Notícias
O descarte irregular de objetos e materiais na rede coletora é um dos principais causadores de extravasamentos de esgoto nas cidades. Embora campanhas sejam feitas com regularidade, ainda existem pessoas que usam a rede coletora de forma totalmente equivocada. Conscientizar sobre o uso correto da rede tem sido um desafio constante para a concessionária Mirante, empresa responsável pelo esgotamento sanitário de Piracicaba, por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae.
De acordo com a coordenadora de Operações e Serviços da concessionária, Laís Fonseca Gomes, além de entupir a rede coletora, a retirada desses materiais é um trabalho que demanda tempo e energia. “Nosso colaborador tem que retirar manualmente os objetos, o que demora”, explica Laís.
Nesta quarta-feira (26), por exemplo, foram retirados de um PV, lata de achocolatado, cabo de enxada, pedaço de tijolo, placas de madeira e de concreto, além de galhos de árvores. “É importante que as pessoas entendam que, em mais de 90% dos casos de entupimento, eles acontecem devido ao uso incorreto da rede coletora. Ou seja, a maioria dos casos só acontece porque alguém está jogando materiais na rede”, afirma Laís.