Notícias
A concessionária Mirante participou, por meio da área de Responsabilidade Social, da Ação Comunitária – CRAS Mario Dedini e Equipe Volante, que ocorreu no último fim de semana, nas instalações do centro. Entre as atividades, com serviços de assistência social, saúde e trabalho, a equipe de Responsabilidade Social da Mirante promoveu uma Oficina de Sabão Ecológico.
A oficina integra o Programa De Olho no Óleo, que tem como objetivo principal a conscientização sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado. “O óleo de cozinha usado, descartado na rede coletora de esgoto, gruda nas paredes da tubulação, forma crostas e, por consequência, causa entupimentos. Fazemos um trabalho constante de conscientização para que as pessoas não descartem esse óleo no ralo das pias”, afirma o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo. Ele lembra ainda que 1 litro de óleo contamina 20 mil litros de água.
Para a fabricação de sabão ecológico, são necessários óleo de cozinha, soda, desinfetante e detergente, ou sabão em pó. “Aprender a fazer sabão a partir do óleo de cozinha usado tem um apelo ecológico grandioso porque, além desse material não ser descartado de forma incorreta, pode gerar renda para quem o fabrica, até ajudar na economia familiar”, afirma o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo.
Armazenar o óleo usado é bem simples:
1) Filtre o óleo: após utilizar o óleo para frituras, é necessário filtrá-lo assim que ele esfriar, sobretudo se for em frituras que deixam restos de comida.
2) Armazene em garrafas PETs: após utilizar o óleo de fritura, resfriá-lo e filtrá-lo, armazene-o em uma garrafa PET. Essa atitude reduz os riscos de entupimento de tubulações e conserva o óleo para que ele seja encaminhado para os pontos de coletas e, também, para ser utilizado nas oficinas de sabão ecológico do Programa De Olho no Óleo.
CONTATO
Ficou interessado? Entre em contato pelo e-mail responsabilidadesocial@miranteppp.com.br ou pelo (19) 97104-4007 (Whatsapp).