Notícias
São inúmeros os processos que fazem parte do tratamento do esgotamento sanitário de uma cidade. Em Piracicaba, a concessionária Mirante, empresa responsável por esse serviço por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae, conta com diversas unidades que trabalham 24 horas para dar conta de toda demanda. Entre elas, as principais são as estações de tratamento de esgoto (ETEs) e as estações elevatórias de esgoto (EEEs).
Oferecer um trabalho de excelência no tratamento de esgoto, como é o caso da concessionária Mirante, implica em manutenção constante em suas unidades. O trabalho acontece com regularidade para que o sistema esteja engrenado e não haja falhas no serviço.
Um bom exemplo é o que vem ocorrendo, esta semana, na Estação Elevatória de Esgoto Bela Vista. Lá, colaboradores estão construindo uma caixa que vai abrigar o medidor de vazão para melhorar o controle de operação do sistema da elevatória, além de um acesso na linha de recalque para passagem do PIG, um sistema de limpeza que melhora a qualidade da operação e a eficiência energética da unidade.
O PIG – O método consiste na instalação de cinco tipos de peças (PIG) diferentes, em um formato similar ao de uma bala de revólver – com características diferenciadas de diâmetro e rigidez. A instalação ocorre de forma simplificada: é feito um desmonte de um trecho da tubulação e o PIG é inserido e rede, acionando as bombas; com a pressão gerada pelo bombeamento, esse dispositivo é direcionado a um poço de visita, que faz a transição entre o bombeamento e o escoamento por gravidade, sendo removido manualmente.