Notícias
O pernambucano Jose Isaque Ferreira Gomes, 35 anos, conhecido pelos colegas de trabalho como Gaúcho, é a alma do Secador de Lodo da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Bela Vista, localizada em Piracicaba (SP). Colaborador da Mirante há sete anos, Gaúcho ingressou na concessionária no setor de Jardinagem, onde ficou por quatro anos. Após esse período, foi transferido para a ETE Bela Vista, para atuar na centrífuga.
Desde junho de 2020, quando foi inaugurado o Secador de Lodo na unidade, Gaúcho foi escalado como tratorista. “Meu trabalho é revolver o lodo no leito de secagem, de duas a três vezes por dia”, explica. E não é pouco o volume: são aproximadamente 1.200 toneladas de lodo por mês, dispostos numa área de 3.000 metros².
O Secador de Lodo representa um grande ganho ao meio ambiente, já que elimina 70% da água e reduz todo o volume desse subproduto do esgoto em um terço.
PAISAGISTA NATO
É pelas mãos do pernambucano que a paisagem da ETE Bela Vista ganha cor. São várias espécies de plantas que atraem inúmeros tipos de pássaros, formando um ambiente totalmente diferente do que se imagina para uma estação de tratamento de esgoto. As Primaveras, por exemplo, estão sempre floridas, chamando a atenção de que visita a estação. “Aqui eu já plantei 165 árvores. Cada uma é como um filho para mim, porque a gente planta, vê crescer diariamente, é muito bom”, comenta.
Gaúcho também já plantou árvores em outras duas ETEs de Piracicaba: a Piracicamirim e a Ponte do Caixão. “Gosto muito de mexer com a terra, faz parte de mim porque cresci em sítio. Se cada pessoa plantasse uma árvore, o mundo seria muito melhor”, finaliza o paisagista nato.