Notícias
A concessionária Mirante concluiu, nesta semana, mais uma obra de melhorias da rede coletora do município. Desta vez, o projeto – executado pela equipe técnica de Serviços da concessionária Mirante, vai beneficiar diretamente o sistema de coleta que atende a região do Nhô Quim.
A intervenção envolveu a substituição de 30 metros da tubulação antiga, localizada na Avenida Santa Cecília, por PVC – que confere maior tempo de vida útil, com profundidade média de 1 metro e diâmetro nominal de 150 milímetros. O efluente coletado nesta área será destinado à ETE Bela Vista para receber o tratamento adequado e ser devolvido ao meio ambiente com eficiência e qualidade.
O projeto foi idealizado como uma solução definitiva aos extravasamentos que estavam ocorrendo naquele trecho. Para chegar a esse resultado, a área realizou vários estudos e utilizou recursos tecnológicos avançados de investigação, por meio de câmera de vídeo subterrânea, para avaliar as características e estado de conservação da tubulação. A inspeção revelou que a procedência das ocorrências estava relacionada aos danos causados por raízes de árvores, que invadiram e obstruíram todo o espaço interno do sistema de coleta.
Segundo o supervisor de Serviços da Mirante, Giovan Christofoletti, a empresa tem como prioridade desenvolver métodos que agilizem a execução dos serviços, bem como contribuam com todo o ambiente que compõe as obras. “O município tem um potencial de crescimento expressivo e, por isso, nosso papel é adaptar e dimensionar o sistema para que atenda toda a demanda. Por meio dos investimentos em recursos tecnológicos, a concessionária tem condições de implementar esses projetos, de uma maneira rápida e sustentável, causando o mínimo impacto ao entorno das intervenções”, relata o supervisor.
O projeto integra o plano de modernização e melhorias do sistema de esgotamento sanitário, estabelecido no contrato de Parceria Público-Privada, firmado entre a concessionária e o Semae.