Postado por aegea-ppp em 26/out/2023 - Sem Comentários
Time de Responsabilidade Social da empresa vai até as comunidades com o objetivo de ouvir e intensificar o engajamento da população nos esforços para minimizar problemas relacionados ao descarte indevido de lixo no período chuvoso
A Mirante, empresa da Aegea Saneamento, a maior do setor privado do país, dá início nesta segunda-feira, dia 30 de outubro, à segunda etapa do “Plano Águas de Verão 2023” com uma série de encontros com moradores nos bairros de Piracicaba (SP).
A primeira reunião acontece no Bosque dos Lenheiros, às 18h30, na Igreja do Pastor Luciano, que fica na Rua Pau Brasil, número 194. Todos os moradores estão convidados a participar.
No dia seguinte, 31 de outubro, também às 18h30, é a vez do bairro Novo Horizonte receber o time de Responsabilidade Social da Mirante na sede da Associação (rua Laura Fernandes de Campos Ferrar, número 145).
O “Plano Águas de Verão 2023” tem o objetivo de conscientizar e educar a população para reduzir a quantidade de lixo descartado indevidamente e orientar sobre a separação da rede pluvial da rede de esgoto.
A campanha foi lançada oficialmente em 5 de outubro durante uma reunião, na sede da Mirante, com lideranças de 12 bairros do município. Na ocasião, os parceiros puderam tirar dúvidas, expor suas questões e reforçar o comprometimento com a causa. Entre os problemas relacionados ao período chuvoso está o aumento do número de chamadas para desobstrução da rede.
“Este é um trabalho de escuta ativa, de parceria e de compartilhamento da missão de melhorar a qualidade de vida da população. É dessa forma, com diálogo aberto e muito trabalho, que estamos movimentando e transformando a realidade de centenas de vidas na cidade”, diz Andréia Ferreira, coordenadora de comunicação da Mirante.
Ela lembra que a rede de esgoto não é projetada para escoar a água das chuvas e que a junção dessas tubulações pode causar entupimentos e extravasamento.
Para que isso não aconteça, a Mirante orienta a população a recolher o lixo corretamente e providenciar a adequação da rede pluvial.
O ideal é que as águas das chuvas sejam canalizadas por calhas e ralos específicos e conduzidas até os córregos e rios do município por meio de guias e galerias.
“Pequenas atitudes podem ser determinantes para evitar problemas como extravasamento, tão comuns nesse início do período chuvoso. Quanto mais limpos estiverem os caminhos da chuva em nossas cidades, menos problemas nós e nossos vizinhos vamos enfrentar nessa época do ano”, alerta Andréia Ferreira.
Quem somos
Mirante
A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.
Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br
Aegea
Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 30 milhões de pessoas atendidas em 489 cidades de 13 estados, de norte a sul do Brasil.
Saiba mais em https://www.aegea.com.br
Postado por aegea-ppp em 23/out/2023 - Sem Comentários
Evento contou com a parceria da Unimed Piracicaba
A área de Responsabilidade Social da concessionária Mirante promoveu, nesta segunda-feira (23), uma manhã especial, com palestras alusivas ao Outubro Rosa, sob o tema: ‘Vamos conversar sobre a importância do Outubro Rosa – Mês de Prevenção ao Câncer de Mama’. O evento, que teve parceria da Unimed Piracicaba, foi realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social da Mirante, Andréia Ferreira, o objetivo da ação foi reforçar a prevenção ao câncer de mama junto às colaboradoras da Mirante e às do Semae, que também foi parceiro no evento.
A ginecologista e mastologista da Unimed Piracicaba, Cristiane Morato Angeli Fonseca, abriu a manhã com uma palestra sobre os fatores de risco para a doença, a importância do autocuidado, os sintomas e tratamentos, sempre pautada na cura da doença. “O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo, mas a boa notícia é que as chances de cura vêm aumentando, graças à precocidade do diagnóstico”, disse Cristiane. Por isso a importância dos exames periódicos, do autocuidado e da observação das mamas.
De acordo com Ana Luísa Ceglio, psicóloga da Medicina Preventiva da Unimed Piracicaba, o câncer não pode ser associado à morte, mas à possibilidade de uma mudança de vida, rumo à cura. Ana explicou, em sua palestra, os ciclos emocionais da doença em mulheres recém diagnosticadas. “São muitos momentos difíceis, mas é importante focar na cura. É necessário que tenhamos uma vida saudável, com ênfase na alimentação e na atividade físicas, mas também na saúde emocional para enfrentarmos as adversidades da vida”, afirmou.
OTIMISMO SEMPRE
A empresária Lucélia Cleri Gabriel Semmler, 45 anos, descobriu o câncer de mama aos 42, mas não se deixou abater. Agarrou-se à sua fé e enfrentou a doença com a certeza da cura. Nem a corrida, um de seus hobbies, ficou de fora durante o tratamento. “Não mudei a minha rotina porque eu já me sentia curada. Sempre tive muita fé, passei por momentos muito delicados, o tratamento não é fácil, perdi os cabelos, tive as consequências das quimioterapias, mas não foco no que foi ruim, apenas naquilo que consegui: a cura”, contou Lucélia durante a sua palestra.
Lucélia destacou a fé como uma grande aliada à cura do câncer de mama
OUTUBRO ROSA
O Outubro Rosa teve início em 1991, nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure – hoje a maior organização de câncer de mama do mundo – lançou o laço cor-de-rosa, distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. A campanha logo ganhou inúmeros países.
Susan G. Komen, que dá nome à Fundação, foi uma vítima do câncer de mama, que passou por vários tratamentos, mas que, depois de três anos, não sobreviveu à doença. Sua irmã, Nancy Brinker, levou adiante os planos das duas, já que Susan queria melhorar o ambiente que as pacientes encontram nos hospitais. E foi assim que a organização começou. Com uma doação inicial de 200 dólares e uma caixa com nomes de possíveis doadores. Ironicamente, alguns anos depois, a própria Nancy Brinker tornou-se uma sobrevivente do câncer de mama.
Postado por aegea-ppp em 19/out/2023 - Sem Comentários
Ação integra o Plano Águas de Verão 2023/2024, de conscientização sobre o uso correto da rede de esgoto
O uso incorreto da rede coletora de esgoto tem sido alvo de inúmeras campanhas realizadas pela concessionária Mirante. Agora, a Mirante lança, dentro do Plano Águas de Verão 2023/2024, o ‘Inimigos do Saneamento’, uma campanha de conscientização sobre a importância de não descartar objetos na rede coletora de esgoto.
Em um primeiro momento, a campanha pode causar um certo desconforto, pois trará, por meio de postagens nas redes sociais, exemplos do que é retirado da rede de esgoto que estava entupida. “Nossas equipes trabalham diariamente na desobstrução da rede de esgoto nos mais variados pontos da cidade. E a causa mais comum dos entupimentos é o descarte de materiais na rede que, inclusive, é dimensionada para receber apenas o que é gerado nos imóveis – água das pias, do chuveiro, do vaso sanitário, das máquinas de lavar roupas, por exemplo”, afirma o coordenador de Serviços da Mirante, Alan Pedra.
As equipes encontram muito lixo nas redes: fraldas, absorventes, cabelo, fio dental, preservativos e até peças de roupas. “Saneamento não se faz sozinho. Todos nós devemos cuidar da rede de esgoto do imóvel onde vivemos, pois a atitude de uma pessoa que descarta lixo no vaso sanitário, por exemplo, pode não impactar na sua casa ou rua, mas nas outros moradores”, afirma Alan.
Pensando nisso, a campanha também traz os maiores “vilões” do saneamento: fio dental (Fio Malvadão), papel higiênico (Nojentão), cabelo (Enrosco), absorvente (Vampirão), óleo de cozinha usado (Seboso) e estopa (Estorvo). “O humor é uma maneira de atingir mais pessoas e, no caso dos vilões, as crianças de um modo geral, que são multiplicadores natos”, observa Alan.
Pode parecer inofensivo, mas o descarte irregular de óleo na rede coletora de esgoto também é um dos principais desafios enfrentados na área de saneamento. A prática, que muitas vezes é adotada como uma solução rápida para eliminar o resíduo, implica em danos ambientais, assim como prejudica o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário. “Ao percorrer a rede de esgoto, o óleo forma uma placa sólida de gordura que vai se acumulando entre as “paredes” da tubulação e, consequentemente, obstrui toda a passagem inviabilizando a vazão do esgoto”, comenta Alan.
Excesso de lixo e gordura obstruem as redes coletoras de esgoto
PLANO ÁGUAS DE VERÃO
Em meio a alertas sobre o alto volume de chuvas para este ano, a Mirante lançou o Plano Águas de Verão 2023/2024, que tem como objetivo conscientizar e educar a população para reduzir a quantidade de lixo descartado indevidamente, orientar sobre a separação da rede pluvial da rede de esgoto e minimizar impacto de fenômenos extremos no município.
Mirante
A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.
Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br
Aegea
Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 30 milhões de pessoas atendidas em 489 cidades de 13 estados, de norte a sul do Brasil.
Saiba mais em https://www.aegea.com.br
Postado por aegea-ppp em 05/out/2023 - Sem Comentários
Em meio a alertas sobre o alto volume de chuvas para este ano, campanha tem como objetivo conscientizar e educar a população para reduzir a quantidade de lixo descartado indevidamente, orientar sobre a separação da rede pluvial da rede de esgoto e minimizar impacto de fenômenos extremos no município
Um encontro com cerca de 20 lideranças comunitárias de Piracicaba (SP) marcou o início, nesta quinta-feira (05), da primeira etapa do Plano Águas de Verão 2023. Idealizada pela Mirante, empresa da Aegea Saneamento, a maior do setor privado do país, a campanha tem o objetivo de conscientizar e educar a população para reduzir a quantidade de lixo descartado indevidamente e orientar sobre a separação da rede pluvial da rede de esgoto.
A ideia é evitar problemas que historicamente se agravam durante as estações mais quentes e chuvosas do ano, como obstruções e extravasamento.
O evento reuniu também veículos de imprensa da região, que puderam conhecer detalhes sobre o projeto e conversar com os porta-vozes da empresa.
Em sua apresentação, a coordenadora de comunicação da Mirante, Andréia Ferreira, ressaltou a importância de engajar a comunidade em um esforço coletivo que começa dentro de cada lar. “Falar desse assunto é muito importante porque vai impactar diretamente a comunidade onde vocês estão”, disse ela aos presentes.
O plano da Mirante, afirmou Ferreira, é estar perto e contribuir para a conscientização da população. “Nós temos uma imensa responsabilidade e também uma oportunidade de educação ambiental”, afirmou a coordenadora, que fez um alerta sobre o grande volume de chuva previsto para este ano.
“Nosso cronograma prevê que estejamos nos bairros. Para passar bem pelo verão, precisamos muito da ajuda de todos. E queremos também ouvir as lideranças.”
“Foi um encontro maravilhoso. Todos nós vamos participar”, disse, ao fim da reunião, a líder comunitária Aglaé Consuelo, do condomínio Vida Nova II. “Encontros assim são muito importantes para que a gente possa melhorar nosso bairro, melhorar o fluxo das águas e o meio ambiente”, disse a moradora. Ela contou ter ficado impressionada com a imagem dos “blocos de gordura”, resultado do descarte irregular de óleo na rede, mostrados no evento. “A forma como a gordura fica nas tubulações impressiona. A gente sabe que o óleo entra na rede, mas como fica o processo lá dentro a gente não tinha ideia.”
Para Josiane Araújo, liderança da Vila Sônia, o encontro foi uma excelente oportunidade de aprendizado. “Devemos conscientizar nossa população sobre a questão do lixo, do óleo. É de suma importância levar para nossa comunidade essas informações. Muita gente vive em áreas carentes de informação, e agora queremos passar para a linha de frente o que aprendemos e fazer com a Mirante esse trabalho de conscientização.”
Lideranças comunitárias também receberam folders explicativos sobre o Plano Águas de Verão 2023
Segundo Rodrigo Leitão, gerente de operações da Mirante, esse tipo de encontro é importante para que a empresa possa ouvir as demandas das comunidades e atuar de maneira estratégica. “É sempre positivo quando trazemos a comunidade para trabalhar com a gente. A longo prazo, essa aproximação e o processo de educação sobre o que é o sistema de coleta de esgoto ajudam a minimizar impactos negativos ocasionados pela conexão incorreta e o lançamento indevido de lixo nas redes. O ser humano muitas vezes se esquece do coletivo e pensa que não tem problema jogar só um fio dental na rede. Mas em uma cidade com quase 200 mil conexões, o problema aumenta de forma exponencial. Estamos falando de um volume muito grande de lixo descartado de maneira incorreta, o que se agrava quando um grande volume de água também é lançado nessa rede”, analisa.
Durante a apresentação, os representantes da Mirante mostraram aos convidados que problemas relacionados ao descarte incorreto de óleo e lixo representam mais de 80% das chamadas de emergência registradas pela Mirante nas comunidades.
Este número de ordem de serviço para manutenção devido a entupimento e extravasamento da rede de esgoto sempre aumenta no período úmido.
Pequenas atitudes ajudam a conter danos ao meio ambiente (rios, riachos, lagos), prejuízos à saúde da população, entupimento da rede coletora de esgoto e extravasamento dos pontos de visita.
Entre 2021 e 2022, a Mirante retirou, em um dos processos em suas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), cerca de 200 toneladas de resíduos sólidos indevidamente lançados na rede.
O Plano Águas de Verão 2023 prevê, a partir de agora, a elaboração de um calendário de ações nos bairros de Piracicaba. As atividades serão reforçadas até março de 2024. Estão previstas campanhas de conscientização sobre descarte correto de óleo, com projetos e oficinas que ensinem a transformar o material em sabão, gerando uma possibilidade de geração de renda para a população.
Quem somos
Mirante
A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.
Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br
Aegea
Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 30 milhões de pessoas atendidas em 489 cidades de 13 estados, de norte a sul do Brasil.
Saiba mais em https://www.aegea.com.br