Notícias
Garantir a eficiência operacional da unidade, realizar procedimentos de limpeza de gradeamento, coletar o efluente na chegada e na saída, conduzir ensaios laboratoriais, realizar manobras em registros, são algumas das tarefas desempenhadas pelos Operadores de ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Aparentemente, são atividades que exigem grande esforço físico e, por isso, até pouco tempo a função era predominantemente masculina na concessionária Mirante. Há oito meses na empresa, Luany Garcia mostra, diariamente, porque é um dos destaques da área.
A concessionária Mirante desenvolve várias ações que englobam reconhecimento, plano de carreira e valorização do ser humano, levando em conta o respeito, a equidade e igualdade de gêneros no quadro de colaboradores. Hoje, a concessionária conta com duas operadoras mulheres, sendo Luany a segunda contratada para a função.
Quem subestima a jovem de sorriso tímido e voz suave, se surpreende positivamente com a força de vontade e o comprometimento que tem para a realização de suas tarefas, cumprindo seus afazeres com a mesma disposição que operadores do gênero masculino.
Formada em técnico em Química, Luany possui vasta experiência na área de Saneamento, tendo atuado também no setor de tratamento de água, por anos, no município de Itu. Segundo a operadora, a parte de análise laboratorial é a que faz seu coração bater mais forte.
“A importância do meu trabalho vai além do ambiental: cumpre uma função social, pois se não existir tratamento adequado para o esgoto, de alguma forma, a sociedade vai ser afetada diretamente – populações ribeirinhas e pessoas que sobrevivem da pesca, podem ser impactadas por este cenário”, diz.
Para o futuro, Luany tem pretensão de expandir seu conhecimento de forma geral, não somente na parte de tratamento, mas abranger várias áreas, além do necessário exigido para a função de Operadora de ETE.
Aos interessados em trabalhar nesta área, é necessário estudar curso técnico em Química ou graduação em áreas similares que possuam registo no Conselho Regional de Química como: Meio Ambiente, Química e Engenharia.