Notícias
A concessionária Mirante – Parceria Público Privada (PPP) responsável pelo esgotamento sanitário de Piracicaba – lança projeto que tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos jovens sobre o mercado de trabalho e a atuação de diferentes profissões. Trata-se do projeto Pioneiros, no qual os jovens irão aprender sobre diferentes áreas da empresa e os serviços de infraestrutura e saneamento. O objetivo é estimular o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação dos estudantes.
Para participar, o jovem precisa estar matriculado em escolas da rede pública de Piracicaba e estar cursando o Ensino Médio (1 ao 3º ano). As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, até o dia 04 de setembro, através do preenchimento da ficha de inscrição, disponível nas secretárias dessas escolas. No ato da inscrição, o aluno deve enviar uma carta de apresentação, de até uma página, descrevendo porque ele deve ser um dos estudantes selecionados para o projeto.
Nos meses de setembro e outubro, sempre no período da tarde, no Museu da Água, serão realizados 11 encontros com os jovens selecionados para o projeto. Durante os encontros, os alunos participarão de atividades em campo e receberão workshops da concessionária, com os temas como liderança e protagonismo, introdução ao saneamento, aspectos legais da prestação de serviços públicos de água e esgoto, comunicação empresarial, entre outros. Após a imersão nos assuntos, os participantes terão o desafio de elaborar um projeto que contribua com o saneamento no bairro em que vivem.
Os autores dos três melhores projetos serão premiados com um notebook (1º lugar), um tablet (2º lugar) e um smartphone (3º) lugar, além de concorrerem ao Prêmio Eficiência e Tecnologia da Aegea, holding de saneamento da Mirante, na categoria Jovens Pioneiros, juntamente com participantes de todo o Brasil.
Segundo Ricardo Miranda, presidente da Mirante, o Projeto Pioneiros segue a Política de Investimento Social da Aegea e está alinhado ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que norteiam todos os projetos sociais da empresa. “O contato direto dos estudantes com os profissionais da empresa, por meio da educação, favorece o desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens”, afirma Miranda.
Como participar
Para participar é preciso estar matriculado em escolas da rede pública de Piracicaba e cursando o Ensino Médio. As inscrições, que são gratuitas, vão até o dia 4 de setembro e as fichas de inscrição estão disponíveis nas secretárias dessas escolas. Além da ficha de inscrição, o estudante precisa enviar uma carta de apresentação de até uma página, descrevendo porque ele deve ser um dos estudantes selecionados para o projeto.