Notícias
Todas as unidades que compõem o sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba operam de forma automatizada, sendo controladas em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO). Para garantir a eficiência e continuidade dos processos, a concessionária Mirante investe constantemente em infraestrutura tecnológica e procedimentos operacionais.
Viabilizado pela área de Operações e Tecnologia da Informação, desde o início da concessão foram realizadas melhorias preventivas importantes, que consistiram em troca de câmeras, atualização sistêmica e manutenção no sistema de comunicação das unidades, com o CCO. Além disso, a Concessionária mantém programa de revisão das unidades, garantindo agilidade na manutenção corretiva de instalações e equipamentos.
Além dos benefícios operacionais, as medidas adotadas também visam ampliar a segurança e preservar a estrutura física e tecnológica dos equipamentos implantados nas unidades, inibindo as ocorrências de furtos e vandalismos nas estações.
A coordenadora de Serviços e Operações, Laís Fonseca Gomes, avalia os procedimentos como medidas essenciais para garantir a regularidade das operações, além da eficiência e a melhoria contínua dos processos.
“A concessionária tem investido cada vez mais em recursos tecnológicos e procedimentos preventivos para assegurar que o sistema de esgotamento sanitário funcione em níveis elevados de eficiência, mesmo em situações adversas, como em caso de furtos ou em condições climáticas atípicas, como períodos de chuvas intensas ou escassez, que impactam diretamente na operação. Os investimentos realizados recentemente reforçam essa conduta de antecipação de eventuais problemas e, desta forma, a população permanece sendo atendida com qualidade constante, sem qualquer interferência no processo”, explica Laís.