Notícias
A caixa de gordura é um dispositivo imprescindível nos imóveis e deve ser limpa periodicamente, pelo menos a cada seis meses. A concessionária Mirante, responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae, orienta a população para que realize a manutenção e a higienização desse dispositivo.
A manutenção da caixa de gordura garante e previne possíveis entupimentos na rede interna dos imóveis e evita o descarte de gordura na rede coletora de esgoto. Outro dispositivo que não deve ser esquecido é o sifão, pois é por meio dele que se evita a passagem de odor entre a caixa de gordura e o ralo das pias.
Segundo o supervisor de Serviços da Mirante, Giovan Christofolletti, a caixa de gordura é um dispositivo que tem a função de reter a gordura para que ela não atinja a rede coletora de esgoto. “A limpeza da caixa deve ser realizada frequentemente para que não haja entupimentos”, afirma.
A limpeza é bem simples e necessita apenas de um par luvas de borracha, um saco plástico resistente e uma espátula. Calce as luvas e retire toda a gordura utilizando a espátula; coloque o conteúdo dentro do saco plástico, feche bem e disponha no lixo doméstico. Depois limpe as paredes e as tampas com a espátula, garantindo que toda a gordura acumulada seja retirada.
É importante lembrar que a gordura que sai durante a limpeza não deve ser jogada no vaso sanitário. Giovan lembra que a limpeza do dispositivo ajuda a preservar a saúde e o meio ambiente porque evita que a gordura seja descartada na rede coletora.