Notícias
A Mirante promove, frequentemente, campanhas relativas ao uso correto da rede coletora de esgoto. E você sabe por quê? Porque ainda é comum que as equipes de Serviços encontrem objetos e muito lixo descartado nas redes. Quer um exemplo? Na manhã da última terça-feira (04), um entupimento na rede foi causado pelo descarte de um cobertor. Isso mesmo, um cobertor na rede de esgoto!
“Infelizmente, é comum que nossas equipes encontrem obstruções causadas por materiais diversos, como peças de roupa, estopa, absorventes femininos, fio dental, cabelo, cotonetes, papel higiênico e, nesse caso, um cobertor”, afirma o supervisor de Serviços da Mirante, Guilherme Cyrino. Ele lembra que as redes coletoras de esgoto não são dimensionadas para receber este tipo de lançamento. “Lugar de lixo, de papel higiênico e afins – além de peças de roupa, não é o vaso sanitário. É importante que as pessoas se lembrem que vivemos em comunidade, nossas atitudes podem afetar nossos vizinhos, nossa rua, nosso bairro”, alerta Guilherme.
O acúmulo de gordura também é um grande causador de entupimentos. “Por isso é tão importante que a população não descarte óleo de cozinha usado no ralo da pia. Essa gordura, aliada a outros detritos, forma uma massa dura como concreto, obstruindo a rede”, explica o supervisor. Por isso mesmo é que a área de Responsabilidade Social da Mirante desenvolve o programa De Olho no Óleo, que incentiva a população a descartar de forma correta o óleo de cozinha usado.
REDE PLUVIAL X REDE DE ESGOTO
Guilherme lembra ainda que ligações corretas de água pluvial também evitam entupimentos. Segundo ele a tubulação de esgoto não pode receber água de chuva. “A rede pluvial (água de chuva) tem que estar separada da rede de esgoto, que não suporta o volume da água de chuva. Por isso, essa prática também provoca entupimentos, rompimento de tubulação e até transbordamento de esgoto nas ruas ou dentro do imóvel”, afirma.
Ele informa que, para verificar se as instalações do imóvel estão corretas, basta jogar um pouco de corante no ralo do quintal de seu imóvel. Se a água colorida chegar até a sarjeta, significa que a ligação está correta. “Para regularizar as instalações é preciso contatar o serviço de um pedreiro de sua confiança”, conclui Guilherme.