Notícias
A área de Responsabilidade Social da Mirante realizou, nessa semana, uma Oficina de Sabão Ecológico para moradores do bairro Jardim Oriente. A ação, que integrou o evento G5 Comunidades, aconteceu na Praça Peruzinho. O objetivo das oficinas de sabão ecológico, que fazem parte do Programa DE Olho no Óleo, capitaneado pela Responsabilidade Social, é que os interessados aprendam não somente a dar destino correto ao óleo de cozinha usado, mas também terem a possibilidade de aprender uma atividade que possa gerar renda.
O G5 é um grupo que conta com mais de 20 lideranças comunitárias de Piracicaba. “Aprender a fazer sabão a partir do óleo de cozinha usado tem um apelo ecológico grandioso porque, além desse material não ser descartado de forma incorreta, pode gerar renda para quem o fabrica, até ajudar na economia familiar”, afirma o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo. Ele lembra que é importante que o óleo usado seja armazenado em garrafas pet.
O analista de Responsabilidade Social, Gabriel Bertolo, ministrou a oficina
CONSCIENTIZAÇÃO
O óleo de cozinha usado, descartado na rede coletora de esgoto, gruda nas paredes da tubulação, forma crostas e, por consequência, causa entupimentos. “Fazemos um trabalho constante de conscientização para que as pessoas não descartem esse óleo no ralo das pias”, comenta Gabriel. Além disso, o óleo contamina a água. “São necessários óleo de cozinha, soda, desinfetante e detergente ou sabão em pó na fabricação do sabão ecológico”, explica. A oficina no Jardim Oriente teve a participação de aproximadamente 20 moradores.