Notícias
Líderes comunitários de dez bairros de Piracicaba visitaram, essa semana, a Mirante – Parceria Público Privada (PPP) firmada com a Prefeitura/Semae responsável pelo esgotamento sanitário do município. Na reunião, que integra o Programa Afluentes, desenvolvido pela área de Responsabilidade Social para estimular o diálogo da empresa com a comunidade, eles aproveitaram a presença do presidente da concessionária, Ricardo Miranda, e do diretor executivo, Fábio Arruda, para apresentar questões e esclarecer dúvidas.
Os bairros representados na reunião foram Vila Sônia, Jardim Planalto, Jardim São Francisco/Taquaral, Água Santa, Vila Industrial, Itapuã, Jardim Primavera, Monte Feliz, Parque Piracicaba e Santo Antônio, além de representantes do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba – CONEPIR.
Adair de Jesus Rodrigues, da Associação de Moradores do Jardim São Francisco/Taquaral, aproveitou a oportunidade para agradecer o atendimento realizado pela equipe operacional recentemente no bairro dele e pediu que a Mirante providenciasse a ligação de quatro imóveis ao novo trecho de tubulação de esgoto que foi implantado no Loteamento São Francisco.
O diretor executivo, Fabio Arruda, esclareceu uma dúvida comum entre a maioria dos líderes comunitários, que diz respeito às responsabilidades das empresas Mirante e Semae. Fábio explicou que os serviços relacionados ao sistema de abastecimento de água, bem como o contato direto com o usuário (atendimento de call center e emissão de fatura) são realizados pelo Semae. Ele enfatizou que a Mirante responde pela coleta e tratamento de esgoto. “ Toda vez que a população precisar informar algum assunto sobre o esgoto, deve ligar para o número 115 ou 0800 772 9611, a autarquia vai abrir uma ordem de serviço e imediatamente repassar para a Mirante ”, orientou o diretor executivo.
Acácio Godoy, presidente da Comissão de Ética do CONEPIR e líder comunitário do bairro Itapuã, elogiou a oportunidade de diálogo da empresa com a comunidade e disse que os esclarecimentos ajudam a desmistificar muitas informações que costumam circular nas redes sociais. O presidente do CONEPIR, Adney Araújo, também apontou a importância do relacionamento da concessionária com a população, em especial, às ações desenvolvidas pelo Programa voltado à igualdade racial, Respeito dá o Tom.
O presidente da Mirante, Ricardo Miranda, ressaltou que esse diálogo com a comunidade é fundamental para que a empresa esclareça dúvidas e também tenha feedback dos usuários. “Nós estamos à disposição para ouvir e resolver problemas, pois entendemos que tratar água e esgoto também seja uma forma de cuidar de pessoas”, resumiu o presidente.