Notícias
Recentemente, a Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista ganhou mais vida e cor com o plantio de mudas de Ipê amarelo, que ocorreu devido a conclusão da campanha “Adote um Ipê”, desenvolvida pela área de Responsabilidade Social da concessionária Mirante.
A campanha, iniciada em setembro do ano passado, foi trabalhada exclusivamente nas redes sociais da concessionária, como forma de promover a mobilização popular e fomentar o diálogo acerca da importância das árvores e da conservação do meio ambiente. No futuro, estima-se criar um cinturão verde – área de preservação da fauna e flora que habita seu entorno – nas unidades operacionais com as mudas plantadas nas ações promovidas pela área.
Os participantes da campanha tiveram a oportunidade de “adotar” mudas de ipê, com a opção de escolha entre três espécies de cores diferentes: amarela, rosa e roxa, além de dedicar essa árvore à alguém especial ou a um momento marcante da vida. Essas mudas foram plantadas em um ponto estratégico da ETE Bela Vista onde, no futuro, vai agregar mais beleza e preservação ao ambiente.
Popularmente conhecida como a árvore “símbolo do Brasil”, o ipê amarelo foi a opção escolhida pela atriz Adassa Malagolini, uma das participantes que aproveitou a atividade para homenagear a chegada das cachorrinhas Estrela e Lua.
“Fiquei muito feliz em fazer parte, principalmente por podermos definir “significados” para a adoção. Escolhi a chegada das minhas duas cachorrinhas, que há pouco estão comigo, mas já me conquistaram, ambas são SRD (sem raça definida) e foram adotadas. Quando li sobre a campanha “adote um ipê” pensei nelas, e em como elas já são importantes para mim. Coloquei esse sentimento na ação, pois gosto de saber que, ao mesmo tempo que elas estão crescendo, há uma árvore linda crescendo também. É uma ação importante para conscientização da preservação ambiental”, relata a atriz.
Segundo Cynthia da Rocha, idealizadora da campanha e analista de Responsabilidade Social, a ação teve como propósito despertar o senso de responsabilidade sobre os cuidados de preservação de meio ambiente que cada cidadão deve ter.
“A área de Responsabilidade Social desenvolve campanhas de educação ambiental e de sustentabilidade durante todo o ano, no entanto, trabalhamos essa proposta em um formato até então inédito para a concessionária, com o objetivo de atrair a atenção e trabalhar essa percepção do público de forma diferenciada. Por ser um modelo de comunicação transversal, que facilita o compartilhamento de informações, acreditamos que essa forma também auxilia na disseminação dos conceitos de responsabilidade coletiva, além de mobilizar mais pessoas a transmitir essas ideias ”, avalia Cynthia.