Notícias
“As árvores são importantes para a respiração e para a alimentação dos bichinhos”, esta fala inocente de Kauã Martins, 4, aluno da Escola Municipal de Educação Infantil Aparecido Carlos Guzzi, ditou o clima lúdico da manhã da última sexta-feira (28), que envolveu a implantação do ‘Jardim dos Beija-flores’ na referida instituição de ensino. A ação é promovida pela concessionária Águas do Mirante em parceria com o Instituto Equipav, em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro.
A iniciativa consiste no plantio de árvores que atraiam borboletas e pássaros, em especial, o Beija-flor, para que os alunos tenham a oportunidade de estudar as diferentes espécies de aves, insetos e as árvores. Além disso, a proposta tem a finalidade de despertar nas crianças a consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente.
O projeto é composto por duas etapas, sendo a primeira (que ocorreu na última sexta-feira), o plantio de 36 arbustos da espécie Lágrimas de Cristo. Na fase seguinte, que será concluída em outubro, conforme cronograma, o jardim ganha novas mudas de Escova de Garrafa, Camarão Amarelo e Vermelho, entre outras. Além disso, a ação engloba, ainda, uma homenagem às crianças nascidas no dia 21 de setembro que terão uma placa personalizada com seu nome e que ficará exposta no Jardim de Beija-flores.
“Ao implantarmos o Jardim dos Beija-flores na instituição de ensino, trabalhamos com a proposta de promover uma relação de integração dos alunos com a fauna e a flora brasileira. As árvores proporcionam um equilíbrio ecológico, melhoram a qualidade do ar, auxiliam na recuperação de áreas degradadas, diminuem o processo de assoreamento dos rios, atraem pássaros e ajudam na preservação ambiental”, esclarece Robson Lopes, gestor de Meio Ambiente da Águas do Mirante.
De acordo com Cristiane Fernandes Silva, assistente educacional da EMEI Aparecido Carlos Guzzi, a ação proporciona uma experiência diferente aos alunos. “Esta é a primeira vez que acompanho este tipo de atividade. A reação das crianças é o que mais impressiona, elas ficam entusiasmadas, querem participar e se sentem felizes em fazer parte de algo importante”, relata a assistente.
“Trabalhamos com o compromisso de atrair a atenção, desta e das próximas gerações, sobre a importância da preservação do meio ambiente, por isso, ao desenvolvermos um jardim, compartilhamos o senso de responsabilidade com os estudantes, que se sentem engajados para ajudar e promover a melhoria da qualidade de vida de maneira geral”, conclui Maria Aparecida Draheim, gestora de Projetos Socioambientais.