Notícias
Projeto de modernização do sistema foi realizado para coibir extravasamentos
Após estudos, que envolveram análise detalhada das ordens de serviços, registradas desde o ano de 2012, quando a Águas do Mirante iniciou a operação do sistema de esgotamento sanitário no município, a empresa desenvolveu projeto de melhorias para o bairro Morumbi.
As ocorrências de extravasamento nas ruas Anhanguera, Jorge Zohlner, Jacob Diehl e Jacob Mustchelle, no período de julho de 2012 a outubro de 2016, chegaram a 183 casos. Dentre os registros foram identificados alto volume de lixo, além de água pluvial na rede coletora de esgoto dessa região, o que ocasionava os frequentes extravasamentos nas ruas, principalmente em dias de chuva.
Para minimizar os impactos aos moradores, a Águas do Mirante realizou o remanejamento de parte do fluxo do esgoto da localidade para o coletor localizado próximo ao ribeirão Piracicamirim, além da implantação de 240 metros de rede, com diâmetro 150 milímetros e profundidade média de 2,60 metros, construção de três novos poços de visitas e substituição de 22 ligações.
Em pouco tempo a melhoria já apresentou resultados satisfatórios. “Outubro foi o mês mais chuvoso dos últimos cinco anos e mesmo com a chuva da última quarta-feira (2) que registrou o volume de 124 milímetros, não tivemos nenhuma ocorrência de extravasamento nessa região”, afirma Fábio Arruda, gerente de Engenharia e Manutenção.
Contudo, para que a melhoria tenha efetividade, a longo prazo, é fundamental que as residências que apresentam irregularidades sejam adequadas por seus proprietários. As irregularidades estão na conexão da água de chuva na rede coletora de esgoto. Além disso, vale ressaltar que o descarte incorreto de lixo é outro agravante”, reforça Arruda.