Notícias
Empresa conscientiza comunidade sobre prevenção ao câncer de mama
A concessionária Mirante preparou uma programação alusiva ao Outubro Rosa, com ações internas e externas voltadas à conscientização sobre o câncer de mama. Durante todo o mês, além de os profissionais da concessionária utilizarem um laço de fita rosa para lembrar a importância da prevenção ao câncer de mama, também estão sendo feitas atividades de conscientização junto à população, por meio do Programa Afluentes.
Por meio das Rodas de Conversa, a concessionária – que é responsável pelo esgotamento sanitário do município, por intermédio de Parceria-Público-Privada (PPP), firmada com a Prefeitura de Piracicaba, via Semae – pretende alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento e aumento das chances de cura da doença. As atividades, que são gratuitas e tiveram início dia 17/10, se repetirão no dia 31/10.
Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), no próximo ano, deve chegar a cerca de 59.700 casos da doença. As atividades do Afluentes são gratuitas e tiveram início no dia 17. O objetivo principal é alertar a sociedade, em especial as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento e aumento das chances de cura da doença.
Maria Aparecida Draheim, coordenadora de Responsabilidade Social concessionária Mirante, explica que as ações fazem parte do Programa Afluentes e têm o objetivo de aproximar a população dos serviços prestados pela empresa. “A Roda de Conversa é uma maneira simples e objetiva de ouvirmos as pessoas e tirarmos suas dúvidas. Acreditamos que com medidas simples como essas, aos poucos, teremos uma comunidade mais consciente e com novos hábitos de prevenção”.
COMUNIDADE – A primeira Roda de Conversa aconteceu no dia 17, no PSF (Programa de Saúde da Família) do Jardim Vitória. Além da exibição de um curta-metragem sobre o tema, a equipe de enfermeiros da unidade conduziu debate em um Papo Coletivo.
A agente de saúde do PSF, Lilian da Silva Pimentel elogiou a iniciativa da empresa em aderir à campanha e, além de saneamento, incluir em suas atividades informações sobre o câncer de mama. “A palestra foi ótima. Percebemos que houve muito empenho da concessionária em buscar informações e ajudar a esclarecer a comunidade”, elogia Lilian.
No dia 31/10, a Roda de Conversa será realizada no PSF (Programa de Saúde da Família) do Jardim Boa Esperança, às 14h.
AFLUENTES – As Rodas de Conversa são viabilizadas pelo Programa Afluentes, que tem o objetivo de fomentar a participação popular, por meio de atividades voltadas ao fortalecimento da organização comunitária, para que as pessoas compreendam a importância do abastecimento de água tratada e do tratamento de esgoto para a saúde pública, meio ambiente urbano e melhoria da qualidade de vida. Neste mês, em virtude do Outubro Rosa, as Rodas de Conversa colocam no centro de suas discussões a prevenção ao câncer de mama, que, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), é o tipo que mais causa mortes por câncer em mulheres, no Brasil.
CÂNCER DE MAMA – Outubro Rosa é um movimento internacional de alerta às mulheres sobre prevenção ao câncer de mama. Além de chamar a atenção para a necessidade de frequentar o ginecologista e fazer a mamografia, a campanha também estimula a prática do autoexame das mamas.