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Duzentos e oitenta motivos para celebrar as boas práticas sociais e a possibilidade de se preservar mais vidas. Esse é o saldo positivo da campanha “Doar sangue é salvar vidas”, realizada pelo 2º ano consecutivo pela Mirante – concessionária responsável pela operação do sistema de esgotamento sanitário do município, por meio da Parceria Público-Privada estabelecida com a Prefeitura/ Semae, em reflexão ao Dia Nacional do Voluntariado, comemorado na última quarta-feira, 28.
A ação, viabilizada pela área de Responsabilidade Social, teve início no mês passado, por meio de um trabalho de comunicação direcionada, com o objetivo de sensibilizar e motivar os profissionais a participarem da campanha. Impulsionados pelo trabalho prévio, a mobilização deu certo, conquistou a adesão dos colaboradores da Mirante e ultrapassou as fronteiras do município, envolvendo também as equipes do Centro Administrativo Aegea (CAA), localizado na área central de Santa Bárbara D’Oeste, que se deslocaram até Piracicaba para ajudar o Hemonúcleo do município. No total, a iniciativa reuniu a doação de aproximadamente 70 pessoas, que representam cerca de 31,5 litros de sangue, que poderão beneficiar até 280 pessoas, considerando que uma única doação pode atender até quatro.
Entre os colaboradores do CAA, o assistente contábil, Clebson Manoel da Silva, doador frequente, não hesitou em participar e enxergou a campanha como mais uma maneira de ajudar as pessoas. “Só entendemos a importância quando precisamos. Apesar de nunca ter necessitado, vivi a experiência com minha esposa que após a gravidez, devido a uma anemia muito grave, precisou fazer transfusão de sangue. Depois desse episódio, comecei a doar com mais frequência, pois pude perceber que isso é uma forma indireta para salvar vidas”, enfatiza Clebson.
A estreante, Bruna Chiachio, analista de Engenharia, que doou pela primeira vez, analisa que o fato da empresa incentivar e viabilizar a logística da ação facilita a adesão de mais interessados, que muitas vezes acabam não doando por receio. “A experiência foi bem tranquila e achei bem rápido o procedimento. Sempre quis doar, mas nunca conseguia conciliar os horários e assim, acabava deixando passar a oportunidade. Com a ação da empresa, ficou bem mais fácil de conseguir”, relata a analista.
Segundo a coordenadora de Responsabilidade Social da concessionária, Maria Aparecida Draheim, a finalidade da campanha é promover uma compreensão coletiva e, desta forma, ao disseminar as informações, colaborar para que as instituições de saúde consigam angariar mais doadores neste período de baixa dos estoques. “Nosso objetivo é ir além dessa campanha, é criar uma conscientização coletiva sobre a importância das doações serem contínuas, permitindo que o colaborador divida esse pensamento com seus familiares e amigos e, desta forma, fazer com que essa reflexão ultrapasse a “fronteira” da empresa e passe a reverberar em todos os âmbitos sociais. Sabemos que nessa época, os hemonúcleos do país sofrem uma baixa no estoque, então, por que não usar todos os canais de comunicação que temos disponíveis para disseminar esse tipo de informação? É nessa esfera que estamos atuando, incentivando e enaltecendo as boas práticas de voluntariado”, destaca Draheim, enfatizando que até o final do ano a concessionária deverá promover mais ações de voluntariado.