Notícias

Ver notícia

Semae e Águas do Mirante vão investir na modernização do processo de tratamento de esgoto

Foi definido nesta semana, que a Águas do Mirante irá investir mais recursos para eliminar o mau cheiro da Estação de Tratamento de Esgoto Piracicamirim, localizada na SP-304, rodovia Luiz de Queiroz, km 109. A decisão foi tomada após reunião da diretoria da Águas do Mirante com o prefeito Gabriel Ferrato e o diretor presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo.

Como explicou Vlamir, mesmo com os investimentos já realizados pelo Semae, antes da PPP – Parceria Público-Privada, na redução do mau cheiro da ETE, ainda hoje ocorre a incidência de odor por causa da liberação do gás sulfídrico e do gás metano, detectado esporadicamente quando há o lançamento de esgoto industrial clandestino. “O lançamento irregular provoca a desestabilização do tratamento e o aparecimento do mau cheiro”, informa o presidente da Águas do Mirante, José Benedito da Silva Braga Filho.

A intenção, como relatou o prefeito Gabriel Ferrato, é modificar o processo de tratamento de esgoto da ETE Piracicamirim. “Temos trabalhado diariamente para minimizar os transtornos à população moradora próximo à ETE Piracicamirim, desde que assumimos a operação do sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba – julho de 2012”, esclarece Braga.

No entanto, mesmo tomando todas as providências operacionais cabíveis, inclusive com a importação de tecnologia chilena, o processo de tratamento do efluente (esgoto) da ETE Piracicamirim vem sofrendo com a desestabilização provocada por lançamentos industriais irregulares na rede coletora de esgoto. Além de comprometer a eficiência da ETE, esta prática irregular tem sido a principal causa da geração do mau cheiro, nas imediações da estação.

Para solucionar definitivamente o problema do odor, a Águas do Mirante, com aprovação do Semae, iniciou a elaboração dos projetos executivos para modificação do sistema de tratamento de esgoto da estação.

“Com a nova concepção operacional a ETE Piracicamirim ganhará mais eficiência sem a produção do gás sulfídrico e seu consequente mau cheiro”, explica Braga.

Primeira etapa dos investimentos
A primeira etapa, prevista para ser finalizada até novembro de 2013, envolverá a instalação de sopradores de ar, difusores e linhas de transporte de ar na lagoa de aeração.

Segunda etapa dos investimentos
A segunda intervenção será realizada no conjunto de reatores que atualmente operam pelo sistema anaeróbio (sem oxigênio). Nesse sistema também serão instalados sopradores de ar, difusores e linhas de transporte de ar. Nessa fase um novo decantador será construído na ETE e a casa da centrífuga, local onde acontece o desaguamento do lodo, será ampliada. Também será necessário investir na ampliação dos tanques de aeração.

A previsão de conclusão da intervenção é para julho de 2014, quando a ETE Piracicamirim passará a atender a 130 mil habitantes e a operar 100% por meio de lodos ativados, processo menos sensível às variações das características do esgoto bruto recebido pela estação de tratamento.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

As demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, devem ser solicitadas diretamente à SEMAE.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Análises Saiba mais
Análises