Postado por aegea-ppp em 31/out/2024 - Sem Comentários
Imprensa Day será um momento de troca entre empresa e profissionais que atuam na área de comunicação
A melhoria da qualidade de vida da população e a preocupação com o meio ambiente fazem parte do DNA da Mirante e a sustentabilidade permeia todos os processos que integram o dia a dia da concessionária. Mas um dos grandes desafios é que a população conheça e entenda o trabalho que é realizado, da coleta e tratamento do esgoto, até o efluente tratado devolvido ao rio Piracicaba.
E o apoio da imprensa também é fundamental para informar a população e conscientizá-la sobre a importância do esgotamento sanitário no município. Por isso, a Mirante promove, na próxima segunda-feira (04/11), uma manhã diferente com a presença de jornalistas e representantes das mídias locais. Um dos objetivos do encontro é um bate papo com o diretor presidente a a diretora executiva sobre o contexto do saneamento no Brasil, além de mostrar aos presentes um pouco do trabalho que a Aegea Saneamento desempenha em Piracicaba, por meio da Mirante.
O encontro também marca a última fase do 1º Prêmio Mirante de Jornalismo Sustentável, já que todo material dos jornalistas participantes foi entregue – o prazo era 30 de outubro. Agora os trabalhos começam a ser analisados pela banca julgadora. Durante o evento, o gerente de Sensibilização e Comunicação do Consórcio PCJ, Murilo Ferreira de Sant’Anna, falará sobre Comunicação e Sustentabilidade.
“É muito importante que todos conheçam nossa forma de atuar, pois nosso trabalho é realizado de maneira sustentável e gera impacto positivo. Temos um compromisso com o bem-estar da população e a responsabilidade de prestar um serviço de qualidade que gera desenvolvimento e crescimento sustentável para todos os envolvidos.”, afirma o diretor presidente da Mirante, André Borges. O encontro é muito importante, pois o tema de saneamento precisa ser entendido além do básico, especialmente porque a universalização do esgotamento sanitário, traz impacto extremamente positivo para os corpos hídricos – rios, ribeirões e córregos.”
QUEM SOMOS
Mirante
A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.
Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br
Aegea
Criada em 2010, a Aegea é referência no setor de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em mais de 500 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil. Saiba mais em https://www.aegea.com.br
Postado por aegea-ppp em 29/out/2024 - Sem Comentários
Extravasamentos em PVs são as principais ocorrências atendidas pela área de Serviços da concessionária
Você sabe o que é um ‘PV’ e para que serve? Muitas pessoas acham que o PV é apenas uma ‘tampa de ferro’, redonda, encontrada em ruas e calçadas. Mas o PV é muito mais que uma ‘tampa’: é um poço de visita construído estrategicamente para oferecer acesso fácil às equipes de manutenção, limpeza e vistoria de redes de esgoto e de drenagem de água pluvial, seja de sistemas particulares ou públicos, necessário em todos os municípios.
Embora possua uma estrutura bastante resistente, os PVs não são construídos com a finalidade de receber qualquer tipo de descarte externo. Têm a finalidade de servir como ponto de acesso às redes, para execução de vistorias e limpezas e necessitam de cuidados especiais, quanto ao uso correto.
Dentre as ocorrências registradas pela área de Serviços da Mirante, as de extravasamentos de esgoto em PVs são as campeãs. De acordo com o coordenador de Operações da concessionária, Luis Gustavo Theodoro dos Santos, “É muito importante que se entenda que o PV é um acesso à rede coletora e deve ser utilizado exclusivamente pelas equipes da Concessionária, como instrumento de manutenção da infraestrutura de coleta. Descartar lixo e outros objetos nos PVs é, além de proibido e perigoso, é prejudicial a toda a rede de esgotamento sanitário”.
MONITORAMENTO DE PVs
Tendo em vista esse cenário, a Mirante iniciou a instalação de sensores para o Monitoramento Remoto de PVs. “Por meio de medidores de nível colocados em dez PVs espalhados pela cidade, conseguimos monitorar, do nosso Centro de Operações Integradas – COI, a situação desses poços de visita, identificando alteração nos níveis do esgoto, o que contribui para a antecipação do envio da equipe de manutenção em casos de extravasamentos”, explica Luis. Os PVs foram escolhidos por critérios específicos, especialmente aqueles localizados próximos de áreas verdes.
Essa ação juntamente com outras iniciativas, como as vistorias da equipe do Ribeirão Limpo e a campanha ‘Esgoto não é lixo. Lugar de lixo é na lixeira’, são ferramentas para reforçar o compromisso da Mirante na prestação de um serviço de qualidade, além de ampliar a conscientização sobre o cuidado com as redes coletoras de esgoto que não podem receber nenhum tipo de material. “Precisamos sempre lembrar que o que fazemos, de bom ou de ruim, impacta em todos os que vivem ao nosso redor. E isso vale para o uso correto da rede de esgoto, se eu jogo lixo no vaso sanitário, estou contribuindo para a obstrução que afeta a minha rua, o meu bairro, a minha cidade e em muitos casos o rio”, diz Luis.
Medidores de nível são instalados nos PVs, identificando alteração nos níveis do esgoto
QUEM SOMOS
Mirante
A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, referência no setor. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.
Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br
Aegea
Criada em 2010, a Aegea é referência no setor de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em mais de 500 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil.
Saiba mais em https://www.aegea.com.br
Postado por aegea-ppp em 24/out/2024 - Sem Comentários
Iniciativa é promovida pela área de Responsabilidade da Mirante com alunos do Ensino Médio de escolas públicas
Elaborar e desenvolver projeto, em dupla, que englobe ações socioambientais inovadoras para problemas comuns existentes no bairro, região ou cidade onde residem. Essa é a fase final do Projeto Pioneiros, desenvolvido pela área de Responsabilidade Social da Mirante com alunos do Ensino Médio da rede pública que, desde o mês de maio, participam dessa verdadeira imersão no conhecimento sobre mercado de trabalho e atuação de diferentes profissionais, especialmente no setor de saneamento.
O próximo passo é que os alunos apresentem os trabalhos a uma banca avaliadora e os autores do melhor projeto sejam premiados e homenageados juntamente com os demais participantes. “O Pioneiros proporciona uma bagagem de experiências. Além de todo o conhecimento adquirido e o desenvolvimento de habilidades ao longo do projeto, os estudantes também têm a experiência de apresentar suas ideias à banca, um desafio instigante para eles”, explica a analista de Responsabilidade Social, Isabela Nolasco.
Um dos projetos, desenvolvido pela dupla de alunos Cristhian Cavalcante Prieto e Daynara Rocha Pereira, tem como tema Tijolos Solo-Cimento Ecológico. A tutora dos alunos é a colaboradora da Mirante, Monique Aparecida Duarte Lopes que, junto com eles, participou de uma visita à Olaria Gramuza Tijolos Ecológicos, na vizinha Santa Barbara D’Oeste.
De acordo com Isabela, o objetivo foi realizar uma visita de campo para conhecer uma fábrica de tijolos e investigar a possibilidade do uso de lodo, proveniente do tratamento de esgoto, na criação de tijolos ecológicos. Para Cristhian, conhecer uma fábrica de tijolos ‘ao vivo’, fez toda diferença. “Eu não fazia muita ideia de como funcionava todo o processo prático na fabricação de tijolos, principalmente o processo de cura e seca dos tijolos ecológicos”, diz.
O estudante salientou a importância de conhecer os processos de fabricação, inclusive a praticidade e economia na construção e a beleza dos tijolos “que rementem às construções mais antigas, uma estética mais medieval”. Daynara também achou a visita “muito interessante”. “Aprendi como eles usam materiais reciclados para fazer tijolos sustentáveis, ajudando a proteger o meio ambiente. Foi inspirador ver como recursos simples do nosso dia a dia pode contribuir para a construção de um futuro mais saudável e duradouro”, finaliza Daynara.
QUEM SOMOS
Mirante
A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, referência no setor. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.
Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br
Aegea
Criada em 2010, a Aegea é referência no setor de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em mais de 500 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil.
Saiba mais em https://www.aegea.com.br
Postado por aegea-ppp em 14/out/2024 - Sem Comentários
Dupla de equipamentos hidráulicos é essencial para manter a eficiência do sistema de esgotamento sanitário
Muitos proprietários de imóveis desconhecem a importância do funcionamento integrado entre caixa de inspeção e a válvula de retenção no sistema de esgotamento sanitário. Porém, essa dupla de equipamentos hidráulicos é essencial para manter a eficiência da rede de esgoto e evitar eventuais retornos de esgoto em residências, prédios comerciais, indústrias e outros estabelecimentos.
A válvula de retenção de esgoto é um dispositivo simples e eficaz que, quando conectada à tubulação da caixa de inspeção, atua no bloqueio de possíveis retornos de esgoto para dentro do imóvel. Além disso, impede a entrada de animais peçonhentos por meio da tubulação.
Já a caixa de inspeção é um elemento do sistema coletor de esgoto e deve ser implantada na calçada do imóvel. É essencial que ela permaneça deslacrada, pois é utilizada para vistoria de interligações pela concessionária Mirante.
Para garantir que a válvula de retenção de esgoto cumpra a sua função, ou seja, libere a passagem do esgoto da residência e bloqueie o retorno de esgoto, essa ferramenta deve ser instalada preferencialmente por um encanador ou instalador hidráulico.
Segundo a gerente de Operações da Mirante, Flavia Miranda, o mecanismo deve ser instalado de forma que acompanhe a declividade da tubulação interna do imóvel, para evitar problemas de escoamento do esgoto, além disso, um dos pontos essenciais a serem observados durante a instalação é o sentido do fluxo do fluido, que deve seguir o indicado no corpo da peça.
“A válvula de retenção possui uma geometria simples e perfeita para garantir o escoamento do esgoto pelas residências, bem como uma tampa que funciona como uma espécie de porta, impedindo que o retorno de esgoto da rede pública e animais peçonhentos, como ratos e baratas, para dentro dos imóveis”, destaca.
Flavia também alerta o cuidado necessário com o sistema de coleta de água da chuva (pluvial). Em hipótese alguma, a rede pluvial deve ser conectada à rede coletora de esgoto.
“Em dias de chuva, a rede coletora de esgoto, que não é dimensionada para a coleta de águas pluviais, acaba recebendo grande volume hídrico devido às conexões irregulares de água de chuva. Isso danifica a rede coletora de esgoto e causa transtornos à população”, disse. “Por isso, é importante realizar inspeções periódicas e limpezas na caixa de inspeção e na válvula de retenção de sua casa, para preservar a saúde e o meio ambiente”, finaliza Flavia.
Cabe ainda ressaltar que, outro fator relevante para o retorno de esgotos, é o mau uso das redes com o descarte de objetos e óleo de cozinha. A principal orientação é não jogar material sólido em vasos sanitários, pias, ralos e poços de visita e o óleo de cozinha não deve ser descartado na pia.
QUEM SOMOS
Mirante
A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, referência no setor. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.
Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br
Aegea
Criada em 2010, a Aegea é referência no setor de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em mais de 500 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil.
Saiba mais em https://www.aegea.com.br
Postado por aegea-ppp em 07/out/2024 - Sem Comentários
Estudo mostra que o acesso ao abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto pode tirar mais de 18 milhões de mulheres da condição de pobreza
O Outubro Rosa é o mês que traz para o centro das discussões a saúde integral da mulher e o impacto dos contextos sociais em sua vida. E quando o assunto é saúde pública, o saneamento básico é um dos pilares essenciais, especialmente para a prevenção de doenças. A falta de acesso à água potável e coleta e tratamento de esgoto pode resultar na disseminação de doenças como a dengue, leptospirose e diarreias, que afetam principalmente crianças e grupos mais vulneráveis. A melhoria no saneamento reduz significativamente a incidência dessas enfermidades, contribuindo para uma população mais saudável e diminuindo os gastos com saúde pública.
Segundo o estudo “O Saneamento e a Vida da Mulher Brasileira”, do Instituto Trata Brasil, o impacto da falta de saneamento na mulher brasileira reforça ainda mais a desigualdade de gênero no país. Segundo a publicação, o número de mulheres que residem em casas sem coleta de esgoto saltou de 26,9 milhões para 41,4 milhões em três anos, ou seja, uma taxa de crescimento de 15,5% ao ano do número de brasileiras afetadas pelo problema.
O relatório reforça que o acesso universal ao abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto pode tirar mais de 18 milhões de mulheres da condição de pobreza. Além disso, com a melhoria dos serviços básicos, as mulheres poderiam ter sua renda ampliada em 1/3. Um aumento da renda das brasileiras alcançaria R$ 13,5 bilhões por ano e cerca de metade desses ganhos ocorreriam no Norte e Nordeste do país, regiões do país com os maiores déficits de saneamento.
POBREZA MENSTRUAL
A população feminina prejudicada pela falta de água tratada passou de 15,2 milhões para 15,8 milhões. Já o índice de mulheres sem banheiro em casa cresceu 56,3% no período, passando de 1,6 milhão para 2,5 milhões. Na publicação, foi realizada ainda uma análise sobre como a falta de saneamento básico impulsiona a pobreza menstrual. Dados mostram que mulheres sem acesso a água tratada comprometem uma parcela maior da renda com a compra de absorventes e coletores menstruais – o impacto é 36% superior. Para aquelas que vivem sem banheiro em casa, o esforço econômico é 64% maior.
“Saneamento básico está intrinsecamente ligado à qualidade de vida das pessoas. O acesso a água potável e esgoto tratado não é apenas uma questão de saúde, mas também de dignidade. Quando as comunidades têm acesso a esses serviços, há uma melhora significativa na qualidade de vida, refletindo em famílias mais saudáveis, ambientes mais limpos e cidades mais organizadas. A promoção do saneamento básico deve, portanto, ser uma prioridade nas agendas governamentais e sociais, visando garantir que todos os cidadãos tenham direito a um ambiente saudável e digno de vida”, afirma a diretora executiva da Mirante, Isabelly Gonçalves.
Compreender essas implicações é fundamental para promover políticas públicas eficazes e iniciativas comunitárias que priorizem o acesso a saneamento adequado.
QUEM SOMOS
Mirante
A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.
Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br
Aegea
Criada em 2010, a Aegea é referência no setor de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em mais de 500 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil. Saiba mais em https://www.aegea.com.br