Notícias

Ver notícia

Mirante inicia mais uma campanha de conscientização sobre o uso correto da rede de esgoto

Você conhece a definição da palavra lixo? Segundo dicionários da língua portuguesa, “lixo é qualquer matéria ou coisa que repugna por estar suja ou que se deita fora por não ter utilidade”. Agora imagine juntar assustadoras 45,2 toneladas de lixo: essa é a quantidade retirada do sistema de esgoto de Piracicaba, de janeiro a julho deste ano. Se dividirmos essa quantidade, são mais de 7.500 toneladas descartadas na rede de esgoto por mês.

Por isso, a Mirante acaba de lançar a campanha ‘Esgoto não é lixo! Lugar de lixo é na lixeira!’. Entre as 45,2 toneladas, estão fraldas descartáveis, preservativos, absorventes, papel higiênico, fio dental, hastes de cotonete, roupas, estopa, cabelo, além de pedras e objetos em geral. E para piorar, óleo de cozinha usado e gorduras, despejados nos ralos das pias. Essa mistura funciona como uma ‘bomba’ nas redes de esgoto.

“A mistura lixo + gorduras em geral, forma placas duras como pedras que, além de obstruir as redes, acabam rompendo a tubulação. Por isso é tão importante a conscientização acerca desse tema, ou seja, do uso correto da rede de esgoto”, afirma a diretora de Operações da Mirante, Isabelly Gonçalves.

Todo esse lixo é coletado durante as etapas iniciais do tratamento de esgoto, em sistemas de gradeamento colocados ao longo do sistema. Porém, parte do material ocasiona, com frequência, obstruções nas tubulações que transcorrem nas ruas e avenidas do município. O lixo indevidamente descartado na rede coletora de esgoto provoca inúmeros problemas para a população e dificulta o trabalho da concessionária, afetando também quem faz o descarte de lixo corretamente.

Mas por que a tubulação entope? Isabelly explica: “Entope porque o lixo obstrui a passagem do esgoto. As fraldas e absorventes molhadas aumentam de volume, por exemplo. Com a gordura, o lixo adere à tubulação e fica difícil de ser retirado. O resultado dessa ação são os vazamentos de esgoto”.

Além de sucessivas campanhas sobre o uso correto da rede de esgoto, a Mirante promove, por meio da área de Responsabilidade Social, diversos programas socioambientais que têm, entre outros objetivos, a conscientização sobre a importância dos cuidados com a rede de esgoto.

QUEM SOMOS

Mirante

A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.

Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em mais de 505 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Mirante trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Efluentes Industriais Saiba mais
Efluentes Industriais

Confira o procedimento para o requerimento do termo de anuência para efluentes industriais.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Mirante é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.