Notícias
Antigamente, ao imaginar o ambiente de uma estação de tratamento de esgoto, era comum remeter a uma imagem de um local inóspito, sem vida e com mau odor, mas em concepções mais modernas, como as implantadas em Piracicaba, esse cenário é complemente o oposto, graças ao esforço conjunto da empresa, por meio da área de Responsável Social, em incentivar às práticas de sustentabilidade e preservação. Nesse sentido, no período de comemoração ao Dia do Meio Ambiente, destacamos a iniciativa diferenciada do agente de saneamento, José Izaque Ferreira Gomes, que plantou recentemente a 106ª muda de árvore nas dependências do sistema de esgotamento sanitário do município.
Ao percorrer as dependências dessas unidades operacionais, árvores de flores e vegetação rasteira, compõem todo o cenário, que além de embelezar, agregam mais vida ao ambiente, pois atraem várias espécies de pássaros e insetos, que as procuram como fonte de abrigo de passagem ou até mesmo ninho, por exemplo, a casa de um João-de-barro que vem sendo construída na ETE Bela Vista.
O colaborador que está na empresa há quatro anos, divide suas tarefas entre os procedimentos operacionais, com a paixão pelo cultivo da terra. Segundo ele, o ato de plantar é um hábito que carrega consigo desde sempre, devido sua origem estar relacionada às atividades de sítio.
Nas unidades, esse trabalho sustentável teve início há um ano, com a ação comemorativa ao Dia da Árvore. Já na primeira ação, o colaborador plantou 50 mudas, que de lá até agora, já somam 106 no total, que já conferem mais vida e beleza às ETEs Piracicamirim, Ponte do Caixão e Bela Vista.
Entre as espécies, Izaque já plantou árvores como o Ipê e Primavera, além do cultivo de amostras de girassóis. Orgulhoso, conta que as mudas embelezam o ambiente, atraem pássaros e insetos.
De acordo com Izaque, a principal motivação para fazer esse trabalho é a consciência ambiental: tentar recuperar, aquilo o que o próprio ser humano degradou.
“Nós somos os responsáveis por tudo o que acontece com o meio ambiente. Nos anos anteriores tivemos as queimadas e, pouco foi feito para se recuperar. Se, por exemplo, 100 mil pessoas plantarem uma única muda que seja, já são 100 mil árvores plantadas, que vão ajudar na questão do oxigênio, dar mais sombra. Isso, o que faço, representa pra mim um recomeço”, conta Izaque.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Iniciativas como as do José Izaque, fazem parte do DNA da concessionária e são constantemente incentivadas pela área de Responsabilidade Social, que desenvolve projetos específicos tanto para o público interno, como o externo voltados à sustentabilidade e preservação do meio ambiente, como: noções e práticas de cultivo a terra, aplicadas no viveiro localizado na ETE Bela Vista, oficinas de forno solar, técnicas de reaproveitamento da água, produção de papel reciclado, entre outras atividades.
Ao longo de quase oito anos de concessão, as atividades e projetos promovidos pela área de Responsabilidade Social, envolveram a participação de aproximadamente 99 mil pessoas.