp em 31/jul/2023 - Sem Comentários

Equipe de Serviços encheu dois sacos de 100 litros de lenços umedecidos, estopa e pano retirados de PV

Na última sexta-feira (28), equipe de Serviços da Mirante retirou, durante a desobstrução de um PV (Poço de Visita), uma grande quantidade de lenços umedecidos – aqueles que são utilizados na higiene de bebês -, além de estopa e pedaços de pano. O resultado foram dois sacos de lixo, de 100 litros cada, lotados. No domingo (30), mais uma quantidade expressiva foi retirada de outro ponto. Os casos de entupimentos são recorrentes e, para lidar com essa situação, a Mirante trabalha, sistematicamente, na conscientização da população sobre o uso correto da rede coletora de esgoto.

De acordo com o supervisor de Serviços da Mirante, Guilherme Cyrino, na maioria das desobstruções, as equipes encontram materiais variados, todos eles que deveriam ser descartados no lixo. “Como nesses dois casos, e na maioria deles, não haveria obstrução se todo esse material fosse depositado no lixo. Retiramos papel higiênico, absorventes fraldas descartáveis, cabelo, fio dental, peças de roupas, estopa e, há menos de um mês, até um cobertor da rede de esgoto”, afirma Guilherme.

O supervisor explica que as redes coletoras de esgoto não são dimensionadas para receber este tipo de lançamento. “Lugar de lixo é no lixo, não na rede de esgoto. Vaso sanitário não é lixeira”, reforça Guilherme. “Precisamos sempre lembrar que o que fazemos, de bom ou de ruim, impacta em todos os que vivem ao nosso redor. E isso vale para o uso correto da rede de esgoto, se eu jogo lixo no vaso sanitário, estou contribuindo para a obstrução que afeta a minha rua, o meu bairro, a minha cidade”, comenta.

O acúmulo de gordura também é um grande causador de entupimentos. “Por isso é tão importante que a população não descarte óleo de cozinha usado no ralo da pia. Essa gordura, aliada a outros detritos, forma uma massa dura como concreto, obstruindo a rede”, explica o supervisor. Por isso mesmo é que a área de Responsabilidade Social da Mirante desenvolve o programa De Olho no Óleo, que incentiva a população a descartar de forma correta o óleo de cozinha usado.

REDE PLUVIAL X REDE DE ESGOTO

Guilherme lembra ainda que ligações corretas de água pluvial também evitam entupimentos. Segundo ele a tubulação de esgoto não pode receber água de chuva. “A rede pluvial (água de chuva) tem que estar separada da rede de esgoto, que não suporta o volume da água de chuva. Por isso, essa prática também provoca entupimentos, rompimento de tubulação e até transbordamento de esgoto nas ruas ou dentro do imóvel”, afirma.

Ele informa que, para verificar se as instalações do imóvel estão corretas, basta jogar um pouco de corante no ralo do quintal de seu imóvel. Se a água colorida chegar até a sarjeta, significa que a ligação está correta. “Para regularizar as instalações é preciso contatar o serviço de um pedreiro de sua confiança”, conclui Guilherme.

Ribeirão Limpo terá monitoramento por Inteligência Artificial

Postado por aegea-ppp em 28/jul/2023 - Sem Comentários

Programa consiste no monitoramento sistemático de rios, córregos e ribeirões com o objetivo de identificar pontos de lançamentos clandestinos de esgoto

Mais do que garantir a eficiência dos processos operacionais, uma das premissas adotadas pelas concessionárias da Aegea Saneamento – como é o caso de Mirante – é adaptar sua estrutura de atendimento respeitando a cultura, tradições, costumes e os pontos turísticos, das cidades onde atua. Neste sentido, desde o início da operação da Mirante em Piracicaba, um dos compromissos assumidos é o de contribuir ativamente com a conservação dos corpos hídricos do município, como o rio Piracicaba, principal cartão-postal da cidade, além dos ribeirões e córregos que percorrem a extensão territorial do Município.

Entre os programas instituídos pela empresa, o Ribeirão Limpo ganha destaque, já que atua diretamente na preservação dos afluentes. O programa consiste no monitoramento diário dos rios, córregos, afluentes do município, com o objetivo de identificar pontos de lançamentos clandestinos e irregulares de esgoto, bem como eventuais avarias no sistema de coleta de esgoto e, desta forma, executar os procedimentos necessários, de acordo com o diagnóstico obtido durante a vistoria.

A grande novidade no Ribeirão Limpo é que está em fase de testes o uso de Inteligência Artificial (IA) no monitoramento de corpos hídricos. “O programa continua o mesmo, ou seja, com monitoramento pessoal diário, mas teremos o auxílio de câmeras móveis que serão instaladas conforme a quantidade de demandas de determinados pontos”, explica a supervisora de Engenharia da Mirante, Karolyne Silva Pastori. Segundo ela, a detecção é feita por meio de alterações visíveis nas características da água. “A IA tem a capacidade de distinguir o aspecto da coloração entre uma água limpa e uma água com características alteradas”, completa.

PROJETO PILOTO

O uso de IA no monitoramento de corpos hídricos é um projeto piloto desenvolvido pela Mirante. “Essa tecnologia é o que existe de mais moderno e será um importante reforço para o Ribeirão Limpo, ampliando nossa capacidade de monitoramento dos corpos hídricos”, diz. Serão duas câmeras que ficarão à disposição do programa, que processam as imagens e enviam notificações quando há eventos de alteração nas características visuais da água. “Ainda estamos em fase de teste, mas pretendemos consolidar e ampliar o uso dessa tecnologia, contribuindo na agilidade de resposta e na proteção da qualidade dos corpos hídricos”, finaliza.

Alunos de Engenharia Ambiental da UFSCAR visitam ETE Bela Vista

Postado por aegea-ppp em 24/jul/2023 - Sem Comentários

Visita, que ocorreu nessa segunda-feira, faz parte do Programa Portas Abertas da Mirante

A Mirante, por meio da área de Responsabilidade Social, recebeu, na manhã dessa segunda-feira (24), um grupo de 24 alunos do 4º ano de Engenharia Ambiental da UFSCAR (Universidade de São Carlos) – campus de Buri (SP), na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Bela Vista. “A visita foi muito proveitosa para nossos alunos, que puderam conhecer todas as etapas do tratamento de esgoto. Todos ficaram muito impressionados com a organização da ETE, nem parecia que estávamos dentro de uma estação, pois não há cheiro de esgoto. Tudo o que vimos nos impactou bastante, foi muito bom mesmo”, afirmou a professora Beatriz Cruz Gonzalez, responsável pela vinda dos alunos.

A visita faz parte do Programa Portas Abertas, que tem como objetivo apresentar a tecnologia utilizada no tratamento de esgoto da ETE Bela Vista, uma das mais modernas do país. Instalada em uma área de 42 mil metros quadrados, a estação foi construída pela concessionária Mirante com o objetivo de atender, em conjunto com a ETE Capim Fino e a ETE Ártemis, toda a demanda de tratamento de esgoto dos bairros localizados à margem direita do rio Piracicaba.

Com vazão média de 340 litros de esgoto por segundo, a ETE Bela Vista opera exclusivamente pelo sistema aeróbio, sem produção do gás sulfídrico (H2S), o que evita emissão de odor. Árvores e flores dão um colorido especial ao local, além de atrair pássaros das mais diferentes espécies. Tudo isso confere à área um ambiente muito diferente do que se imagina para uma estação de tratamento de esgoto, o que chamou a atenção do estudante Vinícius Tramontina Biasin, 21 anos.

“Antes de vir, eu tinha uma impressão equivocada, nada a ver com a realidade. Estava, inclusive, com receio do cheiro e não teve nada disso”, afirmou Vinícius. “Foi muito enriquecedor para o nosso currículo porque essa vivência prática é muito importante, a gente consegue entender o que antes era só teoria. É tudo muito organizado”, completou. A colega de turma Fernanda Jorgeti, 21 anos, também achou “Ótima a visita. Tivemos uma noção mais clara pois entendemos as etapas do tratamento. Foi muito bom”.

Os colaboradores da Mirante, Marcos Vinicius Koppe, Caike Rizatto Taccelli e Luanna de Oliveira Milantoni, recepcionaram os alunos da UFSCAR.

Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista impressionou os alunos de Engenharia Ambiental

PORTAS ABERTAS

O Programa Portas Abertas tem o objetivo de receber visitantes para conhecer a ETE Bela Vista de forma qualificada e inovadora, respeitando as particularidades relacionadas ao perfil de cada grupo, como a faixa etária. A estação recebe visitas de instituições de ensino, comitivas institucionais e comunitárias, além de representantes do Poder Público.

Quer conhecer a Bela Vista? Mande um e-mail para o portasabertas@miranteppp.com.br

Mirante desobstruiu mais de 750 entupimentos causados por descarte de óleo na rede em seis meses

Postado por aegea-ppp em 21/jul/2023 - Sem Comentários

Em 2022, foram mais de duas mil desobstruções apenas por descarte de óleo

De janeiro a junho deste ano, equipes de Serviços da Mirante fizeram 796 desobstruções na rede coletora de esgoto causadas, exclusivamente, por excesso de gordura.Os números assustam, mas o que mais impressiona é a quantidade de pessoas que ainda descarta óleo de cozinha usado e gorduras em geral nas pias e, eventualmente, em vasos sanitários. Em 2022, o total de desobstruções pelo mesmo motivo foi de 2.072.  

O coordenador de Serviços da Mirante, Alan Pedra, lembra que esses números são muito mais elevados se levarmos em conta as desobstruções causadas por outros motivos. “Realizamos limpeza preventiva nos coletores da cidade com o intuito de baixar essa quantidade de ocorrências, mas o uso incorreto da rede coletora, como descarte de lixo e lançamento irregular de águas pluviais na rede de esgoto, aumentam significativamente este indicador, principalmente nos períodos de chuva”, afirma.

Além de os entupimentos causarem transtorno aos moradores, o próprio tratamento de esgoto é afetado, uma vez que o uso incorreto da rede coletora de esgoto faz com que todo esse lixo pare nos gradeamentos das estações elevatórias de esgoto e nas estações de tratamento, o que pode danificar equipamentos, entre eles bombas e válvulas, entre outros.

O PROCESSO

As desobstruções são feitas por meio de varetas de aço com uma ponteira em formato de flecha que, ao ser introduzida na rede coletora, remove o que está impedindo o escoamento do esgoto na tubulação. Caso este tipo de serviço não seja suficiente para desobstruir a rede, é utilizado um caminhão de alta pressão.

“Recentemente atendemos uma ocorrência em que a obstrução foi causada por um cobertor que foi descartado na rede. O entupimento se deu em um dos principais coletores de um bairro”, comenta Alan. Por isso, lembra o coordenador, é tão importante as campanhas de conscientização sobre o uso correto da rede coletora de esgoto. “Usar a rede corretamente é não descartar lixo, cabelo, roupas íntimas, absorventes, entre outros itens, nos vasos sanitários. O mesmo vale para óleo e gorduras nos ralos das pias e, para finalizar, certificar-se que a rede pluvial (água de chuva) esteja separada da rede de esgoto”, conclui Alan.

Portal AE Fornecedores: seja um parceiro de negócios da Mirante

Postado por aegea-ppp em 13/jul/2023 - Sem Comentários

Canal permite que empresas que ainda não fazem parte do portfólio do Grupo Aegea possam realizar pré-cadastro entre outras facilidades

Quer ser um dos fornecedores do maior grupo privado do setor de saneamento do país? A Aegea Saneamento, da qual a Mirante faz parte, acaba de lançar uma plataforma com o objetivo de centralizar e facilitar a busca por oportunidades de negócios, além de permitir consultas de pagamentos e previsões, entre outras funcionalidades. O Portal AE Fornecedores é uma ferramenta muito fácil de ser utilizada e traz mais praticidade nas relações com parceiros. Para conhecer e navegar no novo portal, clique aqui.

No Portal, os fornecedores poderão consultar pagamentos previstos e realizados de notas fiscais, conhecer as necessidades da companhia em relação a aquisição de materiais, produtos e serviços – que serão atualizadas semanalmente, e conferir os prazos e andamento de novas contratações.  Por meio do canal, empresas que ainda não fazem parte do portfólio de parceiros estratégicos do Grupo Aegea também poderão realizar seu pré-cadastro e apresentar sua empresa, área de atuação e principais produtos/serviços prestados, além de entender melhor sobre os processos da companhia, propósito e missão.

De acordo com o supervisor administrativo da Mirante, Anderson Alves da Costa, “O Portal AE Fornecedores foi estruturado para uma navegação ágil e de qualidade para os usuários, trazendo uma visão mais objetiva das informações sobre os diversos processos de serviços demandados da empresa”.

SAIBA MAIS

A Mirante é conhecida como a empresa responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba desde 2012, quando firmou uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae. Mais do que isso, é reconhecida por ter possibilitado – com grande volume de investimentos e muito trabalho – que Piracicaba atingisse a universalização do saneamento em 2014, apenas dois anos após chegar na cidade.

O que pouca gente sabe é que a Mirante faz parte da Aegea Saneamento, o maior grupo privado do setor no país: atua em 489 cidades, de 13 estados brasileiros, e atende mais de 30 milhões de pessoas. Mais do que impressionar, os números são um retrato de uma companhia que é dedicada a levar saúde e dignidade para milhares de pessoas por meio do saneamento básico. Seja você também um fornecedor da Mirante e da Aegea: acesse https://aegea.com.br/fornecedores/.

Inscrições para Projeto Pioneiros terminam na sexta-feira (14)

Postado por aegea-ppp em 12/jul/2023 - Sem Comentários

Iniciativa é voltada a alunos do Ensino Médio de escolas da rede pública de Piracicaba

As inscrições para o Projeto Pioneiros, desenvolvido pela área de Responsabilidade Social da Mirante, encerram-se na próxima sexta-feira (14). Se você é aluno do Ensino Médio na rede pública e tem interesse em vivenciar um ambiente corporativo, aprender como funciona uma empresa da área de saneamento e desenvolver um projeto com a tutoria de um colaborador da Mirante, o Pioneiros é para você! Não perca essa oportunidade e inscreva-se aqui.  

Serão quatro meses de imersão na concessionária, conhecendo cada setor da Mirante. Ao final do período de formação, os jovens são convidados a elaborar, em dupla, um projeto de melhoria para questões relacionadas ao saneamento de seu bairro, comunidade ou cidade, e concorrem a uma premiação local. Os vencedores têm a oportunidade de participar também de uma etapa nacional.

As aulas vão ocorrer de agosto a novembro, de forma híbrida, às segundas-feiras, das 14h às 16h. As aulas presenciais serão na sede da Mirante, que fica na Rua Treze de Maio, 1.816 – Bairro Alto. Os estudantes selecionados (são 24 vagas) terão vale-transporte, material didático e lanche. A dupla vencedora receberá um tablet para cada um e um curso de inglês oferecido pela New Castle Idiomas.

De acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social da Mirante, Andréia Ferreira, o objetivo do Pioneiros é contribuir para a reflexão sobre o futuro profissional e oportunizar aos jovens um primeiro contato com ambiente empresarial. “Além de aproximar a empresa da comunidade e dos jovens, o Pioneiros proporciona um ambiente de inovação operacional e social, onde possam surgir ideias de projetos com retornos interessantes tanto para a concessionária, quanto para a comunidade”, explica.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a seleção vão até sexta-feira (14) e devem ser feitas no site da Mirante – www.miranteppp.com.br ou na bio do Instagram da concessionária: @miranteppp. O início do Programa Pioneiros está previsto para a primeira semana de agosto.

Equipe de Serviços da Mirante retira cobertor da rede coletora de esgoto

Postado por aegea-ppp em 05/jul/2023 - Sem Comentários

A Mirante promove, frequentemente, campanhas relativas ao uso correto da rede coletora de esgoto. E você sabe por quê? Porque ainda é comum que as equipes de Serviços encontrem objetos e muito lixo descartado nas redes. Quer um exemplo? Na manhã da última terça-feira (04), um entupimento na rede foi causado pelo descarte de um cobertor. Isso mesmo, um cobertor na rede de esgoto!

“Infelizmente, é comum que nossas equipes encontrem obstruções causadas por materiais diversos, como peças de roupa, estopa, absorventes femininos, fio dental, cabelo, cotonetes, papel higiênico e, nesse caso, um cobertor”, afirma o supervisor de Serviços da Mirante, Guilherme Cyrino. Ele lembra que as redes coletoras de esgoto não são dimensionadas para receber este tipo de lançamento. “Lugar de lixo, de papel higiênico e afins – além de peças de roupa, não é o vaso sanitário. É importante que as pessoas se lembrem que vivemos em comunidade, nossas atitudes podem afetar nossos vizinhos, nossa rua, nosso bairro”, alerta Guilherme.

O acúmulo de gordura também é um grande causador de entupimentos. “Por isso é tão importante que a população não descarte óleo de cozinha usado no ralo da pia. Essa gordura, aliada a outros detritos, forma uma massa dura como concreto, obstruindo a rede”, explica o supervisor. Por isso mesmo é que a área de Responsabilidade Social da Mirante desenvolve o programa De Olho no Óleo, que incentiva a população a descartar de forma correta o óleo de cozinha usado.

REDE PLUVIAL X REDE DE ESGOTO

Guilherme lembra ainda que ligações corretas de água pluvial também evitam entupimentos. Segundo ele a tubulação de esgoto não pode receber água de chuva. “A rede pluvial (água de chuva) tem que estar separada da rede de esgoto, que não suporta o volume da água de chuva. Por isso, essa prática também provoca entupimentos, rompimento de tubulação e até transbordamento de esgoto nas ruas ou dentro do imóvel”, afirma.

Ele informa que, para verificar se as instalações do imóvel estão corretas, basta jogar um pouco de corante no ralo do quintal de seu imóvel. Se a água colorida chegar até a sarjeta, significa que a ligação está correta. “Para regularizar as instalações é preciso contatar o serviço de um pedreiro de sua confiança”, conclui Guilherme.