Notícias

Ver notícia

Nesta sexta-feira (18), será revelado o trabalho vencedor do concurso cultural promovido pelo projeto “Caminho das Águas”, viabilizado pela área de Responsabilidade Social da concessionária Mirante, voltado a professores da rede pública de Ensino Fundamental. Piracicaba disputa com dois vídeos produzidos pelas escolas municipais José Antonio de Oliveira e Wilson Guidotti, que concorrem com mais 36 instituições distribuídas em todo o território nacional.

O concurso cultural integra a etapa final do projeto, que envolveu a produção de vídeos de curta metragem utilizando a técnica Stop Motion, aprendida durante a oficina. Os projetos passaram por uma seletiva e para votação popular foram escolhidos 38 trabalhos, sendo dois de Piracicaba. A instituição vencedora ganhará um projetor, um tablet para o professor e uma experiência cultural para os estudantes.

Capitaneado pelos professores Laís Cordeiro Rodrigues e Charlies Ponciano, representantes das escolas José Antonio de Oliveira e Wilson Guidotti, respectivamente, os trabalhos foram desenvolvidos com a participação direta dos estudantes sob as temáticas relacionadas ao ciclo da água, processos de captação e tratamento e preservação do meio ambiente, abordadas durante o workshop.

O vídeo ‘É a gota d’água, produzido pela E.M José Antonio de Oliveira, aborda a temática sobre preservação do meio ambiente. O curta mostra um rio com muitos peixes que vai se poluindo devido a ação do homem, mas que se recupera após a ação de um indivíduo que recolhe todo lixo descartado no corpo hídrico e desenvolve um trabalho de conscientização para que o problema não volte a acontecer. Já o projeto ‘Uma história dos banhos’, apresenta um resgate da evolução do hábito ao longo dos anos, passando desde a Roma Antiga, até hoje.

A professora Laís avaliou a experiência como positiva, pois possibilita uma articulação maior entre escola e alunos, por meio do uso de tecnologia. “A formação deu repertório suficiente para entender a técnica, explorar os aplicativos e refletir sobre as formas de mediação com as crianças para o desenvolvimento do projeto. A troca de experiências entre os participantes foi um aspecto muito relevante no percurso também, permitindo reelaborar outras estratégias a partir dos relatos e conhecer as diferentes temáticas abordadas pelos professores”, explica a docente.

Segundo a analista de Responsabilidade Social, Cynthia da Rocha, a proposta da capacitação vai de encontro com o propósito da concessionária, que é o de compartilhar o conhecimento e fomentar o debate acerca das questões ambientais, de forma dinâmica e diferenciada.

“Acreditamos que o compartilhamento de informações permite o acesso a outras perspectivas. Por isso, temos oferecido projetos que possibilitem troca de experiência e vivências – desta forma conseguimos ter vários agentes multiplicadores, como as crianças participantes dessa edição do Caminho das Águas, a disseminar e reconhecer a importância das questões ambientais de forma lúdica e divertida, fazendo com que todo o saber adquirido atinja ainda mais pessoas”, destaca Cynthia.

Laís relata ainda que a proposta de trabalho desenvolvida com os alunos, foi consolidada em várias etapas, que envolveram atividades que abordaram as características do planeta Terra, a água como recurso finito, preservação da natureza e processos de intervenção contra a poluição. Após essa fase, os alunos tiveram acesso a técnica Stop Motion e foram divididos em grupos, nos quais uma parte ficou responsável pelo início da história e a outra pela sequência, dando formato ao roteiro que, no final, contou com três partes que foram integradas e condensadas em uma única, de acordo com as sugestões dos alunos. Em seguida, os estudantes registraram as cenas com ilustrações e a escrita, criando um storyboard, para ordenar os fatos de acordo com a técnica.

“Foi interessante ver que eles estavam concebendo a técnica, enquanto o conjunto de ‘desenhos que ganhavam vida’. O trabalho foi interdisciplinar e envolveu o entendimento e a inserção de múltiplas linguagens. O processo foi muito rico e, após vivenciarmos essa e processo de construção, os alunos ficaram bem empolgados ao verem o vídeo disponibilizado e veiculando por meio do  no YouTube. O apoio das famílias também foi excepcional para a elaboração do vídeo e na divulgação da votação. A gestão e toda a equipe escolar ficaram surpresas, felizes e deram suporte e apoio. Considero que o engajamento se deu por um bom trabalho coletivo, vivenciado desde o início do projeto”, comenta Laís.

CAMINHO DAS ÁGUAS – O projeto ‘Caminho das Águas’ foi desenvolvido pela Zureta Filmes e faz parte do programa de Responsabilidade Social do grupo Aegea Saneamento e envolveu a participação de 28 cidades e 11 estados. Todo o conteúdo em audiovisual é acessível com audiodescrição, legendas em closed caption e libras.

Com carga horária de 4 horas, o workshop aconteceu via plataforma digital em duas etapas, seguindo os protocolos de biossegurança de prevenção a Covid-19.

 

Para assistir, acesse:

 Uma história dos banhos

https://www.youtube.com/watch?v=c96KhQENltw

 

É a gota d’água

https://www.youtube.com/watch?v=jxmiCsAn0DQ

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA Saiba mais
REVITALIZAÇÃO EEE ITAPEVA

ETAPAS DA OBRA

Programação de Serviços Saiba mais
Programação de Serviços

Confira os locais previstos para a execução de serviços de manutenção, desobstrução, novas ligações e melhorias na rede coletora de esgoto.